Apresentação de Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta)

EmersonRoberto17 0 views 30 slides Sep 26, 2025
Slide 1
Slide 1 of 30
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30

About This Presentation

Apresentação de Lean Manufacturing para aulas de produtividade na indústria.


Slide Content

Manufatura Enxuta Lean Manufacturing Prof. Emerson Sigolo

A CULTURA DO DESPERDÍCIO Será que o desperdício é uma cultura do brasileiro? Por acaso você: Já parou uma atividade importante para dar uma espiadinha nas redes sociais? Foi a um restaurante e colocou em seu prato mais do que conseguiria comer? Comprou algum produto por achar legal e nem o utiliza? Ou até mesmo já deixou as verduras da geladeira perderem? Vamos pensar um pouco!

A CULTURA DO DESPERDÍCIO O que é desperdício?

A CULTURA DO DESPERDÍCIO E o que acontece quando deixamos os desperdícios tomarem conta dos processos? Nos tornamos cada vez menos competitivos !

IMPACTO NA PRODUTIVIDADE E como fica o Brasil neste cenário? 2019 2020

IMPACTO NA PRODUTIVIDADE Como o desperdício impacta na produtividade?

CONHECENDO OS CLIENTES Quem são meus clientes?

PERCEPÇÃO DE VALORES O que é valor? É tudo aquilo que o cliente esteja disposto a pagar, ou seja, não é uma determinação interna da empresa e é expresso em termos de um produto específico que atenda às necessidades do cliente em um momento específico (WOMACK; JONES, 2004).

DEFINIÇÃO DE VALORES Categorias de valor: AGREGA Atividades que agregam valor ao cliente. INCIDENTAL Atividades que não agregam valor, mas são necessárias para execução do trabalho. DESPERDÍCIO Atividades que não agregam valor e não são necessárias.

PREÇO OU VALOR O que realmente vale a pena?

IMPLEMENTAÇÃO DO LEAN Mudando a cultura do trabalho. Por que é necessário mudar? A economia globalizada significa que a concorrência pode estar do outro lado da cidade ou do outro lado do mundo. As organizações mais bem sucedidas serão aquelas capazes de mudar para responder a concorrência. Mudança Drástica Mudança Lenta

GESTÃO DAS MUDANÇAS Quais as dificuldades em promover mudanças? Mudança Incerteza Pe r cepção diferente Não en t en d ime n to Rejeição da Fonte Hábi t os In t eresses pessoais

GESTÃO DAS MUDANÇAS Quais as dificuldades em promover mudanças? As organizações e seus membros resistem à mudança, e isso dificulta a adaptação e o progresso.

GESTÃO DAS MUDANÇAS Quais as dificuldades em promover mudanças? A resistência à mudança manifesta-se em boicotes, queda de produtividade e até mesmo em pedidos de demissão.

GESTÃO DAS MUDANÇAS Como podemos lidar com as resistências? Liderança eficaz da mudança. Processos de engajamento. Forte relação pessoal. Desempenho pessoal sustentado. Propósito compartilhado da mudança.

LEAN MANUFACTURING A fórmula do sucesso da Toyota . Então, o que é o Lean Manufacturing? Conjunto de boas práticas, princípios e ferramentas usados para maximizar valor sob a perspectiva do cliente, consumindo o mínimo de recursos e utilizando ao máximo o conhecimento e habilidade das pessoas envolvidas com o trabalho . https://www.toyota.com.br/mundo-toyota/premios /

LEAN MANUFACTURING Classificação dos Desperdícios segundo Taichi Ohno

LEAN MANUFACTURING Produção em excesso : obter mais saídas de materiais que o necessário. Inventário : armazenamento excessivo de insumos, produtos semiacabados e produtos acabados. Transporte: Este desperdício é atrelado ao transporte dispensável de materiais, funcionários e informações no processo. Espera: Este desperdício faz referência à inoperância de funcionários, máquinas fabris e demais recursos no processo.

LEAN MANUFACTURING Movimento : Movimentação demasiada e desnecessária seja dos equipamentos ou dos colaboradores no processo. Processo em excesso: Processamento excessivo, além do que o cliente pede. Defeitos: Considera a produção de produtos defeituosos gerados pelo processo, que são posteriormente retrabalhados ou sucateados. Talento: Desperdício decorrente do conhecimento intelectual e habilidades de colaboradores que não são bem aproveitadas.

LEAN MANUFACTURING E se os desperdícios não forem combatidos? Certamente estaremos desperdiçando dinheiro, pois todas essas atividades são censuráveis. Na pior das hipóteses, mas também possível, é que a empresa não consiga e manter competitiva no mercado, podendo até findar por sua falência.

MELHORIA CONTÍNUA E como podemos combater os desperdícios? Aplicando um programa de melhoria contínua: faça um mapeamento da operação, realize mudanças, colete resultados e tome novas atitudes a partir do que foi descoberto. Esse método também é conhecido como PDCA.

DIAGRAMA DE ESPAGUETE Entendendo a movimentação dos funcionários! O diagrama de espaguete é um método que utiliza diferentes linhas contínuas delineando o caminho de um determinado processo ( Tapping e Shuker , 2010). Selecione a função consultando a supervisão que já conhecem o processo ; Verifique o ambiente operacional antecipadamente; Escolha o método de monitoramento mais adequado (Tradicional/Contador de Passos/Filmagem).

DIAGRAMA DE ESPAGUETE Método Tradicional Produto do trabalho praticamente pronto Risco de perder informação Filmagem Necessidade de assistir posteriormente Mínimo risco de perda de informação

CRONOANÁLISE Verificando o tempo dos elementos de trabalho! A Cronoanálise é uma técnica que consiste na contagem do tempo de cada um dos elementos de trabalho que compõem as atividades de um processo.

CRONOANÁLISE Mas o que é um elemento de trabalho? O Elemento de Trabalho é segundo Silva e Coimbra (1980), a subdivisão de um ciclo ou operação de trabalho que tenha início e fim definidos, permitindo descrevê-lo e medi-lo com precisão.

CRONOANÁLISE Dicas para realização da Cronoanálise . Quando utilizamos o cronômetro é fundamental levar para a área os formulários de Cronoanálise e Espaguete. Seja objetivo e use sempre verbos no infinitivo (prender , tocar, ir, caminhar); Use lápis e borracha para preencher o formulário e tire um xerox dele ao término da medição, afim de não perder nada.

CRONOANÁLISE O que poderemos encontrar? Alterações no ritmo Situações de stress

CRONOANÁLISE Exemplo da evolução do Pit Stop na Formula 1.

CRONOANÁLISE Vamos trabalhar? O vídeo a seguir foi feito numa oficina do SENAI em PG durante uma prática de um curso de aprendizagem industrial. Após observar os 5 primeiros minutos de trabalho do aluno proceda como a seguir: Faça uma Cronoanálise e a classificação dos elementos de trabalho do aluno Joaquim. Identifique os desperdícios existentes nesse processo. Como poderíamos reduzir esses desperdícios?
Tags