Anatomia do sistema circulatório slide de biologia.pptx
biancasantosl8767
7 views
34 slides
Sep 14, 2025
Slide 1 of 34
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
About This Presentation
Slide de biologia
Size: 12.37 MB
Language: pt
Added: Sep 14, 2025
Slides: 34 pages
Slide Content
Anatomia do sistema circulatório humano e comparada
O sistema cardiovascular é formado pelo coração , pelos vasos sanguíneos e pelo sangue . A circulação do sangue divide-se em pulmonar e sistêmica . Artérias: levam sangue do coração a outras partes do corpo. Capilares: vasos microscópicos. Veias: trazem o sangue das outras partes do corpo para o coração.
Função do Sistema Circulatório Transporte de substâncias dentro do organismo.
Fisiologia comparada da circulação animal Os poríferos , como as esponjas, não possuem um sistema circulatório propriamente dito. A circulação de água e nutrientes ocorre através de poros e um sistema de canais, onde a água entra pelos poros, atravessa a cavidade central e sai pelo ósculo, transportando oxigênio e removendo resíduos.
São animais filtradores, que retiram da água os nutrientes que precisam para sobreviver. Os poríferos não apresentam tecidos, órgãos ou sistemas, e, portanto, alguns de seus processos fisiológicos são relativamente simples. A digestão nesses animais, por exemplo, é intracelular.
Os cnidários ou celenterados são animais aquáticos encontrados em água doce e salgada , sendo a maioria das espécies marinha. A presentam tecidos verdadeiros. Tecidos contráteis e células nervosas são observados neles.
Não possuem um sistema circulatório complexo como o dos animais mais complexos. A circulação de nutrientes e gases ocorre através da difusão direta da água na cavidade gastrovascular. Esta cavidade é uma única abertura que serve como boca e ânus, facilitando a digestão e a circulação de substâncias.
Não existe nos platelmintos e nematelmintos nem um sistema respiratório nem um sistema circulatório diferenciados. A cavidade digestória distribui alimento pelo corpo.
Na maioria dos moluscos , a circulação é aberta,ou seja, o sangue não fica restrito apenas aos vasos sanguíneos. O sangue oxigenado proveniente das brânquias passa pelo coração (órgão dorsal musculoso e contrátil), que o impulsiona por um sistema ramificado de vasos e de lacunas chamados hemoceles .
Os órgãos estão mergulhados nessas cavidades e são banhados por sangue. O coração está situado em uma cavidade cheia de líquido, a cavidade Pericárdica.
Anelídeos - minhocas , esse sistema é fechado : o sangue não sai dos vasos. Há dois vasos principais em posição longitudinal: um dorsal, contrátil, que impulsiona o sangue, e um ventral.
Ambos estão ligados entre si por pares de vasos, chamados corações laterais , que se contraem ritmicamente e que auxiliam na propulsão do sangue. Outros vasos laterais ligam os vasos longitudinais na parte posterior do corpo.
Artrópodes e crustáceos - O sistema circulatório possui um coração na região dorsal do abdome, que bombeia hemolinfa para um vaso (aorta) anterior ou, dependendo do artrópode, anterior e posterior. No resto do corpo, a hemolinfa circula por um sistema de lacunas, as hemoceles , banhando os órgãos. A hemolinfa volta ao coração por orifícios (óstios). Durante a contração do coração, os óstios se fecham, o que permite que a hemolinfa siga apenas pela aorta.
Esse tipo de sistema circulatório, presente em todos os artrópodes, não possui capilares e é chamado de sistema circulatório aberto ou lacunar , uma vez que a hemolinfa sai dos vasos sanguíneos e banha as células.
Peixes O coração dos peixes possui duas dilatações principais: um átrio e um ventrículo. O sangue com gás carbônico, vindo de todas as partes do corpo, é levado pelas veias para uma pequena antecâmara do átrio: o seio venoso. O átrio bombeia o sangue para o ventrículo e este para outra cavidade, o cone arterial. Deste, o sangue segue por um vaso, a aorta ventral, que se ramifica e forma os arcos aórticos, que levam o sangue para as brânquias.
Circulação nos peixes é simples (em um circuito inteiro, o sangue passa apenas uma vez pelo coração) e completa (o sangue pobre em oxigênio não se mistura com o rico em oxigênio).
Os anfíbios possuem coração com três cavidades: dois átrios e um ventrículo. A circulação é dupla . Isso significa que a cada ciclo o sangue passa duas vezes pelo coração: há uma circulação pulmonar e uma circulação sistêmica.
A circulação pulmonar envia para os pulmões sangue pobre em oxigênio, e a circulação sistêmica fornece sangue rico em oxigênio ao corpo. O sangue com pouco oxigênio chega ao átrio direito e o oxigenado, ao átrio esquerdo.
O coração dos répteis tem três cavidades, dois átrios e um ventrículo, que, na maioria das espécies, é dividido parcialmente por um septo incompleto . Nos crocodilianos (crocodilos e jacarés), o septo é completo e o coração, portanto, tem quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos. De modo semelhante ao que acontece em anfíbios, a circulação é dupla e incompleta.
Circulação das aves As aves apresentam um coração com quatro cavidades, o que significa que a circulação é dupla e completa , isto é, sem mistura do sangue não oxigenado com o oxigenado.
Circulação dos mamíferos O coração dos mamíferos, da mesma forma que o das aves, possui quatro cavidades : dois átrios e dois ventrículos . Não há comunicação entre o lado esquerdo e o lado direito do coração e, assim como ocorre com as aves, o sangue rico em oxigênio está completamente separado do rico em gás carbônico. A circulação é, portanto, dupla e completa .
O coração é um órgão muscular localizado no tórax, entre os dois pulmões, que age como uma bomba impulsionando o sangue pelos vasos sanguíneos. O músculo cardíaco é o miocárdio , protegido por uma membrana chamada pericárdio .
A circulação pulmonar (pequena circulação) inicia-se no ventrículo direito, quando este recebe o sangue venoso. Em seguida, o ventrículo bombeia o sangue para as artérias pulmonares, que o levam para os pulmões, onde será oxigenado. As veias pulmonares trazem o sangue arterial para o átrio esquerdo.
A circulação sistêmica (grande circulação) inicia-se no ventrículo esquerdo, quando chega o sangue arterial vindo do átrio esquerdo. Esse sangue é bombeado para a artéria aorta, que o transporta para todo o organismo. Depois disso, o sangue venoso volta ao coração por meio das veias cavas (superior e inferior), entrando no átrio direito.
O ritmo do batimento cardíaco é determinado pelo nó sinoatrial . O marca-passo produz impulsos elétricos que, levados por outras células, fazem o coração se contrair.
O ritmo e a força do batimento cardíaco são influenciados também pelo sistema nervoso e pelos hormônios.
A pressão que o sangue exerce contra a parede das artérias, fazendo-as se dilatarem, é chamada de pressão arterial ou pressão sanguínea . A pressão é maior durante a sístole dos ventrículos e menor durante a diástole . Contando o número de pulsações , medimos o número de batimentos do coração por minuto . Pressão arterial
Vasos sanguíneos Artérias se ramificam até formar capilares. Os capilares se reúnem e formam as veias. artérias > arteríolas > capilares < vênulas < veias células epiteliais músculo tecido conjuntivo artéria arteríola capilares vênula veia músculo tecido conjuntivo células epiteliais células epiteliais válvula
A pressão do sangue diminui à medida que ele vai se afastando do coração. Nas veias, a pressão sanguínea é muito baixa e incapaz de impulsionar sozinha o sangue para voltar ao coração. A contração dos músculos esqueléticos e a existência de válvulas ajudam a impulsionar o sangue de volta ao coração. veia válvula aberta válvula fechada músculo contraído músculo relaxado válvulas fechadas