Análise Nodal

AdilsonNakamura 4,293 views 44 slides May 28, 2016
Slide 1
Slide 1 of 44
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44

About This Presentation

Aplicação da análise nodal para determinar as tensões nos nós e assim, descobrir o valor das quedas de tensões nos resistores e as correntes que passam pelos ramos.


Slide Content

ANÁLISE NODAL EI MATHEUS! VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM ANÁLISE NODAL EM CIRCUITOS ELÉTRICOS? JÁ OUVI FALAR SIM CAPELETO, POR QUÊ?

ANÁLISE NODAL PORQUE VI A RESOLUÇÃO DE ALGUNS CIRCUITOS ELÉTRICOS NO YOUTUBE UTILIZANDO ESSE MÉTODO, SÓ QUE NÃO ENTENDI NADA. BOM, EU NÃO SEI TRABALHAR COM ISSO, SERÁ QUE ALGUÉM SABE?

ANÁLISE NODAL OI GENTE... POSSO SABER QUAL É O ASSUNTO DE HOJE? ANÁLISE NODAL. JÁ OUVIU FALAR DISSO?

ANÁLISE NODAL NÃO... NEM FAÇO IDÉIA DO QUE SEJA. VIXI... TÁ NA HORA DE JUNTAR A GALERA PARA VER SE ALGUÉM SABE...

ANÁLISE NODAL ALGUM TEMPO DEPOIS......

ANÁLISE NODAL GENTE! ALGUÉM SABE O QUE É ANÁLISE NODAL? NÃO. NÃO. NÃO. NÃO. O QUE É ISSO? É DE COMER?

ANÁLISE NODAL O JEITO É PROCURARMOS O PROFESSOR WELLINGTON PARA SABER. BOA IDÉIA. AGORA TENHO QUE IR...

ANÁLISE NODAL PROFESSOR WELLINGTON... O SENHOR PODERIA NOS EXPLICAR O QUE É ANÁLISE NODAL? CLARO QUE SIM... SÓ QUE AGORA TENHO ALGUMAS COISAS PARA FAZER... KKK... TIPO, FAZER UM LANCHINHO!

ANÁLISE NODAL PUXA PROFESSOR... EXPLICA ISSO PARA GENTE AGORA. DEPOIS O LOCATELI TE DÁ UM SALAME... É PROFESSOR. UM SALAMÃO DAQUELES BEM GROSSOS.

ANÁLISE NODAL ENTÃO A GENTE JÁ VIU ISSO NÉ PROFESSOR? JÁ QUE INSISTEM MENINOS... VAMOS LÁ... A ANÁLISE NODAL É UM MEIO SISTEMÁTICO PARA A SOLUÇÃO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS RESISTIVOS COM FUNDAMENTO NAS LEIS DE KIRCHOFF.

ANÁLISE NODAL AHH TÁ... ENTENDI. E COMO A GENTE TRABALHA COM ISSO? O QUE VOCÊS VIRAM FOI A APLICAÇÃO DA LEI DAS MALHAS, ONDE ATRAVÉS DAS TENSÕES, ACHARAM AS CORRENTES QUE ESTAVAM FALTANDO. NA ANÁLISE NODAL SE FAZ O CONTRÁRIO. VOCÊS CALCULAM AS CORRENTES PARA ACHAREM AS TENSÕES EM CADA NÓ DO CIRCUITO.

ANÁLISE NODAL SERVE ESSE AQUI? ESTAMOS USANDO ELE JÁ FAZ UM BOM TEMPO. VOCÊS TEM ALGUM CIRCUITO AÍ PARA A GENTE ANALISAR?

ANÁLISE NODAL É UM CIRCUITO QUE ESTÁVAMOS UTILIZANDO PARA CALCULAR AS CORRENTES I1, I2 E I3 E AS TENSÕES NOS RESISTORES EM VÁRIOS MÉTODOS. SERVE SIM. DE ONDE VOCÊS TIRARAM ISSO?

ANÁLISE NODAL JÁ ESTÁ EM MÃOS PROFESSOR. SÓ QUE VAMOS SIMPLIFICAR ESSE CIRCUITO, REDUZINDO O NÚMERO DE FONTES E RESISTORES, MAS DEIXANDO-O EQUIVALENTE.

ANÁLISE NODAL LEGAL. PODE COMEÇAR QUANDO QUISER PROFESSOR. ÓTIMO. DAVA PARA FAZER DAQUELE JEITO TAMBÉM, SÓ QUE FICA DEMORADO E MAIS DIFÍCIL DE ENTENDER. ASSIM É MELHOR E VAMOS OBTER OS MESMOS RESULTADOS.

ANÁLISE NODAL NESSE CIRCUITO TEMOS DOIS NÓS, UM NA PARTE DE CIMA E OUTRO NA PARTE DE BAIXO. VAMOS CHAMAR DE NÓ A E NÓ B. A B

ANÁLISE NODAL O QUE TEMOS QUE FAZER É CALCULAR AS TENSÕES NESSE NÓ. PARA ISSO, TEMOS QUE REFERENCIAR UM DELES A 0V. VAMOS FAREMOS ISSO COM O NÓ B. A B CERTO. A TENSÃO NO NÓ B ASSUME UM VALOR NULO.

ANÁLISE NODAL ISSO MESMO. AGORA SÓ TEMOS UM NÓ PARA CALCULAR, QUE É O NÓ A. A B

ANÁLISE NODAL ESSE NÓ ESTÁ CONECTADO A TRÊS RAMOS. EM TODOS TEMOS UM RESISTOR E UMA FONTE DE TENSÃO. A B

ANÁLISE NODAL PELA LEI DE OHM, A CORRENTE É DETERMINADA PELA TENSÃO SOBRE A RESISTÊNCIA. A B

DO LADO ESQUERDO DO NÓ TEMOS UM RESISTOR DE 40 Ω E UMA FONTE DE 80V COM O POSITIVO EM DIREÇÃO DO NÓ. BASTA SUBTRAIR AS TENSÕES E COLOCAR SOBRE A RESISTÊNCIA. A B ANÁLISE NODAL

COMO TEREMOS UMA TENSÃO NO NÓ A, CHAMAREMOS DE VA, QUE É A NOSSA INCÓGNITA. ASSIM, VA - + 80 DÁ VA – 80 SOBRE 40 A B   ANÁLISE NODAL

DO LADO DIREITO TEREMOS VA - - 96, QUE DÁ VA + 96 SOBRE 24. ESSE VALOR A GENTE SOMA COM O ANTERIOR. A B   ANÁLISE NODAL

DEPOIS FAZEMOS A MESMA COISA NO RAMO QUE VAI PARA BAIXO. ASSIM, VA - - 60 DÁ VA + 60 SOBRE 10. SOMAMOS ESSE VALOR COM O QUE JÁ TEMOS. NO FINAL, TUDO TEM QUE SER IGUAL A ZERO. A B + = 0   ANÁLISE NODAL

TIRAMOS O MMC DE 40, 24 E 10, MAS NÃO IREMOS USAR DE FORMA TRADICIONAL, DIVIDINDO PELO DEBAIXO E MULTIPLICANDO PELO DE CIMA. TEMOS QUE ELIMINAR O DENOMINADOR. A B + = 0   ANÁLISE NODAL

PEGAMOS O MMC QUE É 120 E MULTIPLICAMOS TODA A EQUAÇÃO POR ESSE VALOR, DEPOIS SIMPLIFICAMOS OS DENOMINADORES. A B + = 0   ANÁLISE NODAL + = 0   3 5 12

COM ISSO, OBTEREMOS A SEGUINTE EQUAÇÃO. A B ANÁLISE NODAL   QUE LEGAL ESSE MÉTODO PROFESSOR.

CALCULAMOS TODOS OS TERMOS SEMELHANTES. A B ANÁLISE NODAL    

AGORA PASSAMOS A TENSÃO PARA O OUTRO LADO E CALCULAMOS VA. A B ANÁLISE NODAL          

COMO JÁ TEMOS A TENSÃO NO NÓ A QUE É DE -48V, VAMOS CALCULAR AS TENSÕES EM CADA UM DOS RESISTORES. A B ANÁLISE NODAL              

COMO VAMOS EXPRESSAR AS QUEDAS DE TENSÃO NOS RESISTORES, NÃO PRECISAMOS UTILIZAR O SINAL NEGATIVO. A B ANÁLISE NODAL                    

PEGANDO A QUEDA DE TENSÃO DOS RESISTORES E DIVIDINDO PELO VALOR DA RESISTÊNCIA, TEREMOS AS CORRENTES NOS TRÊS RAMOS. A B ANÁLISE NODAL              

COMO A SOMA DAS CORRENTES TEM QUE SER IGUAL A SOMA DAS CORRENTES QUE SAEM, DEFINIMOS OS SENTIDOS DAS CORRENTES. ANÁLISE NODAL   3     QUE PRÁTICO, FOI ISSO MESMO QUE TINHA DADO PROFESSOR.

É QUE ESSE CIRCUITO SÓ TINHA UM NÓ PARA CALCULAR. DÁ UM POUCO DE TRABALHO SIM, MAS É UMA ALTERNATIVA. NORMALMENTE NÃO ENSINAM ISSO NO ENSINO MÉDIO, SÓ EM CURSOS TÉCNICOS OU ENGENHARIA, MAS PODE SER USADO SEM PROBLEMAS. ANÁLISE NODAL JÁ TERMINEI O ENSINO MÉDIO, MAS NÃO ME ENSINARAM A FAZER DESSE JEITO. ACHEI MAIS FÁCIL

VIXI... MELHOR EU IR PROCURAR O LOCATELI PARA COBRAR O MEU SALAME. ANÁLISE NODAL BOM DIA... VOCÊ DEMOROU TODO ESSE TEMPO PARA ACHAR ESSE -48V NO NÓ A WELLINGTON? OLHA SÓ QUEM APARECEU! OI PROFESSOR.

PELO JEITO VOCÊ CONHECE OUTRO FORMA NÉ? MOSTRA AÍ. ANÁLISE NODAL É PROFESSOR! MOSTRA AÍ, ESTOU CURIOSA.

VOCÊ NÃO TEM TRÊS FONTES E TRÊS RESISTORES E TODOS ELES ESTÃO CONECTADOS NOS MESMOS NÓS? ANÁLISE NODAL SIM, MAS O QUE ISSO TEM RELACIONADO COM OS CÁLCULOS.

MUITO SIMPLES, TRÊS FONTES EM PARALELO COM TRÊS RESISTORES EM PARALELO. OLHE PARA O CIRCUITO. ANÁLISE NODAL ?

FONTE COM POSITIVO EM DIREÇÃO AO NÓ É POSITIVO, EM DIREÇÃO A REFERÊNCIA É NEGATIVO. ANÁLISE NODAL + - -

ASSIM, VAMOS TER UMA TENSÃO EQUIVALENTE NO NÓ SUPERIOR, CORRETO? ANÁLISE NODAL ACHO QUE SIM.

POIS É, OLHA SÓ A CONTA QUE VOU FAZER. A Req ENTRE 40, 10 E 24 É 6 Ω ANÁLISE NODAL          

POIS É WELLINGTON, VOCÊ USOU MAIS DE 25 SLIDES PARA RESOLVER, EU SÓ 5 SLIDES KKKK. FUI......... ANÁLISE NODAL CACETADA! NÃO É QUE DEU CERTINHO.

ANÁLISE NODAL EU JURO QUE EU ODEIO QUANDO ELE FAZ ISSO! PERDI ATÉ A FOME. KKK, VIVENDO E APRENDENDO NÉ PROFESSOR?

ANÁLISE NODAL COM ISSO, TERMINAMOS MAIS UMA AULA DE ANÁLISE DE CIRCUITOS, HOJE, UTILIZANDO A ANÁLISE NODAL E A ANÁLISE NINJA DO PROFESSOR ADILSON. TCHAU GENTE. FIQUEI SEM FOME, MAS VOU BUSCAR MEU SALAME MESMO ASSIM. ATÉ MAIS GALERINHA.
Tags