Candido Portinari nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, numa fazenda de caf é em Brodoswki , no Estado de São Paulo . Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas a instru ç ão prim á ria de desde crian ç a manifestou sua voca ç ão art í stica. Aos quinze anos de idade foi para o Rio de Janeiro em busca de um aprendizado mais sistem á tico em pintura, matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1928 conquista o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro da Exposi ç ão Geral de Belas-Artes, de tradi ç ão acadêmica. Vai para Paris, onde permanece durante todo o ano de 1930. Longe de sua p á tria, saudoso de sua gente, Portinari decide, voltar para o Brasil em 1931, retratar nas suas telas o povo brasileiro. Em 1935 obt é m seu primeiro reconhecimento no exterior.
O artista Pl á stico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos sub ú rbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda crian ç a... Apesar de amante da Arte, enveredou-se pelo caminho do Direito e se formou em 1970, mas nunca deixando de lado a pintura. Em 1978 troca o sucesso financeiro do Rio pela beleza natural de Cabo Frio: o sol, o mar e seus frutos contagiam seu esp í rito.
No ano de 1986 resolve abandonar a advocacia e se dedicar integralmente à produção artística, e lembra que quando jovem, a primeira pintura que conheceu foi de Portinari em sua fase geométrica. A sua preocupação foi sempre com a criação e não com a cópia. Passou a fazer uma série de exposições em Cabo Frio e demais municípios da Região dos Lagos, além do Rio de Janeiro, sempre com estilos diversos a cada exposição. Ivan Cruz pintou seus primeiros quadros com temas de sua infância, mais precisamente suas Brincadeiras. O sucesso foi tão grande por aqui, que ele cancela sua exposi ç ão em Portugal e expõe em v á rias cidades da Região dos Lagos e no Rio de Janeiro. Passou a retratar em suas telas: piões, crian ç as pulando corda, jogando bola de gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carni ç a e muito mais...
De 1990 at é hoje, Ivan Cruz pintou cerca de 600 quadros,retratando mais de 100 brincadeiras distintas, e chamou essa s é rie de “ Brincadeiras de Crian ç a ” , que cresceu de tal forma sua expressão e repercussão que se transformou em um projeto, pois passou a reunir em suas exposi ç ões não s ó os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confec ç ão de brinquedos, contadores de hist ó ria, al é m de uma ambienta ç ão com m ú sicas da é poca, como cantigas de roda deixada de lado hoje em dia. Tudo nascido do sonho, da saudade e da vontade de fazer com que todos voltassem a brincar e as crian ç as de hoje aprendam o verdadeiro esp í rito dessa arte que est á sendo deixada de lado hoje em dia. Ivan Cruz baseia seu trabalho na frase que criou:
“ A crian ç a que não brinca não é feliz, ao adulto que quando crian ç a não brincou, falta-lhe um peda ç o no cora ç ão ” .