Angiosperma

289 views 15 slides Nov 01, 2018
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

Angiosperma


Slide Content

Angiospermas Plantas Vasculares com Flores e Frutos

As angiospermas são plantas que possuem as sementes protegidas pelo fruto, é o grupo com maior número de espécies - mais de 250 mil - e o termo  angio  significa  vaso , enquanto  esperma  quer dizer  semente . Em conjunto com as  gimnospermas , formam um grupo de plantas fanerógamas (fânero = “visível”; gamos = “casamento”), ou seja, são plantas que possuem órgãos reprodutores facilmente observáveis.  As angiospermas produzem  raiz, caule, folha, flor, semente e fruto . Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as  flores  e os  frutos .

RAIZ, FOLHA E CAULE As angiospermas apresentam diversos  tipos de raízes , como pivotantes, fasciculadas, tuberosas, tubulares, pneumatóforos e sugadoras. As folhas estão envolvidas com os processos de fotossíntese, respiração e transpiração. As plantas angiospermas apresentam folhas com diversos formatos e tamanhos. Os principais  tipos de caules  aéreos das angiospermas são: tronco lenhoso (árvores), haste (herbáceas), estipe (palmeiras), colmo (bambu) e suculento (cactos).

FLOR A flor é considerada a estrutura reprodutiva da planta. As flores são formadas por folhas modificadas e especializadas. Elas são compostas por quatro tipos de estruturas: sépalas, pétalas, estames e carpelos. Sépalas : Normalmente de coloração verde, localizam-se abaixo das pétalas. Elas protegem a flor imatura, envolvendo-a e formando o botão floral. Em conjunto formam o  cálice . Pétalas : Porção colorida com a função de atrair os polinizadores. Em conjunto formam a  corola . Estame : Estrutura masculina da flor. Apresenta uma porção alongada, o filete e uma porção terminal, a antera. A antera apresenta 4 sacos polínicos, os microsporângios, onde são produzidos os grãos de pólen. O conjunto forma o  androceu . Carpelo : Estrutura feminina da flor. É formado pelo estigma e ovário. O estigma é local que recebe o grão de pólen e no ovário encontram-se um ou mais óvulos. Cada óvulo contém um megasporângio. Uma flor pode ter mais de um carpelo, separados ou fundidos. Quando estão fundidos formam o pistilo. Todas as estruturas do carpelo formam o  gineceu .

FRUTOS O fruto é uma estrutura exclusiva das angiospermas. É uma porção carnosa que desenvolve-se a partir do ovário, após a fecundação. Todas as partes do fruto são derivadas da flor. O fruto é resultado do desenvolvimento do ovário e a semente do desenvolvimento do óvulo depois da fecundação. Por isso, se um fruto apresenta uma semente é porque o ovário tinha apenas um óvulo. E se o ovário tiver mais de um óvulo, o fruto terá mais de uma semente. As funções do fruto são a propagação da espécie e a proteção da semente.

REPRODUÇÃO As flores são as estruturas responsáveis pela reprodução das angiospermas. No interior das anteras, órgãos reprodutores masculinos, formam-se os grãos de pólen que contêm os gametas masculinos. Eles são transportados pelo vento, por insetos ou por outros agentes polinizadores até a abertura superior do órgão reprodutor feminino.

Além dos gametas masculinos, os grãos de pólen apresentam uma célula responsável por originar o tubo polínico. É pelo  tubo polínico  que os gametas masculinos se encontram com os gametas femininos no ovário, onde ocorre a fecundação. Após a fecundação, inicia-se o desenvolvimento do embrião, que fica protegido pela semente. Ao mesmo tempo, a partir do ovário, desenvolve-se o fruto, que. por sua vez, protege a semente.

M onocotiledôneas e as Dicotiledôneas As angiospermas foram subdivididas em duas classes: as  monocotiledôneas  e as  dicotiledôneas . São exemplos de angiospermas monocotiledôneas: capim, cana-de-açúcar, milho, arroz, trigo, aveias, cevada, bambu, centeio, lírio, alho, cebola, banana, bromélias e orquídeas. São exemplos de angiospermas dicotiledôneas: feijão, amendoim, soja, ervilha, lentilha, grão-de-bico, pau-brasil, ipê, peroba, mogno, cerejeira, abacateiro, acerola, roseira, morango, pereira, macieira, algodoeiro, café, jenipapo, girassol e margarida.

Monocotiledôneas e dicotiledôneas: algumas diferenças Entre as angiospermas, verificam-se dois tipos básicos de raízes:  fasciculadas  e  pivotantes. Raízes fasciculadas  - Também chamadas raízes em cabeleira, elas formam numa planta um conjunto de raízes finas que têm origem num único ponto. Não se percebe nesse conjunto de raízes uma raiz nitidamente mais desenvolvida que as demais: todas elas têm mais ou menos o mesmo grau de desenvolvimento. As raízes fasciculadas ocorrem nas  monocotiledôneas . Raízes pivotantes  - Também chamadas raízes axiais, elas formam na planta uma raiz principal, geralmente maior que as demais e que penetra verticalmente no solo; da raiz principal partem raízes laterais, que também se ramificam. As raízes pivotantes ocorrem nas  dicotiledôneas .

Em geral, nas angiospermas verificam-se dois tipos básicos de folhas:  paralelinérvea e  reticulada . Folhas paralelinérveas  - São comuns nas angiospermas monocotiledôneas. As nervuras se apresentam mais ou menos paralelas entre si. Folhas reticuladas  - Costumam ocorrer nas angiospermas dicotiledôneas. As nervuras se ramificam, formando uma espécie de rede.

Sementes de monocotiledôneas . Nesse tipo de semente, como a do milho, existe um único cotilédone; daí o nome desse grupo de plantas ser monocotiledôneas (do grego  mónos : 'um', 'único'). As substâncias que nutrem o embrião ficam armazenadas numa região denominada endosperma. O cotilédone transfere nutrientes para as células embrionárias em desenvolvimento. Sementes de dicotiledôneas . Nesse tipo de semente, como o feijão, existem dois cotilédones - o que justifica o nome do grupo, dicotiledôneas (do grego  dís : 'dois'). O endosperma geralmente não se desenvolve nas sementes de dicotiledôneas; os dois cotilédones, então armazenam as substâncias necessárias para o desenvolvimento do embrião.

8 Curiosidades das Angiospermas. 01-As Angiospermas é o grupo mais predominante da terra, das 350 mil especíes conhecidas atualmente, 250 mil são Angiospermas. 02- É o único grupo que contém raiz,caule,flor, fruto e semente em uma só planta. 03-De todas as espécies do grupo, 65 % são dicotiledôneas. 04- O Tomate é um fruto no qual possui vitaminas e sais que auxiliam muito na manutenção do corpo, podendo proteger do câncer de prostata e tudo isso com apenas 15 calorias por cada 100g consumida. 05- As Angiospermas podem ser encontradas em praticamente qualquer tipo de ambiente. 06- Algumas Angiospermas tem fins medicinais, como a babosa, que além de ser cicatrizante, reidatra o tecido capilar. 07-O seu processo de reprodução pode depender ou de animais ou da ação do vento. 08-É o grupo de plantas mais evoluido da terra.