Ana maria machado biografia

4,125 views 16 slides Aug 05, 2018
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

vida e obra da escritora brasileira Ana Maria Machado.


Slide Content

ANA MARIA MACHADO Biografia

Ana Maria Machado (1941) é escritora e jornalista brasileira. Autora de livros infantis foi a primeira desse gênero a fazer parte da Academia Brasileira de Letras. Foi eleita para a presidência da Academia para o biênio 2012/2013. Ana Maria Machado (1941) nasceu em Santa Tereza, Rio de Janeiro, no dia 24 de dezembro de 1941. Foi aluna do Museu de Arte Moderna. Iniciou a carreira de pintora, participou de exposições individuais e coletivas. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na mesma universidade lecionou no curso de Letras. É casada com o músico Lourenço Baeta, do quarteto Boca Livre, tendo o casal uma filha. Do casamento anterior com o médico Álvaro Machado, Ana Maria teve dois filhos.

Santa Teresa - RJ UFRJ

Ana Maria e seus pais. Ela e seu marido Lourenço

Abandonou a carreira de pintora para se dedicar aos livros. Nos anos sessenta foi exilada pelo regime militar indo morar na Europa. Na bagagem, levava cópias de algumas histórias infantis que estava escrevendo, a convite da revista Recreio. Em Paris, trabalhou na revista Elle . Fez doutorado em Linguística orientada por Roland Barthes . Paralelamente, nunca deixou de escrever as histórias infantis, que continuavam a ser publicadas pela revista e só a partir de 1976 passaram a sair em livro.

PARIS, FRANÇA REVISTA ELLE ROLAND BARTHES Revista Recreio

De volta ao Brasil, Ana Maria retomou o seu projeto de escrever livros infantis. Em 1977, ganhou o Prêmio João de Barro pelo livro "História Meio ao Contrário". Em 1979, fundou a primeira livraria dedicada a livros infantis no Brasil, a Malasartes .

TROFÉU JOÃO DE BARRO LIVRARIA MALASARTES

Em 1993, foi Hors Concours do Prêmio da Fundação Nacional do Livro Juvenil. Em 2000, ganhou o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o prêmio Nobel de Literatura Infantil Mundial. Em 2001, recebeu o Prêmio Literário Nacional Machado de Assis, na categoria conjunto da obra. Atualmente tem mais de 100 livros publicados.

PRÊMIO HANS CHRISTIAN ANDERSEN DE LITERATURA INFANTO JUVENIL. O PRÊMIO INTERNACIONAL MAIS IMPORTANTE PARA ESTA CATEGORIA LITERÁRIA.

F oi editora, uma das sócias da Quinteto Editorial, junto com Ruth Rocha . Há mais de três décadas vem exercendo intensa atividade na promoção da leitura e fomento do livro, tendo dado consultorias, seminários da UNESCO em diferentes países e sido vice-presidente do IBBY ( International Board on Books for Young People ). RUTH ROCHA

Ana Maria Machado foi eleita para a cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras. Foi eleita presidente para o biênio 2012-2013. Foi a primeira escritora de livros infantis a fazer parte da ABL.

SEUS NÚMEROS IMPRESSIONAM... Na sua carreira, os números são generosos. São mais de 40 anos escrevendo, mais de cem livros publicados (dos quais 9 romances e 8 de ensaios), mais de vinte milhões de exemplares vendidos, publicados em vinte idiomas e 26 países. Os prêmios conquistados ao longo da carreira também são muitos, de se perder a conta. Entre eles, 3 Jabutis, o Machado de Assis da ABL em 2001 para conjunto da obra, o Machado de Assis da Biblioteca Nacional para romance, o Casa de Las Americas ( 1980, Cuba), o Hans Christian Andersen, internacional, pelo conjunto de sua obra infantil (2000), o Príncipe Claus (Holanda), o Iberoamericano SM de Literatura Infantojuvenil (2012) , o Zaffari & Bourbon (2013) por melhor romance do Biênio em língua portuguesa . Foi também agraciada, em alguns casos mais de uma vez, com láureas como : Premio Bienal de SP, João de Barro, APCA, Cecilia Meireles, O Melhor para o Jovem, O Melhor para a Criança, Otavio de Faria, Adolfo Aizen , e menções no APPLE ( Association Pour la Promotion du Livre pour Enfants , Instituto Jean Piaget, Génève ), no Cocori (Costa Rica), no FÉE ( Fondation Espace Enfants , Suiça ) e Americas Award (Estados Unidos).

ALGUMAS DE SUAS OBRAS

Há mais de três décadas vem exercendo intensa atividade na promoção da leitura e fomento do livro, tendo dado consultorias, seminários da UNESCO em diferentes países e sido vice-presidente do IBBY ( International Board on Books for Young People ). Na presidência da Academia Brasileira de Letras deu especial ênfase a programas sociais de expansão do acesso ao livro e à leitura nas periferias e comunidades carentes.
Tags