anatomia do membro inferior e coluna vertebral

FelipeMaynart1 68 views 60 slides Sep 01, 2025
Slide 1
Slide 1 of 60
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47
Slide 48
48
Slide 49
49
Slide 50
50
Slide 51
51
Slide 52
52
Slide 53
53
Slide 54
54
Slide 55
55
Slide 56
56
Slide 57
57
Slide 58
58
Slide 59
59
Slide 60
60

About This Presentation

anatomia


Slide Content

Ciências Morfofuncional: Membro Inferior e coluna vertebral Felipe Maynart

Estrutura óssea.

O que é anatomia? Para que serve? O estudo da anatomia é fundamental para possibilitar ao profissional da saúde, o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como, a morfologia, a localização, a função e a organização desses órgãos em sistemas .

Posição Anatômica: A cabeça, o olhar e os dedos voltados anteriormente (para frente)  Os braços ao lado do corpo, com as palmas voltadas anteriormente  Os membros inferiores próximos, com os pés paralelos.

Planos Anatômicos: Plano Sagital Plano Frontal Plano Transverso

Resumo:

Função do Esqueleto: Suporte  Arcabouço  fixação Proteção  Órgãos e vísceras Movimento  Base mecânica do movimento (alavanca) Armazenamento de Sais  Cálcio.

O que é Osso? Tecido vivo, de forma rígida e altamente especializada coberta por um tecido conjuntivo que compõe maior parte do esqueleto.

Classificação dos Ossos: Osso Longo Osso Curto Osso Plano Osso Irregular O. Sesamóide O. Pneumático

O que são articulações? São uniões ou junções entre dois ou mais ossos que exibem várias formas e funções, podendo classifica-las como: Fibrosas: Sutura Sindesmoses; Gonfose Cartilagíneas: Sincondrose Sínfises; Sinoviais: Plana Gínglimo Trocoide Elipsoide Selar Esferoide

Suturas Sindesmose Gonfose

Sincondrose Cartilagíneas Sínfises

Plana Sinovial Gínglimo Trocoide Selar Elipsoide Esferoide

Músculos

O que são músculos? Os músculos são estruturas anatômicas de formas e comprimentos variáveis , formadas por miócitos e que se inserem aos ossos através de tendões, são caracterizados pela contração (capacidade de diminuir o comprimento) e relaxamento , onde estas ações movimentam partes do corpo, inclusive os órgãos internos. Os músculos representam cerca de 40% a 50% do peso corporal total, e são capazes de transformar energia química em energia mecânica

Tipos de músculos? Músculo Estriado Músculo Liso (não estriado) Músculo Estriado Cardíaco

Classificação dos músculos: Os músculos são classificados de várias formas, como: quanto à situação , quanto ao movimento, quanto à forma, quanto à disposição das fibras, quanto à função.

Quanto a Situação: Superficiais ou cultâneos : são os músculos que se encontram logo abaixo da pele, onde devem apresentar no mínimo uma de suas inserções na camada profunda da pele . Os Músculos Profundos ou Subaponeuróticos : este grupo de músculos não apresenta inserções na camada profunda da pele, insere-se na maioria das vezes nos ossos. Sua localização se dá logo abaixo da fáscia ( Membrana ou lâmina fibrosa que envolve os músculos ou regiões anatômicas) superficial.

Quanto ao Movimento: Deve-se ter em mente que nesta classificação esses movimentos são provocados pela contração muscular: FLEXORES EXTENSORES ABDUTORES ADUTORES ROTADORES

Quanto à Forma do Ventre Músculos Longos  Musculos largos  Músculos Curtos 

Quanto ao tipo e disposição das fibras TIPO FIBRAS EXEMPLO MÚSCULOS PLANOS FIBRAS PARALELAS M. OBLÍQUOS EXTERNO MÚSCULOS PENIFORMES (LEMBRA UMA PENA) FIBRAS PENIFORME M. RETO FEMORAL FIBRAS SEMIPENIFORME FIBRAS MULTIPENIFORME M. EXTENSOR LONGO DOS DEDOS M. DELTOIDE MÚSCULOS FUSIFORME FIBRAS FORMA DE FUSO M. BÍCEPS BRAQUAL MÚSCULOS TRIANGULARES FIBRAS LARGO  CONVERGENTE M. PEITORAL MAIOR MÚSCULOS CIRCULARES FIBRAS CIRCULARES M. ESFÍNCTERES MÚSCULOS QUADRADOS FIBRAS PARALELAS M. RETO ABDOMINAL

ESTUDO DA CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA FELIPE MAYNART

Para que serve???? CINESIOLOGIA BIOMECÂNICA

CINESIOLOGIA: É estudo do movimento, ou seja, reúne ANATOMIA, FÍSICA E GEOMETRIA, correlacionando com o movimento do corpo humano. MECÂNICA ANATOMIA HUMANA FISIOLOGIA NEUROMUSCULAR

BIOMECÂNICA É a aplicação dos princípios da mecânica no corpo humano vivo. ESTÁTICA DINÂMICA CINÉTICA CINEMÁTICA Força que provoca o movimento: velocidade, localização e aceleração Engloba os elementos temporais e espaciais do movimento.

LEIS DE NEWTON – As leis de Newton ajudam a compreender os movimentos, sendo muito importante ressaltar que o movimento humano é complexo , principalmente devido às forças externas que possui, pois nunca são idênticas e também não podem ser observadas, somente sentidas . São as 03 leis de newton: 1° Lei de Newton - INÉRCIA 2 ° Lei de Newton - ACELERAÇÃO 3° Lei de Newton – AÇÃO E REAÇÃO

LEIS DE NEWTON – LEI DA INERCIA São as 03 leis de newton 1° Lei - Inércia - se um corpo está́ em repouso, ele permanecerá em repouso e, se está em movimento uniforme, ele permanecerá em movimento uniforme até que uma força externa atue sobre ele .

LEIS DE NEWTON – LEI DA INERCIA São as 03 leis da Inércia: 2 ° Lei da Aceleração - Aceleração (a) de um corpo é proporcional à magnitude das forças em rede (F) que atuam sobre ele e inversamente proporcional à sua massa (m).

LEIS DE NEWTON – LEI DA INERCIA São as 03 leis da Inércia: 3 ° Lei - da Ação e reação - para cada forc ̧a de ação há uma força de reação igual e oposta.

VETORES E FORÇA: FORÇA : agente físico capaz de alterar o estado de repouso ou de movimento uniforme de um corpo material. Que são grandezas vetoriais, podendo ser descrita por setas.

TORQUE TORQUE - é um conceito físico, relativo ao movimento de rotação de um corpo após a aplicação de determinada força sobre ele.

Alavancas: Você sabia que utilizamos sistemas de alavancas todos os dias??

Vejamos alguns exemplos:

Alavancas: Podem ser classificadas em: Alavanca de primeira classe (interfixa ): Alavanca de segunda classe (inter-resistente ): Alavanca de terceira classe (interpotente):

Alavancas: Barra rígida Ponto f ixo (eixo) Forca/potência resistência BRAÇO DE FORÇA BRAÇO DE RESISTÊNCIA

Alavanca 1° CLASSE (INTERFIXA): Ponto f ixo (eixo) Forca/potência resistência B.F B.R

BRAÇO DE FORÇA BRAÇO DE RESISTÊNCIA

Alavanca 2° CLASSE (INTER-RESISTENTE) Ponto f ixo (eixo) Forca/potência resistência B.F B.R B.R

B.F B.R

Alavanca 3° CLASSE (INTERPOTENTE) Ponto f ixo (eixo) Forca/potência resistência B.F B.R

B.F B.R

Barra rígida = osso Ponto f ixo (eixo) articulações Forca/potência Músculos Resistência Corpo f. externa BRAÇO DE FORÇA BRAÇO DE RESISTÊNCIA E no corpo humano onde aplicamos?

NÃO SEI O PORQUE DE ESTUDAR ISSO!!

VEJAMOS

Osteocinemática e A rtrocinemática

OSTEOCINEMÁTICA A osteocinemática se preocupa com os movimentos das partes ósseas ou dos segmentos que compõem uma articulação ao longo de suas amplitudes de movimento, o qual é produzido pelos músculos

Artrocinemática Foca especificamente nos movimento mínimos dentro de uma articulação e entre as superfícies articulares. Estuda como duas superfícies articulares se movem uma sobre a outra.

Movimentos artrocinemáticos: Podemos classificar em 03: Rolamento; Deslizamento; Rotação;

REGRA DO CÔNCAVO- CÔNVEXO

Rolamento: É o movimento de uma face articular sobre a outra.

DESLIZAMENTO: É o movimento linear de uma face articular em paralelo ao plano da face articular adjacente

ROTACIONAL: É o movimento rotatório da face articular móvel sobre a face articular fixa.

Cadeia cinética aberta e fechada A definição comumente utilizada para classificar exercícios em cadeia cinética é a de que, se o segmento distal estiver livre para se mover no espaço e não sustentar o peso corporal, a cadeia é considerada aberta , e na ocorrência do contrário a cadeia é considerada fechada

CADEIA C. FECHADA CADEIA C. ABERTA

Exercício de Sala O que é osso Sesamóide e osso Pneumático? Cite 01 exemplo de cada. Qual a diferença entre uma articulação Selar e Esferoide? Qual o plano e eixo ao realizar o movimento de prono-supinação? Cite 03 exemplos de cadeia cinética aberta e fechada.