apresentação mamo

LuanaNeves30 156 views 22 slides Jul 20, 2022
Slide 1
Slide 1 of 22
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22

About This Presentation

Posicionamento mamográfico: posicionamento de rotina e complementares. Descrições e imagens. Suportes utilizados para magnificação de estruturas. Manobras também utilizadas.


Slide Content

Mamografia Posicionamento mamográfico

Rotina São realizadas como rotina duas incidências mamográficas ortogonais em cada mama: as incidências mediolateral-oblíqua (MLO) e craniocaudal. (CC)

CRANIOCAUDAL - CC    Tubo vertical, feixe perpendicular à mama Paciente de frente para o receptor, com a cabeça virada para o lado oposto ao exame Centralizar a mama no porta chassi, mamilo paralelo ao filme.

CC

MÉDIO LATERAL OBLÍQUA - MLO Rodar o tubo até que o bucky esteja paralelo ao músculo peitoral maior, com angulação de 30° à 40° Centralizar a mama no porta chassi, mamilo paralelo ao filme Filme mais próximo aos quadrantes externos As mamas devem ser posicionadas de forma simétrica com a mesma angulação.

POSICIONAMENTO MLO

MLO

COMPLEMENTARES As incidências complementares possibilitam o esclarecimento de situações duvidosas apresentadas nas incidências de rotina, e servem para realizar manobras e análise de regiões específicas segundo o INCA (2007).

CRANIO CAUDAL FORÇADA - XCC Angulação de 5° à 10° Feixe de cima para baixo Paciente posicionada como na CC, com ligeira rotação para centralizar os quadrantes externos no bucky Incluir o mamilo que deve ficar paralelo ao filme.

XCC

CLEAVAGE - CV Elevar o sulco inframamário das duas mamas, de forma que as duas fiquem com o quadrante interno do bucky Centralizar os quadrantes internos das mamas no bucky, mamilo paralelo ao bucky As mamas devem ser posicionadas de forma simétrica.

CV

MÉDIO-LATERAL ou PERFIL EXTERNO – ML ou P Rotação do tubo de 90°, feixe perpendicular à mama Paciente de frente para o bucky, braço do lado referente ao lado do exame relaxado e o cotovelo dobrado em cima do bucky, mama de interesse no receptor e a outra tracionada para a lateral. Centralizar a mama e mamilo paralelo ao filme.

ML

LÁTERO – MEDIAL ou PERFIL INTERNO – LM OU CONTACT Rotação do tubo 90° Osso esterno do paciente encostando no bucky, braço referente ao lado do exame colocado em cima do bucky, mama de interesse no receptor e a outra deve ser colocada para trás Mama de interesse centralizada e mamilo paralelo ao bucky

CAUDO – CRANIAL - RCC Rotação do tubo 180° Paciente de frente para o bucky e ligeiramente inclinado para frente. Elevar sulco inframamário, para permitir melhor exposição da porção superior da mama Filme mais próximo dos quadrantes superiores

MANOBRAS São recursos para estudar as alterações detectadas na mamografia e que podem ser associados a qualquer incidência. As manobras mais utilizadas são: compressão localizada, ampliação, associação entre compressão e ampliação, manobra angular, rotacional (roll) e tangencial.

COMPRESSÃO FOCAL Localizar a lesão em cima do bucky e palpala Identificar a lesão Descer o compressor adequado sobre a área a ser estudada.

AMPLIAÇÃO Usar o dispositivo para ampliação de acordo com o aumento desejado Utilizar compressor específico Mudar para foco fino

ROLADA OU ROLL – RM ou RL Rotação do tubo de 90° Realizar rotação da parte superior da mama, que não está em contato com o filme, para aparte lateral ou medial. Rotação realizada depois de posicionar a paciente e antes de aplicar a compressão.

TANGENCIAL - TAN Utiliza-se marcador metálico em qualquer incidência quando houver lesões cutâneas e lesões mamárias. Marcações metálicas utilizadas: fio em cicatrizes, “N” em nódulos nódulos palpáveis, “V” em verrugas e “E” em espessamentos.

EKLUND Consiste em “empurrar” o implante de encontro ao tórax e “puxar” a mama. A placa compressora comprime a mama livre de quase todo (em alguns casos de todo) implante. De preferência usar o modo manual.