Alterações do pensamento.pptx

164 views 19 slides Sep 10, 2023
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

Psicopatologia Geral


Slide Content

Alterações do pensamento (módulo 5)

Pensamento

Pensamento

Tipos de alterações do pensamento Forma do pensamento Curso do pensamento Conteúdo do pensamento

Fases do pensamento Forma Curso Conteúdo

Perturbações na Forma do pensamento

Lentificação do pensamento

Inibição do pensamento

Aceleração do pensamento

Pobreza e vazio de pensamento Há limitação dos conteúdos. O doente tem dificuldade em mudar de tema. Pensamento pobre de ideias e de conexões, de conteúdo limitado. Escassez ou ausência de ideias, e finalmente mesmo vazio.

Pensamento circunstanciado Incapacidade de distinguir o essencial do supérfulo , sendo incluidos numerosos detalhes inuteis . O pensamento perde-se em pormenores sem importância, em vez de dirigir-se para um objetivo preciso. Pode ser a consequência de insuficiente capacidade de abstração , Verifica-se nos casos de retardo mental e na demência. Também é observada no transtorno da personalidade associado à epilepsia do lobo temporal e na esquizofrenia. Ex: Se o paciente é questionado sobre, por exemplo, onde mora, ele, em vez de fornecer de imediato o seu endereço, ele dá informações desnecessárias. Pode comentar que reside num local muito bonito, que lá faz muito calor, citar todas as linhas de transportes públicos que circulam por lá etc. Quando pressionado a ir direto ao ponto, muitas vezes vai dizer algo como “calma, que eu chego lá!”.

Estreitamento do pensamento Redução dos conteúdos do pensamento, pobreza de assuntos, polarização sobre um número reduzido de objetivos, diminuição da “mobilidade mental”. Na pobreza de pensamento carece-se de capacidade de visão global, de disposição para aprender pontos de vista diferentes. Durante o diálogo, o doente tem dificuldade em passar de um assunto para outro. Ocorre na demência, no delírio, no retardo mental e na esquizofrenia.

Preservação do pensamento O pensamento repete-se. Uma mesma ideia “dá continuamente voltas à cabeça” (ou então, alguns pensamentos), impõe-se constantemente, sem que consiga ser elaborada ou concluída.  É também, em parte, descrito como pensamento circular, ruminação depressiva, “estado” incómodo, “cisma”.

Pensamento digressivo e Fuga de ideias Surgem diversas ideias-alvo se sucedem em um pequeno espaço de tempo. O pensamento é facilmente desviado por estímulos externos e as associações muitas vezes se dão por rimas e repetições de palavras. A fuga de ideias está quase sempre associada a aceleração do curso do pensamento. Verifica-se em doenças maníacas, uso de cocaína e anfetaminas, embriaguez alcoólica, sífilis cerebral, etc. Ex: “Você foi o médico do meu marido. Ele voou pela janela. Minha irmã também se matou. Também pulou pela janela . Ela se tratava com o doutor Pitta. Ele devia se chamar doutor ‘Apita’. Aí ele apitava, e todos os doentes pulavam pela janela.”

Bloqueio de pensamento Abruptamente, e sem qualquer motivo aparente, o paciente interrompe a sua fala, deixando de completar uma ideia. Algumas vezes a interrupção se dá no meio de uma frase, ou mesmo de uma palavra. Após um intervalo, que varia entre alguns poucos minutos e várias horas, o paciente pode completar o pensamento interrompido ou, o que é mais frequente, inicia um outro ciclo de pensamento, inteiramente diverso do anterior. Verifica-se em casos de esquizofrenia.

Pensamento fragmentado O próprio doente vivencia a súbita interrupção do curso do pensamento. Por vezes, inclusivamente, como roubo ou interrupção do pensamento por forças exteriores. Esquizofrenia

Pensamento incoerente O pensamento perde a coesão por erros associativos. O pensamento do doente e a sua linguagem já não conservam qualquer coerência lógica, ou afetivamente compreensível. Há uma incoerência , na qual o doente constrói as frases corretamente , do ponto de vista sintático , mas o conteúdo do que diz é destituído de coerência para a pessoa sã que o ouve. A desagregação do pensamento ocorre na esquizofrenia, no delirium , na demência avançada e, ocasionalmente, em casos de extrema agitação maníaca. Ex: “Pela alma, pode-se viver bem e fazer coisas, mas deixamo-nos abater, logo a seguir. É como um rapto, que Deus imediatamente cura com unguentos, ligaduras e máquinas metidas no coração.”

Exercício

Alterações da percepção Filme: Génio por acidente ( National Geographic )
Tags