Administração medicamentos via subcutanea

33,433 views 18 slides May 16, 2014
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

aula administração de medicamentos via subcutânea


Slide Content

Administração de Medicamentos Via Subcutânea Enfª Profª Viviane D. da silva

Via Subcutânea A medicação é introduzida na tela subcutânea / hipoderme Absorção lenta, através de capilares, ocorre de forma contínua e segura, prolongando o efeito da medicação O volume indicado é de 0,5ml até 2ml Usada para administração Vacinas (rábica e sarampo) Anticoagulante (heparina) Hipoglicemiantes (insulina)

Realizar antissepsia do local, sempre com algodão embebido em alcool a 70% virando os lados do algodão; Com a mão não dominante segure a pele ao redor do local da injeção para formar uma prega. Ângulo da agulha 90 °C – agulhas hipodérmicas 45°C – Agulhas normais Só não aspire no caso de heparina pois pode ocorrer hematoma no local da aplicação Para outras medicações, inclusive insulina, aspire após a introdução da agulha certificando-se que não houve punção de vaso sanguineo. Caso tenha ocorrido, interompa a aplicação, despreze o medicamento, prepare e administre outro.

Via Subcutânea O local de aplicação deve ser revezado, quando utilizado por período indeterminado Não realize massagem no caso de insulina (irá acelerar o processo de absorção) e de heparina (irá ocorer hematoma).

Gestantes

Via Subcutânea Complicações Infecções inespecíficas ou abscessos Formação de tecido fibrótico Embolias – por lesão de vasos e uso de drogas oleosas ou em suspensões Lesão de nervos Úlceras ou necrose de tecidos

O Diabetico pode reutilizar agulha? Podem ser reutilizadas até 2 vezes, porém, jamais devem ser compartilhadas. Segundo o Ministerio da saude, pode ser adequada sua reutilização por até 08 aplicações, sempre pela mesma pesso a A recomendação é a da NÃO reutilização porque quanto mais as agulhas e lancetas são utilizadas maior vai sendo o desgaste e os prejuízos para quem usa.  Entre esses desgastes podemos citar: Diminuição da lubrificação : a maioria das agulhas são envoltas com silicone, em cada aplicação o silicone vai sendo removido, o que dificulta o deslizamento da agulha tornando a aplicação mais dolorosa. Obstrução : a insulina que fica nas paredes da agulha pode cristalizar, bloqueando a passagem adequada da insulina. Pode chegar ao ponto de entupir a agulha. Alteração da ponta : a ponta da agulha vai adquirindo o formato de anzol. Como na figura abaixo