Aprendendo a Depender de Deus. 1 Rs 17:1 Então Elias, o tisbita, que habitava em Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, em cuja presença estou, que nestes anos não haverá orvalho nem chuva, senão segundo a minha palavra. 2 Depois veio a Elias a palavra do Senhor, dizendo: 3 Retira-te daqui, vai para a banda de oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão. 4 Beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. 5 Partiu, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; foi habitar junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão. 6 E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à tarde; e ele bebia do ribeiro. 7 Mas, decorridos alguns dias, o ribeiro secou, porque não tinha havido chuva na terra.
Queridos,esta é uma palavra desafiadora, pois depender de Deus não é uma coisa fácil. Depender de Deus para mim não é fácil porque, apesar Dele existir não podemos vê-lo. Isso exige de nós um exercício constante de fé prática. Introdução
Veja meus queridos o que a bíblia diz: Sl 37:4 Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. 5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. 7 Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios.
Observe meus amados,que esse é um grande desafio,entregar e confiar ou mesmo descansar,é o mesmo que depender. Creio meus amados que existe uma regra básica que nos leva a exercermos essa dependência. Ninguém consegue depende em alguém que não conhece.
O escritor aos hebreus fala algo muito interessante. Heb 11:6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe , e que é galardoador dos que o buscam. Existe duas coisas que são colocadas pelo escritor,que mostra como desenvolvemos,ou melhor exercitamos a nossa fé.
Crer que Ele existe. Que Ele é galardoador. Amados, como vamos fazer isso quero voltar para o nosso texto de 1 Rs. Veja meus amados que depois do profeta profetizar ao rei,Deus fala com ele como ele viveria.
Elias deveria beber da fonte de Querite,e comer o que os corvos trariam. Amados, existe alguns princípios que são importante vermos. 1 principio. Uma palavra de Deus. Amados este é o primeiro principio que precisamos entender nesse processo de dependência de Deus.
Olha o que diz a bíblia nos ensina no livro de Jeremias. Jr 1: 12 Então me disse o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir. Deus tem compromisso com o que Ele fala,irmãos isso é forte,mas não é fácil de por em prática. Lc 5: 5 Ao que disse Simão: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes.
Creio meus queridos,que a certeza que Deus falou,nos coloca diante de um grande desafio,esquecer de tudo o que já fizemos e obedecermos ao que Deus manda. Sabe meus queridos,apesar de não ser um principio tão complicado,tornar ele pratico não é uma coisa fácil. Creio meus queridos,que estarmos debaixo de uma palavra vinda de Deus nos faz renovar nossas forças.
Js 14:6 Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti. 7 Quarenta anos tinha eu quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra, e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração. 8 Meus irmãos que subiram comigo fizeram derreter o coração o povo; mas eu perseverei em seguir ao Senhor meu Deus. 9 Naquele dia Moisés jurou, dizendo: Certamente a terra em que pisou o teu pé te será por herança a ti e a teus filhos para sempre, porque perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus. 10 E agora eis que o Senhor, como falou, me conservou em vida estes quarenta e cinco anos, desde o tempo em que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; 11 ainda hoje me acho tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
2 principio Estar disposto a Obedecer o que Deus falou. Sabe meus amados, estes dias conversando com minha esposa, ela me disse algo interessante. Estar disposto é uma coisa que todos estão,mas disponibilidade pra fazer é poucos que tem. No Reino de Deus para aprendermos depender Dele é necessário mais que disposição.
Tenho sido muito incomodado com a passagem que fala do jovem rico. Sua disposição para ter a vida eterna era desde que ele era criança,mas quando Jesus colocou o que ele deveria estar disponível,a bíblia diz que ele sai pesaroso. Veja meus amados o que o texto de 1 Rs diz. 1 Rs 17:5 Partiu, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; foi habitar junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão.
3 principio Estar prontos para mudança. Sabe meus amados enquanto eu meditava nessa passagem Deus me fez ver algo que ainda não havia pensado. 1 Rs 17: 7 Mas, decorridos alguns dias, o ribeiro secou, porque não tinha havido chuva na terra. 9 Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente.
Sabe meus amados,somos muito mal acostumados,e infelizmente para trabalhar esta deficiência,Deus precisar estar mudando o lugar e a maneira Dele nos sustentar. Existe uma passagem que eu gostaria de ler com os amados para entendermos. 2 Rs 18:4 Tirou os altos, quebrou as colunas, e deitou abaixo a Asera; e despedaçou a serpente de bronze que Moisés fizera (porquanto até aquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso), e chamou-lhe Neüstã. Amados isso que vou falar é muito forte,mas nós como povo temos muita facilidade de transformarmos as bençãos que Deus nos dá em idolos.
Creio meus queridos que nesse principio Deus trabalha em nós a dependência somente Nele. Por isso deixa eu te falar algo da parte de Deus. Quando Deus ver que você esta acostumado com os corvos e os ribeiros,Deus faz acabar para levar-nos á um outro nível de experiência.