Administração de Medicamentos Via Subcutânea Enfª Profª Viviane D. da silva
Via Subcutânea A medicação é introduzida na tela subcutânea / hipoderme Absorção lenta, através de capilares, ocorre de forma contínua e segura, prolongando o efeito da medicação O volume indicado é de 0,5ml até 2ml Usada para administração Vacinas (rábica e sarampo) Anticoagulante (heparina) Hipoglicemiantes (insulina)
Realizar antissepsia do local, sempre com algodão embebido em alcool a 70% virando os lados do algodão; Com a mão não dominante segure a pele ao redor do local da injeção para formar uma prega. Ângulo da agulha 90 °C – agulhas hipodérmicas 45°C – Agulhas normais Só não aspire no caso de heparina pois pode ocorrer hematoma no local da aplicação Para outras medicações, inclusive insulina, aspire após a introdução da agulha certificando-se que não houve punção de vaso sanguineo. Caso tenha ocorrido, interompa a aplicação, despreze o medicamento, prepare e administre outro.
Via Subcutânea O local de aplicação deve ser revezado, quando utilizado por período indeterminado Não realize massagem no caso de insulina (irá acelerar o processo de absorção) e de heparina (irá ocorer hematoma).
Gestantes
Via Subcutânea Complicações Infecções inespecíficas ou abscessos Formação de tecido fibrótico Embolias – por lesão de vasos e uso de drogas oleosas ou em suspensões Lesão de nervos Úlceras ou necrose de tecidos
O Diabetico pode reutilizar agulha? Podem ser reutilizadas até 2 vezes, porém, jamais devem ser compartilhadas. Segundo o Ministerio da saude, pode ser adequada sua reutilização por até 08 aplicações, sempre pela mesma pesso a A recomendação é a da NÃO reutilização porque quanto mais as agulhas e lancetas são utilizadas maior vai sendo o desgaste e os prejuízos para quem usa. Entre esses desgastes podemos citar: Diminuição da lubrificação : a maioria das agulhas são envoltas com silicone, em cada aplicação o silicone vai sendo removido, o que dificulta o deslizamento da agulha tornando a aplicação mais dolorosa. Obstrução : a insulina que fica nas paredes da agulha pode cristalizar, bloqueando a passagem adequada da insulina. Pode chegar ao ponto de entupir a agulha. Alteração da ponta : a ponta da agulha vai adquirindo o formato de anzol. Como na figura abaixo