Boas praticas, aplicação em empresas para melhorar o bem estar dos funcionários.
Size: 2.92 MB
Language: pt
Added: Oct 04, 2025
Slides: 17 pages
Slide Content
PRO-026274 Programa de Reconhecimento de Boas Práticas Ambientais em Obras Janeiro/2020
1 1 Objetivos
Objetivos Contribuir com as metas Vale relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável , a Gerência de Implantação de Investimentos Correntes criou o Programa de Reconhecimento de Boas Práticas Ambientais em Obras, visando incentivar e reconhecer as ações de compromisso ambiental das empresas contratadas de suas obras em áreas Vale.
3 O que são Boas Práticas? 2
Boa prática consiste em uma técnica identificada e experimentada para a realização de determinada tarefa, atividade ou procedimento. A boa prática deverá ser a algo inovador, apresentando alternativas sustentáveis em nossas atividades atendendo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. Boas Práticas
MUDANÇAS CLIMÁTICAS ÁGUA ENERGIA FLORESTAS GESTÃO DE IMPACTOS Energia: Redução do consumo de energia; Água: Redução do consumo de água; Floresta: Recuperação de áreas degradadas; Mudanças Climáticas: Redução de emissões de GEE / Uso de fontes renováveis para combate da alteração climática ; Gestão de Impactos Operacionais: Redução de material particulado, e na geração de resíduos. Temas Ambientais
Critérios de Avaliação e Pontuação 3
O reconhecimento das boas práticas será realizado trimestralmente através da avaliação das ações e projetos que contribuam para a conservação, preservação e diminuição dos impactos ambientais nas obras . Como Será? As boas práticas serão avaliadas através do Anexo 01 – Check List para Avaliação Boas Práticas Ambientais em Obras
Detalhamento Os critérios de avaliação das práticas ou projetos, utilizados pela Comissão Julgadora (composta de lideranças Vale), sem ordem de prioridade, são: Facilidade de replicação para outras contratadas da Ger. de Implantação de Investimentos Correntes e abrangência em outras obras da mesma empresa. Efetividade dos resultados alcançados (sustentabilidade do resultado alcançado – continuidade da boa prática). Originalidade e inovação. Participação da equipe da obra em sua construção e execução. Envolvimento e apoio da liderança da empresa na implantação da boa prática / projeto. Obs : Em caso de empate de notas finais após a avaliação das boas práticas apresentadas, será utilizado como critério de desempate a eliminação da menor nota dentre aquelas obtidas dos critérios de avaliação. Na sequência, as notas serão novamente somadas e será considerado vencedor aquele que obtiver a maior soma de pontos.
Elegibilidade 4
Serão elegíveis as empresas que estiverem com obras em fase de implantação , excluindo as fases de mobilização e desmobilização. A empresa deverá preencher o Anexo 02 - Registro de Boas Práticas de Meio Ambiente , estabelecendo quais ODS estão sendo contempladas na boa prática apresentada, além da descrição detalhada e dos ganhos encontrados com a implantação da mesma.
A empresa que estiver enquadrada nas condições a seguir não será premiada , logo não receberá o reconhecimento (a empresa poderá apresentar a boa prática, porém não será premiada): Um ou mais incidentes ambientais no período de avaliação; Resultado abaixo de 80% nos requisitos de Meio Ambiente na planilha da Caminhada de SSMA.
Premiação 5
Será premiada a empresa que obtiver a melhor avaliação , considerando “todas as suas obras” em implantação dentro do trimestre. O vencedor da melhor Boa Prática será contemplado da seguinte forma: a) Certificado ou placa de reconhecimento, como melhor prática do trimestre; b) Bonificação na Avaliação da Proposta Técnica de novos processos de contratação.
Cerimônia de Premiação 6
As Cerimônias de Premiação serão realizadas durante as reuniões da COMSEG , trimestralmente. As COMSEG’s são eventos abertos ao público Vale e Contratadas, sem necessidade de inscrição prévia .