O gênero textual Adivinhas consiste em um texto curto, formado por uma pergunta e uma resposta. É geralmente utilizado na cultura popular como u ma atividade de diversão passada de geração a geração.
As crianças, logo que se interessam pelo mundo letrado, demonstram preferência por brincadeiras em que a escrita e a leitura se façam presentes como, por exemplo, a forca ou as adivinhas.
Na escola, o trabalho com esse gênero textual está b astante relacionado com o estudo de elementos folclóricos, mas nas séries inicias do Ensino Fundamental, pode ser uma excelente ferramenta para incentivar a leitura autônoma.
Exemplos de Adivinhas
Preste atenção à adivinha! ONTEM NUNCA TEVE, HOJE E AMANHÃ SEMPRE TERÁ. Resposta: A letra H.
Resposta : A balança. 1 .). Por que os loucos nunca estão em casa? Resposta : Porque vivem fora de si. 2.). O que há no meio do coração? Resposta: A letra “a”. 3.). Tem cabeça, tem dente, tem barba, não é bicho nem é gente, o que é? Resposta: Alho . 4 ). Mantém sempre o mesmo tamanho, não importa o peso?
ATIVIDADE PROPOSTA: PESQUISE UMA ADIVINHA, GRAVE UM VÍDEO DECLAMANDO-A E POSTE NO CLASSROOM. REVELE TODA A SUA FOFURICE! BEIJINHOS DA PROFESSORA.