O impacto da tics na educação: Professor x educando Novas tecnologias na educação
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação Para especialistas em educação, gestores de políticas públicas, representantes da iniciativa privada e de organizações internacionais, e comunidade escolar, avaliar o impacto das Tics nas salas de aula é muito importante, mas a questão-chave é como aproveitá-las de maneira mais efetiva para melhorar a qualidade da educação.
Qual seu papel na educação? Pensar em TIC na Educação é lembrar que somos educadores e que temos que buscar cada vez mais novidades que tragam interações entre nossos alunos.
Impacto das TICs para o Educador Além do tema do impacto ao acesso das TICs , um segundo ponto crítico é o uso das TICs como uma prática padrão na profissão dos educadores. O assunto relaciona-se a inclusão de Tecnologias da Informação e Comunicação na formação inicial e continuada dos educadores.
O Aluno x Educador Devemos lembrar que o uso das TICs na formação inicial de professores devem estar de acordo com o fato de que o uso de tais tecnologias já é uma prática utilizada pela maioria dos jovens do mundo.
Governo x Escola Infelizmente para nossos governantes alguns acreditam que inserir apenas computadores em uma escola representa a inserção das TICs na Educação, sendo que essa discursão vai muito mais além disso, onde fica o questionamento sobre a qualificação e treinamento do professor para domínio dessa tecnologia.
Eu como Educador Como Educador minha visão sobre a inserção das tecnologias no ambiente escolar é que temos que pesquisar muito, onde cada vez mais nossos alunos já trazem um pouco de novidade de casa. Hoje nós passamos a ser um fomentador de ideias com uma maior interação entre nossos alunos, onde aprendemos mais a cada aula que ministramos e não devemos ter medo das novidades do cotidiano.
O mundo moderno exige o repensar da dinâmica do conhecimento no sentido mais amplo do termo.
As novas tecnologias, que transformam o mundo, precisam ser utilizadas pelos sistemas de gestão do conhecimento para transformar a educação em fonte de oportunidade, desvinculando da idéia de elitização e aprofundamento das contradições sociais.
Sob essa nova perspectiva, o professor é mediador da relação do educando com a construção da aprendizagem, levando em conta os interesses, os conceitos, as experiências, o potencial cognitivo e sobretudo o modo de pensar.
ajudar o aluno a encontrar caminhos que facilitem o uso dos conhecimentos, organizando e reestruturando o pensamento. Portanto, o desafio do educador consiste, em deixar de ser apenas o transmissor de conhecimento e
mas de adaptá-lo a necessidade do educando em busca de sua integração real e efetiva com o mundo. Não se trata de adequar o aluno ao currículo imposto por uma ordem maior,
Podemos observar que, dentre as tecnologias que mais influenciam no comportamento popular está a mídia, que muda e molda as atitudes da maioria dos telespectadores. Nesse sentido uma reorientação dessa mídia poderia ter efeitos muito mais significativos, elevando o nível científico e tecnológico da população.
Nesta visão, torna-se, cada vez mais, imprescindível a transformação na estrutura das organizações do acelerado crescimento das novas tecnologias do conhecimento.
As dimensões organizacionais, de tempo, espaço, hierarquias, divisões em disciplinas devem ser melhor analisadas e adaptadas às novas tecnologias da comunicação e informação que geram um maior conhecimento. A escola precisa mudar.
As mudanças institucionais, necessárias diante das novas tecnologias do conhecimento, não podem acontecer apenas dentro dos espaços da educação. Exige-se uma ampla participação de todos os segmentos da sociedade.
a horizontalização geral do sistema através da organização das redes. Essas transformações institucionais podem ser agrupadas em torno de três grandes eixos. O primeiro seria a formação de alianças e parcerias com as diversas organizações da sociedade. O segundo seria a redefinição da hierarquia das decisões e por último
Os processos educativos devem articular-se com os diversos espaços de conhecimento existentes, envolvendo inclusive a televisão, a formação empresarial e as dinâmicas religiosas.
Assim, a tarefa da educação se contempla com a articulação de atores sociais, promoção de eventos que aproximam as pessoas, identificação de problemas econômicos ou sociais e que a comunidade possa enfrentar de maneira organizada.
A comunicação entre a ESCOLA e a COMUNIDADE DEVE ser facilitada em razão da existência das novas tecnologias . Novas Tecnologias