Apresentação de trabalho da disciplina de Embriologia do 6° período do Curso de Ciências Biológicas da Universidade federal do Acre - UFAC.
Size: 5.86 MB
Language: pt
Added: Feb 05, 2015
Slides: 18 pages
Slide Content
Anexos Embri onários André de Lima Janaina Alves Terezinha Souza
Definição... Anexos embrionários são estruturas que derivam dos folhetos germinativos do embrião mas que não fazem parte do corpo desse embrião.
Os anexos embrionários são: * vesícula vitelínica; * Âmnio ou bolsa amniótica; * Alantóide ; * Córion ; * Cordão umbilical;
Aves
Âmnio Saco membranoso que envolve o embrião e posteriormente o feto e que é preenchida por um líquido chamado líquido aminiótico .
Armazenamento de substâncias nutritivas para o desenvolvimento do embrião . É reduzido em mamíferos placentários, pois a nutrição ocorre via placentária. Vesícula Vitelínica
É uma membrana em forma de saco e, é formado a partir do teto do saco vitelínico. Alantóide
Répteis e aves : é bem desenvolvida desempenhando função respiratória e de armazenamento; Mamíferos : não é tão necessário , pois eles desenvolvem o cordão umbilical.
Córion É uma membrana fina que envolve os outros anexos, é o mais externo ao corpo do embrião . Répteis e aves : fica sob a casa do ovo, camada de proteção, trocas gasosas com o embrião e o meio externo.
Mamíferos : une-se a parede uterina e forma a placenta.
Cordão Umbilical Consiste em um anexo encontrado exclusivamente nos mamíferos que permite a comunicação entre o feto e a placenta.
Origem : o cordão forma-se a partir do saco amniótico – que forma o epitélio do cordão -, do alantoide – que forma a veia e as artérias umbilicais – da vesícula vitelínica e do pedículo do embrião.