RESISTINDO À TENTAÇÃO "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." Marcos 14:38
É realmente libertador quando aprendemos a dizer não à tenta ç ão. Jesus deixou um alerta importante para seus disc í pulos: vigiar e orar! Quem est á de vigia não perde o foco! Observa atentamente e com cuidado, mant é m-se alerta e tem cautela contra todos os perigos à volta. E, a ora ç ão atua como uma arma para atacarmos e nos defendermos desse perigo constante. Quando oramos constantemente nos mantemos conectados a Deus, recebendo Dele for ç as para vencer o maligno e os nossos pr ó prios maus desejos.
Fiscalize-se sempre e examine o seu cora ç ão...
Conhe ç a suas pr ó prias fraquezas e busque se fortalecer em Deus! Não vale a pena se colocar em situa ç ões em que você sabe que provavelmente vai cair. Sansão experimentou esses limites, fez cedências aos desejos e adotou um estilo de vida reprovável, i nfelizmente ele pagou caro por isso se tornando escravo de seus inimigos. Mas Jesus pode te tornar livre! Obede ç a o que Ele disse para não cair em tenta ç ão...
APRENDA A RESISTIR! Quando você é apanhado de surpresa, é mais difícil vencer a tentação. Por isso, é importante estar de alerta. Ore a Deus, pedindo ajuda para vencer a tentação, e dedique mais tempo às coisas de Deus. Se sua mente estiver cheia da Palavra de Deus, haverá pouco espaço para o pecado.
Ser tentado não é pecado mas sucumbir é. Muitas pessoas pecam porque acham que não podem fazer nada quando chega a tentação. Deus não vai retirar todas as tentações de sua vida mas ele vai lhe ajudar a resistir. O primeiro passo é identificar a tentação e escolher não pecar.
Algumas tentações são fáceis de resistir mas outras não são. Por isso, a Bíblia lhe aconselha a fugir das tentações mais perigosas. Sim, fugir! Além da imoralidade sexual, a Bíblia aconselha a fugir também da idolatria. Se você sabe que vai pecar, evite e remova tudo que traz a tentação.
Por vezes, você vai sucumbir à tentação e cometer pecado. Mas não desanime! Peça perdão a Deus (e a qualquer pessoa que você tiver machucado). Deus sempre perdoa quem se arrepende. Reconhecer as fraquezas é importante e Deus ajuda quem é humilde.
✓ Corte maus hábitos! Você sabe quais são as áreas em que está mais vulnerável e fraco. Fuja do pecado! ✓ Peça ajuda e sabedoria de Deus. Talvez atitudes drásticas deverão ser tomadas (dizer não à corrupção, desequilíbrios, excessos, ganhos desonestos, terminar um relacionamento que lhe faz mal, bloquear sites pornográficos, deixar amigos que lhe induzem a práticas reprováveis, abandonar vícios, etc.) ✓ Fale com alguém maduro na fé (pastor, diácono ou discipulador ), sobre as suas dificuldades e lutas nessa área. Peça ajuda em oração.
Siga a recomendação de Tiago 4:7: Obedeça e submeta-se a Deus. Resista ao Diabo, e ele fugirá de você!