alimentos trangenicos, tipos , origens, consequências a saúde.pptx
elainecrisbio
0 views
9 slides
Oct 08, 2025
Slide 1 of 9
1
2
3
4
5
6
7
8
9
About This Presentation
Origem, tipos e efeitos do consumo de alimentos trangenicos
Size: 11.06 MB
Language: pt
Added: Oct 08, 2025
Slides: 9 pages
Slide Content
alimentos transgênicos Paulo Justyno Luis guilherme Victor gabriel
Tópicos: Oque são alimentos OGMs Vantagens e desvantagens dos OGMs Revolução verde
O que são os alimentos transgênicos? Alimentos transgênicos são organismos geneticamente modificados (OGM) em laboratório. Isso é feito para que o organismo desenvolva novas características que não seriam desenvolvidas naturalmente (as características são escolhidas pelo produtor rural). Essas modificações são feitas com o uso das técnicas da engenharia genética que foi desenvolvida na agropecuária a partir da segunda metade do século XX, na revolução verde.
Vantagens e desvantagens dos OGMs
Vantagens *Maior resistência a fungos, doenças, pragas, climas variados ou eventos climáticos extremos *Maior quantidade de nutrientes presentes em determinados alimentos *aumento na produção de alimentos *possibilidades de plantio em “solos inférteis” *menor custo da compra do produto *Perda de biodiversidade por prejuízos que podem causar aos animais, como insetos, e pela contaminação de espécies orgânicas em decorrência de processos naturais.
Desvantagens Há também grandes polemicas sobre os OGMs que incluem debates sobre saúde, meio ambiente, economia e ética *poluição das águas e do solo pelo aumento de defensivos agrícolas *danos à saúde humana, como aumento das alergias * Impactos no controle de pragas, proporcionando o desenvolvimento de espécies mais resistentes à ação dos pesticidas e que podem afetar negativamente os cultivos orgânicos.
Revolução verde A revolução verde surgiu na década de 1960-1970 com o intuito de aumentar as produções alimentícias e erradicar a fome no mundo. Assim, os avanços na produção agrícola, em todos os tipos de alimentos e o uso fertilizantes químicos e agrotóxicos, permitiu aos agricultores maior controle de pragas e incremento de lavouras mais rentáveis, tornando as propriedades mais produtivas. A Revolução Verde foi um sucesso, pois conseguiu seu objetivo inicial de aumentar a produção agrícola, sendo possíveis plantações em localidades semiáridas ou de climas frios, as sementes tornaram-se mais resistentes às pragas, além de vitaminas e outros nutrientes que foram acrescentados aos OGMs .