Percursos da arte Beá Meira; Rafael Presto; Silvia Soter 1º ano ensino m édio
Introdução – O que é cultura e o que é arte? Cultura e Arte são fenômenos bem diferentes, embora as pessoas possam confundir. A cultura é a maneira como a sociedade se estrutura, comporta e produz. É um fenômeno integral, abrangendo o que uma coletividade é e faz. Trata-se do patrimônio material e intelectual compartilhado por um grupo social.
Introdução – O que é cultura e o que é arte? A cultura engloba linguagem, comportamento, símbolos, técnicas, objetos, ideais, regras, crenças – realizações materiais e imateriais passadas de geração em geração. Cada cultura possui elementos específicos, unindo sua comunidade e seus ancestrais, ela é viva e não é estanque. Por meio do comércio ou redes de comunicação é possível passar a cultura de um determinado grupo para outros grupos, transformando a vida social. Por exemplo a democracia, que pode se universalizar.
Introdução – O que é cultura e o que é arte? As relações culturais nem sempre são pacíficas, muitas vezes são marcadas por dominações, conflitos, preconceitos e discriminações. Com a Revolução Digital, a cultura da Europa ocidental foi assimilada mais rapidamente e teve um impacto maior. A cultura digital propiciou novas formas de interação entre grupos da mesma sociedade e de grupos distintos. Possibilitando novos olhares para o cenário artístico, uma vez que foi possível romper com determinados padrões e determinar gestos mais livres.
Introdução – O que é cultura e o que é arte? Já a arte é mais difícil de definir, lançando um olhar pela história, verificamos que determinadas obras tiveram tanta força ao ponto de influenciar a produção de outros artistas e o comportamento da sociedade no decorrer do tempo, intituladas de “grande arte ”. Outro fator que dificulta a explicação de arte em vez da cultura, é que ninguém questiona se as peças de Shakespeare são realmente arte, ou se as telas pintadas por Van Gogh ou as composições de Villa-Lobos podem ser classificadas por “grande arte”. Veremos a seguir a biografia dos 3 artistas.
Introdução – O que é cultura e o que é arte? Um dos maiores representantes da história do teatro, o dramaturgo inglês William Shakespeare, escreveu e dirigiu tragédias, comédias e dramas históricos da Inglaterra e da Grécia clássica. A Cia. do Teatro Popular do Sesi encenando , em 2002, a peça Hamlet , escrita por William Shakespeare no início do século XVII. Direção de Francisco Medeiros, em São Paulo, SP Lenise Pinheiro / Folhapress
Introdução – O que é cultura e o que é arte? Seus personagens eram reis, nobres e famílias poderosas, sendo que os aristocratas ganharam destaque central em suas tramas, quase sempre apoiados por personagens populares . As peças de Shakespeare eram vistas por todos (do povo à rainha), e sua grandeza estava nessa representatividade, com o intuito de passar a complexidade da condição humana.
Introdução – O que é cultura e o que é arte? Reprodução / Galeria Nacional, Londres , Inglaterra . O artista holandês, Vincent van Gogh, foi um dos maiores pintores europeus. Van Gogh buscou uma pintura emocional, com pinceladas sinuosas que imprimem movimento e emoção. Vincent van Gogh, Trigal com cipreste . Óleo sobre tela , 1889. 72 cm x 91 cm. Galeria Nacional, Londres , Reino Unido .
Introdução – O que é cultura e o que é arte? Reprodução / Galeria Nacional, Londres , Inglaterra . Em aproximadamente 10 anos de trabalho o artista produziu mais de 2 mil imagens – entre desenhos, aquarelas, gravuras e pinturas. No último ano de sua vida, pintou a paisagem ensolarada ao lado, considerando-a como uma das melhores telas daquele verão. Vincent van Gogh, Trigal com cipreste . Óleo sobre tela , 1889. 72 cm x 91 cm. Galeria Nacional, Londres , Reino Unido .
Introdução – O que é cultura e o que é arte? Emmerich Gara /Pix Inc./The LIFE Images Collection/Getty Images Heitor Villa-Lobos, compositor e maestro brasileiro, realizou uma obra musical única, introduzindo elementos das canções populares e das culturas regionais indígenas na música instrumental da tradição europeia . Muitas de suas composições dialogam com os aspectos distintivos de nossa cultura, como a floresta amazônica e a cultura cabocla. Villa-Lobos regendo orquestra energicamente .
Introdução – O que é cultura e o que é arte? A criatividade e a diversidade passaram a guiar a atividade artística ao redor do mundo, questionando modelos, até então em vigor nas últimas décadas, principalmente os modelos da Europa ocidental. Hoje em dia entendemos a arte como um processo que se manifesta de formas distintas em todas as comunidades.
Introdução – O que é cultura e o que é arte? O mais importante é estimular o processo artístico em grupo social, como na escola ou no bairro. Quanto mais próximos estivermos de uma obra, mais sensibilizados ficaremos para apreciá-la, criando um diálogo e buscando entender o seu contexto.
Introdução – O que é cultura e o que é arte? O conceito de arte na cultura ocidental tem mudado, isso acontece pois os próprios artistas têm questionado os critérios que poderiam definir o que é arte. Vamos considerar as perguntas feitas pelo artista pernambucano Paulo Bruscky (1949): “ O que é arte? Para que serve?”
Introdução – O que é cultura e o que é arte? Paulo Bruscky / Acervo particular Paulo Bruscky foi precursor da arte postal, da videoarte e da arte performática no Brasil . Em plena ditadura militar, na década de 1970, realizou trabalhos questionadores e provocantes. Na imagem ao lado, Paulo sentou em frente a uma livraria no Recife com a placa escrita “O que é arte? Para que serve?”. Artista multimídia Paulo Bruscky , em performance realizada em 1978, no Recife.
Introdução – O que é cultura e o que é arte? O nascimento da cultura, podemos dizer que iniciou no período Paleolítico Superior (no intervalo de 40 mil a.C e 10 mil a.C ), pois dava indícios do desenvolvimento da expressão simbólica, isto é, da capacidade de representar conceitos por meio de imagens, objetos e símbolos. Também é marcado pela aquisição do vocabulário abstrato: a linguagem passou a expressar ideias e sentimentos. Alguns estudiosos chamam de revolução de comportamento.
Introdução – O que é cultura e o que é arte? Alguns grupos nesse período esculpiam e gravavam em instrumentos como ossos, chifres e dentes. Os enterros começaram a ter certos rituais. Por isso, os arqueólogos chamam esse período de nascimento da cultura . de Explosão Criativa do Paleolítico Superior Em todo o mundo têm sido encontradas inúmeras cavernas com pinturas rupestres, por serem abrigos permanentes, provavelmente tiveram significado especial para os grupos humanos, pois há vestígios que as pessoas retornavam a esses lugares geração após geração.
Introdução – O que é cultura e o que é arte? Fine Arte Images/ Easypix As pinturas mais antigas estão nas paredes de pedra da caverna de Chauvet , no sul da França. Trata-se de representações de touros, rinocerontes, cavalos e cervídeos, realizadas há mais de 25 mil anos . As pinturas e gravações têm proporções de animais reais e a sensação de movimento. Demonstrando a grande capacidade de observação e de representação da natureza de seus autores. Pintura na parede da caverna de Chauvet , Ardèche , França .
Unidade 1 – Matrizes culturais Nessa unidade : As culturas indígenas ; As culturas africanas ; A cultura da Grécia antiga .
Unidade 1 – Matrizes culturais O processo de ocupação do território brasileiro promoveu uma cultura mestiça, híbrida e complexa. Sendo assim, como ponto de partida para nossa reflexão sobre as matrizes ancestrais, essa unidade iniciará com os povos indígenas que aqui sempre habitaram; os povos africanos que foram trazidos para cá escravizados; e da Grécia antiga, matriz da cultura europeia, que nos foi trazido pelo colonizador português.
Unidade 1 – Matrizes culturais Rosa Gauditano /Studio R O objetivo de estudar essas três matrizes é explicitar os valores, as dominações e as violências que aparecem em ritos, objetos, imagens, narrativas e músicas dos diversos povos do passado e também na arte do nosso tempo.