Apresentação do livro Percursos da Arte 1

JoceliaTelesdosSanto1 4 views 21 slides Sep 07, 2025
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

Livro PNLD


Slide Content

ARTE

Percursos da arte Beá Meira; Rafael Presto; Silvia Soter 1º ano ensino m édio

Introdução – O que é cultura e o que é arte? Cultura e Arte são fenômenos bem diferentes, embora as pessoas possam confundir. A cultura é a maneira como a sociedade se estrutura, comporta e produz. É um fenômeno integral, abrangendo o que uma coletividade é e faz. Trata-se do patrimônio material e intelectual compartilhado por um grupo social.

Introdução – O que é cultura e o que é arte? A cultura engloba linguagem, comportamento, símbolos, técnicas, objetos, ideais, regras, crenças – realizações materiais e imateriais passadas de geração em geração. Cada cultura possui elementos específicos, unindo sua comunidade e seus ancestrais, ela é viva e não é estanque. Por meio do comércio ou redes de comunicação é possível passar a cultura de um determinado grupo para outros grupos, transformando a vida social. Por exemplo a democracia, que pode se universalizar.

Introdução – O que é cultura e o que é arte? As relações culturais nem sempre são pacíficas, muitas vezes são marcadas por dominações, conflitos, preconceitos e discriminações. Com a Revolução Digital, a cultura da Europa ocidental foi assimilada mais rapidamente e teve um impacto maior. A cultura digital propiciou novas formas de interação entre grupos da mesma sociedade e de grupos distintos. Possibilitando novos olhares para o cenário artístico, uma vez que foi possível romper com determinados padrões e determinar gestos mais livres.

Introdução – O que é cultura e o que é arte? Já a arte é mais difícil de definir, lançando um olhar pela história, verificamos que determinadas obras tiveram tanta força ao ponto de influenciar a produção de outros artistas e o comportamento da sociedade no decorrer do tempo, intituladas de “grande arte ”. Outro fator que dificulta a explicação de arte em vez da cultura, é que ninguém questiona se as peças de Shakespeare são realmente arte, ou se as telas pintadas por Van Gogh ou as composições de Villa-Lobos podem ser classificadas por “grande arte”. Veremos a seguir a biografia dos 3 artistas.

Introdução – O que é cultura e o que é arte? Um dos maiores representantes da história do teatro, o dramaturgo inglês William Shakespeare, escreveu e dirigiu tragédias, comédias e dramas históricos da Inglaterra e da Grécia clássica. A Cia. do Teatro Popular do Sesi encenando , em 2002, a peça Hamlet , escrita por William Shakespeare no início do século XVII. Direção de Francisco Medeiros, em São Paulo, SP Lenise Pinheiro / Folhapress

Introdução – O que é cultura e o que é arte? Seus personagens eram reis, nobres e famílias poderosas, sendo que os aristocratas ganharam destaque central em suas tramas, quase sempre apoiados por personagens populares . As peças de Shakespeare eram vistas por todos (do povo à rainha), e sua grandeza estava nessa representatividade, com o intuito de passar a complexidade da condição humana.

Introdução – O que é cultura e o que é arte? Reprodução / Galeria Nacional, Londres , Inglaterra . O artista holandês, Vincent van Gogh, foi um dos maiores pintores europeus. Van Gogh buscou uma pintura emocional, com pinceladas sinuosas que imprimem movimento e emoção. Vincent van Gogh, Trigal com cipreste . Óleo sobre tela , 1889. 72 cm x 91 cm. Galeria Nacional, Londres , Reino Unido .

Introdução – O que é cultura e o que é arte? Reprodução / Galeria Nacional, Londres , Inglaterra . Em aproximadamente 10 anos de trabalho o artista produziu mais de 2 mil imagens – entre desenhos, aquarelas, gravuras e pinturas. No último ano de sua vida, pintou a paisagem ensolarada ao lado, considerando-a como uma das melhores telas daquele verão. Vincent van Gogh, Trigal com cipreste . Óleo sobre tela , 1889. 72 cm x 91 cm. Galeria Nacional, Londres , Reino Unido .

Introdução – O que é cultura e o que é arte? Emmerich Gara /Pix Inc./The LIFE Images Collection/Getty Images Heitor Villa-Lobos, compositor e maestro brasileiro, realizou uma obra musical única, introduzindo elementos das canções populares e das culturas regionais indígenas na música instrumental da tradição europeia . Muitas de suas composições dialogam com os aspectos distintivos de nossa cultura, como a floresta amazônica e a cultura cabocla. Villa-Lobos regendo orquestra energicamente .

Introdução – O que é cultura e o que é arte? A criatividade e a diversidade passaram a guiar a atividade artística ao redor do mundo, questionando modelos, até então em vigor nas últimas décadas, principalmente os modelos da Europa ocidental. Hoje em dia entendemos a arte como um processo que se manifesta de formas distintas em todas as comunidades.

Introdução – O que é cultura e o que é arte? O mais importante é estimular o processo artístico em grupo social, como na escola ou no bairro. Quanto mais próximos estivermos de uma obra, mais sensibilizados ficaremos para apreciá-la, criando um diálogo e buscando entender o seu contexto.

Introdução – O que é cultura e o que é arte? O conceito de arte na cultura ocidental tem mudado, isso acontece pois os próprios artistas têm questionado os critérios que poderiam definir o que é arte. Vamos considerar as perguntas feitas pelo artista pernambucano Paulo Bruscky (1949): “ O que é arte? Para que serve?”

Introdução – O que é cultura e o que é arte? Paulo Bruscky / Acervo particular Paulo Bruscky foi precursor da arte postal, da videoarte e da arte performática no Brasil . Em plena ditadura militar, na década de 1970, realizou trabalhos questionadores e provocantes. Na imagem ao lado, Paulo sentou em frente a uma livraria no Recife com a placa escrita “O que é arte? Para que serve?”. Artista multimídia Paulo Bruscky , em performance realizada em 1978, no Recife.

Introdução – O que é cultura e o que é arte? O nascimento da cultura, podemos dizer que iniciou no período Paleolítico Superior (no intervalo de 40 mil a.C e 10 mil a.C ), pois dava indícios do desenvolvimento da expressão simbólica, isto é, da capacidade de representar conceitos por meio de imagens, objetos e símbolos. Também é marcado pela aquisição do vocabulário abstrato: a linguagem passou a expressar ideias e sentimentos. Alguns estudiosos chamam de revolução de comportamento.

Introdução – O que é cultura e o que é arte? Alguns grupos nesse período esculpiam e gravavam em instrumentos como ossos, chifres e dentes. Os enterros começaram a ter certos rituais. Por isso, os arqueólogos chamam esse período de nascimento da cultura . de Explosão Criativa do Paleolítico Superior Em todo o mundo têm sido encontradas inúmeras cavernas com pinturas rupestres, por serem abrigos permanentes, provavelmente tiveram significado especial para os grupos humanos, pois há vestígios que as pessoas retornavam a esses lugares geração após geração.

Introdução – O que é cultura e o que é arte? Fine Arte Images/ Easypix As pinturas mais antigas estão nas paredes de pedra da caverna de Chauvet , no sul da França. Trata-se de representações de touros, rinocerontes, cavalos e cervídeos, realizadas há mais de 25 mil anos . As pinturas e gravações têm proporções de animais reais e a sensação de movimento. Demonstrando a grande capacidade de observação e de representação da natureza de seus autores. Pintura na parede da caverna de Chauvet , Ardèche , França .

Unidade 1 – Matrizes culturais Nessa unidade : As culturas indígenas ; As culturas africanas ; A cultura da Grécia antiga .

Unidade 1 – Matrizes culturais O processo de ocupação do território brasileiro promoveu uma cultura mestiça, híbrida e complexa. Sendo assim, como ponto de partida para nossa reflexão sobre as matrizes ancestrais, essa unidade iniciará com os povos indígenas que aqui sempre habitaram; os povos africanos que foram trazidos para cá escravizados; e da Grécia antiga, matriz da cultura europeia, que nos foi trazido pelo colonizador português.

Unidade 1 – Matrizes culturais Rosa Gauditano /Studio R O objetivo de estudar essas três matrizes é explicitar os valores, as dominações e as violências que aparecem em ritos, objetos, imagens, narrativas e músicas dos diversos povos do passado e também na arte do nosso tempo.
Tags