Apresentação final São sebastiao TCC Jonhy.pptx

JonhySouza2 7 views 10 slides Aug 29, 2025
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

apresentação de TCC


Slide Content

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CONDIÇÕES DE SANEAMENTO DO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA-PARÁ Discente: Jonhy Cleber Rodrigues de Souza Orientadora: Prof.ª Dr ª Karla Ribeiro Belém-Pará 2023

INTRODUÇÃO Importância da preservação da água Agropecuária Geração de energia Industria Necessidades humanas

Ciclo Hidrológico Fonte: Dingman , 2015 97% da água do planeta é salgada Apenas 3% é considerada doce. 11, 6% da agua doce do Brasil fica na Amazônia. Nos últimos 40 anos o consumo de agua doce do mundo triplicou, reduzindo assim os espelhos d’aguas. Em virtude da ocorrência de chuvas não ocorrer de forma igual em todas as regiões, o abastecimento de água fica prejudicado.

Problemas relacionados a falta de saneamento Básico De acordo com os dados do censo de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), cerca de 39,7% dos municípios brasileiros ainda não têm serviço de esgotamento sanitário. Enquanto no Sudeste, mais de 90% dos municípios possuíam esse serviço desde 1989, no Norte essa proporção era de apenas 16,2% em 2017. Sem o devido cuidado dispensado ao saneamento básico, muitos problemas podem vir a acontecer com a população mais carente, o principal são as doenças de veiculação hídricas, que acometem grande parte da população residente em áreas carentes de saneamento.

OBJETIVO Geral Descrever o perfil epidemiológico e sociodemográfico das condições de saneamento básico, qualidade da água e da incidência das principais doenças relacionadas com a poluição ambiental no município de São Sebastião da Boa Vista, localizado no arquipélago do Marajó, no estado do Pará.   Específicos Conhecer as condições de saneamento básico do município de São Sebastião da Boa Vista, Pará. Levantar dados epidemiológicos, socioeconômicos e das condições do meio ambiente relacionadas com os indicadores de agravos à saúde relacionados com as doenças do saneamento básico. Relacionar os dados epidemiológicos e socioeconômicos com o cotidiano de vida dos habitantes do município de São Sebastião da Boa Vista-PA .

DESENVOLVIMENTO O município de São Sebastião da Boa Vista está localizado no estado do Pará, com área territorial de aproximadamente 1.632.251 km², correspondendo a 0,13% da área total do território paraense. Este município integra a região do Arquipélago do Marajó, e segundo a divisão geográfica regional, o município está inserido na Mesorregião Marajó, e microrregião do Furo de Breves, localizado na região geográfica intermediária de Breves.

DESENVOLVIMENTO Distribuição de renda domiciliar

DESENVOLVIMENTO

CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante dos dados aqui apresentados, após a realização desse trabalho, ele nos permite concluir que: A água é um bem necessário para toda humanidade, porém deve se ter o cuidado necessário para não a transformar em um potencial fonte de infecção haja vista que se tratada de forma inadequada pode se transformar em um veículo de disseminação de infecções para a população. O acesso aos serviços de saneamento básico no município de Sebastião da Boa Vista, não se dá de forma igualitária, mostrando que mesmo na região urbana a população está suscetível as doenças de veiculação hídrica. Em relação a distribuição de água tratada, o município é insuficiente e submete a população aos piores níveis de qualidade da água, já que não há um plano de tratamento para a água que é distribuída para a população. O tratamento do sistema de esgoto também é um agravante visto que a principal forma de tratamento é através de fossas rudimentares, que podem inclusive poluir rios e mananciais próximos as mesmas. Por fim, o município de São Sebastião da Boa Vista, precisa urgentemente criar programas que tenham o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de saneamento, com a construção de redes de esgotamento sanitários, e estações de tratamento de água para a melhoria da qualidade de vida da população. Também se faz necessário que o poder público crie campanhas de conscientização da população para que os índices de doenças diarreicas possam ser revertidos.

REFERÊNCIAS ABDALA, M.F. et al . Informativo Ambiental – Água, Sobrevivência dos Seres Vivos. Água é Vida. Curso de Aprendizagem Comercial. 2008. Disponível em http:// www.senacrs.com.br /FECOMERCIO/ ANF /NOTICIAS/fotos/2008319/ 15045.pdf . Acesso em: 1 ago.2023 . BE LÉM , S ECT A M - Se cr et a ri a Execut i v a d e C iência , Tecn ologi a e Me i o Ambi e nt e . Car t ilh a ág u a Fo nt e d e Vida . B el ém: S EC TAM , 200 5 . p . 7 . BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS (2010). Sistema de Informação de Atenção Básica – Situação de Saneamento/PA. Disponível em: http:// tabnet.datasus.gov.br / cgi / deftohtm.exe?siab / cnv / SIABCPA.def . Acesso em: 29 ago. 2023. DINGMAN , S. L. Physical Hydrology . Long Grove, IL: Waveland Press, 2015. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010). Panorama da População de São João da Boa Vista/PA . Disponível em: https:// cidades.ibge.gov.br /brasil/ pa / sao - sebastiao -da-boa-vista/panorama. Acesso em: 27 maio 2023. J U LI Ã O , F a bia n a Cristina . Águ a p a r a C o nsum o Hum an o e Saúde : A ind a uma I n i q uida d e em Á re a Periféric a d o Municíp i o d e Ri be i r ã o Pret o - S P . Tr ab alh o d e Con c lusã o de Curso . Ri b ei r ã o P reto . U n i v ersi da d e d e Sã o P a ulo , 20 03 . SA NTOS , M.A.M . Incid ê n c i a d e D oe n ça s I n fe ct o -Pa r a sitária s e C ondiçõe s d e Saneam ent o B ási co n o M unic í p i o d e San tan a d o A ra guai a -P a rá . Trabalh o de Con c lusã o de Curso . Ma rabá . U n i v ersi d ad e Fede r al d o Pará , 2 5 . T EIXEIRA , J . C.; PUNGIRU M , M . E. M . C. Análi se d a as soci a çã o ent re s a neament o e saúd e no s pa í s e s d a A m éri ca L atin a e d o Ca r ib e , em p r e ga n d o dad o s secundár i o s d o banc o d e d ado s d a Organizaçã o Pa n - American a d e Saú d e – O PAS . Revi s t a Brasi l ei r a d e Ep id em io l ogia . Volum e 8 . Nú m er o 4 . p . 3 6 5- 376 , 2 00 5 . U BERLÂNDIA , Ass oci açã o do s M u ni cí p io s d a M ac r o rregi ã o d o Va l e d o P ar a í ba ; Co nselh o Int er muni c ipa l d e Sa neament o A m b i en t al . Manua l d e S a neam ent o Rura l . AM VAP / C ISA M : U berl â ndi a , 2 06.
Tags