Apresentação PGD Teletrabalho apresentação

barbaracampinho 4 views 17 slides Sep 15, 2025
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

Apresentação PGD Teletrabalho


Slide Content

Programa de Gestão e Desempenho Visão   geral do Programa de Gestão Forma de participação no IFBA.

Visão   geral do  Programa  de  Gestão Processo de seleção; SUAP; Mudanças na Resolução. O que é o PGD e sua importância; Atividades, modalidades e regimes de execução;

O que é o PGD Modelo de trabalho que substitui o controle de ponto por controle de resultados; As atividades desenvolvidas devem permitir a mensuração da produtividade, dos resultados e do desempenho; Inicialmente previsto no Decreto nº 1590/95 ; No IFBA, instituído pela Resolução CONSUP nº 53/2022;

O que o PGD não é

Quem pode participar Art. 3º Podem participar do teletrabalho no âmbito do IFBA: I – Servidores públicos ocupantes de cargo efetivo; II– Servidores públicos ocupantes de cargo em comissão e funções gratificadas, declarados em lei de livre nomeação e exoneração; III- empregados públicos regidos pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, em exercício na unidade, e IV – Contratados temporários regidos pela Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993. (Resolução CONSUP 53/2022)

Importância do Programa

Atividades abrangidas Art. 5º O Programa de Gestão do IFBA abrangerá as atividades cujas características permitam a mensuração da produtividade, dos resultados e do desempenho do participante em suas entregas. Art. 6º As atividades que possam ser adequadamente executadas de forma remota e com a utilização de recursos tecnológicos serão realizadas preferencialmente na modalidade de teletrabalho parcial ou integral. I - cuja natureza demande maior esforço individual e menor interação com outros agentes públicos; II - cuja natureza de complexidade exige elevado grau de concentração; III -cuja natureza seja de baixa a média complexidade com elevado grau de previsibilidade e/ou padronização nas entregas, e IV- que possam ser adequadamente executadas de forma remota e com a utilização de recursos tecnológicos. § 2º O teletrabalho não poderá: I - abranger atividades cuja natureza exija a presença física do(a) participante na unidade ou que sejam desenvolvidas por meio de trabalho externo; II - reduzir a capacidade de atendimento de setores que atendem ao público interno e externo, e III - Abranger os(as) servidores(as) em jornada flexibilizada. (Resolução CONSUP 53/2022)

Modalidades e Regimes de execução Presencial: participante executa suas atividades em local definido pela Administração. Teletrabalho Parcial: participante executa parte das atividades em local definido pela Administração e parte em local de sua escolha. Integral: participante executa suas atividades em local de sua escolha.

Modalidades e Regimes de execução 

Responsabilidades do(a) participante Assinar e cumprir o plano de trabalho e o TCR; Atender às convocações para comparecimento presencial; Registrar as atividades realizadas, bem como a ocorrência de afastamentos, licenças ou outros impedimentos para eventual ajuste no plano de trabalho; Zelar pela guarda e manutenção de equipamentos cuja retirada foi autorizada; Executar o plano de trabalho, temporariamente, em modalidade distinta, na hipótese de caso fortuito ou força maior que impeça o cumprimento do plano de trabalho na modalidade pactuada; Informar à chefia da unidade de execução o andamento dos trabalhos, conforme pactuado, as licenças e afastamentos legais e apontar intercorrências que possam afetar ou que afetaram o que foi pactuado; Responder pelos meios de comunicação e no prazo definidos no TCR, quando contatado no horário de funcionamento do órgão ou da entidade.

Competências e responsabilidades da chefia Elaborar e monitorar a execução do plano de entregas da unidade; Selecionar os participantes; Pactuar, monitorar e avaliar a execução dos planos de trabalho dos participantes; Registrar, no sistema definido pela unidade de gestão de pessoas do órgão ou entidade, os códigos de participação em PGD e os casos de licenças e afastamentos relativos aos seus subordinados; Promover a integração e o engajamento dos membros da equipe em todas as modalidades e regimes adotados; Dar ciência à unidade de gestão de pessoas do seu órgão ou entidade quando não for possível se comunicar com o participante por meio dos canais previstos no TCR e no escritório digital; Definir a disponibilidade dos participantes para serem contatados; Desligar os participantes do PGD; Manter atualizada a situação cadastral dos agentes públicos subordinados quanto ao status de participação no PGD e a respectiva modalidade no SOUGOV.

Competências e responsabilidades da comissão Elaborar o edital e acompanhar suas etapas; Mapear e ofertar vagas; Atuar como instância recursal na aplicação da Resolução; Atualizar a Tabela de Atividades; Ser ouvida quando consultada nos casos omissos à Resolução

Sistema utilizado Suap : Planejamento semanal das atividades em teletrabalho – chefia e participante Registro das entregas pactuadas – participante Avaliação das entregas – chefia Registro de frequência das atividades presenciais – participante Relatórios e Boletins

Desligamento do PGD A pedido De ofício: Não realizar atualização cadastral; Descumprimento do TCR; Redistribuição, remoção, mudança de setor; Arts . 43 a 46 da Resolução e art. 27 da IN 24/2023.

Fluxo simplificado no IFBA

Atualizações da Resolução

Competências  e    Responsabilidades Participante; Chefia; Desligamento do Programa Comissão;
Tags