Antigo Regime

6,430 views 13 slides Mar 04, 2017
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

França


Slide Content

Antigo Regime História 8º ano FECR

CONCEITO Antigo Regime foi a denominação atribuída ao período de absolutismo na Europa durante a Idade Moderna. Características: - monarquia absoluta. - economia mercantilista. - sociedade dividida em segmentos determinados pelo nascimento.

POLÍTICA E ECONOMIA O rei Luís XI foi o primeiro monarca francês a formar exército real. Auge do Antigo Regime – rei Luís XIV (1661 e 1715): máximo de rei absolutista. O Rei Sol. Teoria do Direito Divino dos Reis. Estabeleceu Versalhes como local para sua corte.

Palácio de Versalhes: símbolo do poder econômico e político francês entre os séculos XVII e XVIII

O luxo da corte francesa: Luís XIV, para manter sua autoridade criou uma imagem que representava seu poder: Modo de vida extravagante. Vestimentas extremamente luxuosas. Construção de obras grandiosas – Palácio de Versalhes. Promoção de banquetes. Festas com farturas de alimentos e bebidas.

Os sucessores de Luís XIV foram, aos poucos delegando poderes a outras pessoas e instituições. A burguesia se torna influente na política francesa. O pagamento dos impostos: Maior parte da renda da França vinha dos impostos recolhidos dos pequenos comerciantes, dos pequenos artesãos e dos camponeses. Camponeses formavam 80% da população francesa.

SOCIEDADE E RELIGIÃO Sociedade organizada em estados. PRIMEIRO ESTADO: Membros do alto clero. O grande poder vinha da riqueza acumulada pela Igreja. Eram desobrigados do pagamento de impostos. SEGUNDO ESTADO: Formado pelos membros da nobreza. Isentos de pagar impostos. Direito de cobrar impostos dos camponeses. Possuíam os cargos mais alto do exército e da Igreja

TERCEIRO ESTADO: 96% da população. 80% era camponês que viviam nas terras que pertenciam aos nobres e deveriam pagar impostos e prestar serviços. Membros da pequena e da alta burguesia.

Às vésperas da revolução: Primeiro Estado População Clero 130 000 Segundo Estado População Nobreza 350 000 Terceiro Estado População Alta burguesia – banqueiro e grandes negociantes. 500 000 Burguesia – profissionais liberais, empresários, professores, advogados. 500 000 Pequena burguesia – artesãos e pequenos comerciantes. 2 000 000 Camponeses 22 000 000 Total 25 480 000

A crise no Antigo Regime da França Terceiro Estado: obrigado a pagar impostos. Segundo e Primeiro Estados vivem de luxo e conforto. Final do século XVIII, a França se envolveu em conflitos com a Inglaterra. Impostos vão aumentando. Tragédias naturais causam crises de abastecimento de gêneros agrícolas. Povo começou a se rebelar  REVOLUÇÃO FRANCESA.

Para debate... Leia a mensagem divulgada em um folheto distribuído durante Revolução na França. O que é o Terceiro Estado? [...] Tudo. O que ele foi até agora na ordem política? Nada. Que quer ele? Tornar-se alguma coisa. Guy Chaussinand-Nogaret . A queda da Bastilha: o começo da Revolução Francesa .   a) Por que o texto diz que o Terceiro Estado é tudo?     b) Qual é o significado da resposta dada à pergunta: “O que ele foi até agora na ordem política?”     c) Para o Terceiro Estado, o que significava “tornar-se alguma coisa”?

Para debate... O quadro abaixo é uma relação das despesas e da receita (dinheiro arrecadado) do Estado Francês durante o ano de 1788. a) Segundo a tabela, o Estado francês teve lucro ou prejuízo? b) Das despesas citadas, quais eram as mais criticadas pelos membros do Terceiro Estado? ORÇAMENTO DO ESTADO FRANCÊS - 1788 Despesas (em libras) Despesas civis (gastos com saúde, administração, serviços de governo, corte, etc ) pagamento da dívida e despesas militares. 629 628 182 Receita (em libras) Total de receitas (impostos arrecadados e outros ganhos) 503 646 049
Tags