Reino Protista BIOLOGIA – 2 ° ANO – PROF.ª RACHEL VILANI
PROTOZOÁRIOS A COMPLEXIDADE DA CÉLULA EUCARIÓTICA DE UM PROTOZOÁRIO É TÃO GRANDE, QUE ELA (SOZINHA) EXECUTA TODAS AS FUNÇÕE DE TECIDOS, ÓRGÃOS E SISTEMAS REALIZAM EM UM SER PLURICELULAR COMPLETO.
Tipos de Protozoários CLASSE MECANISMO DE LOCOMOÇÃO EXEMPLO Rizópodes (ou sarcodíneos Pseudópodes Ameba Flagelados Flagelos Tripanossomo Ciliados Cílios Paramécio Apicomplexos (esporozoários) Ausente Plasmódio
RIZÓPODES: OS PROTOZOÁRIOS MAIS SIMPLES Amebas são protozoários muito simples. As de vida livre são aquáticas e podem ser facilmente encontradas e coletadas junto às folhagens velhas ou sobre o lodo de lagoas; Vacúolo pulsátil (ou vacúolo contrátil): atua como “bombinha” que se contrai e se relaxa – sua função é regular o conteúdo de água que penetra nas amebas que vivem na água doce. As amebas se locomovem muito lentamente por meio da emissão de pseudópodes. São projeções da célula, que se deforma toda, que encaminham a ameba para várias direções. Tipos de Protozoários
Tipos de Protozoários
Flagelados: mais rápidos que as Amebas Trypanossoma gambiense: causador da doença do sono, comum na África e transmitida pela mosca tsé-tsé; Trypanossoma cruzi : causador da doença de Chagas, transmitida por barbeiros; Leishmania braziliensis : causadora da úlcera de Bauru.
Ciliados: os protozoários mais complexos Exemplo: Paramécio – encontrado em lagoas de água parada e facilmente mantido em meios de cultura contendo água e grãos de arroz. Locomovem-se mais facilmente que as amebas e os flagelados. Seus CÍLIOS permitem o deslocamento em várias direções.