NefatalinGonalvesNet
1 views
10 slides
Oct 06, 2025
Slide 1 of 10
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
About This Presentation
Apresentação sobre preconceito e inclusão
Size: 469.31 KB
Language: pt
Added: Oct 06, 2025
Slides: 10 pages
Slide Content
Gênero e(m) inclusão: caminhos educacionais
“mulheres e homens se tornam seres ‘roubados’ se selhes nega a condição de partícipes da produção do amanhã”. Freire - Pedagogia dos Sonhos Possíveis
INICIANDO: Exclusão prática Pessoa fora de um círculo; Quem são os mais excluídos educacionalmente? De que educação falamos? POBRES DEFICIENTES NEGROS
VIOLÊNCIA SEXUAL Dupla exclusão; Muro do silêncio; Pós-revelação: assunto. Revitimização .
GÊNERO E ORIENTAÇÃO Não temos dados de questões de gênero por ser algo “novo”; Orientação tem pouca diminuição e retoma preconceitos culturais embutidos; Esses alunos saem da escola, em grande parte, por serem pobres e por conta de sua orientação sexual (99% dos casos – dados Girassol). Nesse público nasce a prostituição (nascente entre crianças e adultos)
A EDUCAÇÃO SUPERIOR PESSOAS NASCIDAS MULHERES Subempregos; Crianças para cuidar (jovens); Não terminam ensino básico; PESSOAS NASCIDAS MULHERES Travestismos. Não acessam ensino por falta de formação e por conta do estigma.
OU SEJA... A prostituição nasce, em sua grande maioria, da pobreza e da orientação sexual. A única ação de inclusão efetiva realizada atualmente, por conta de questões político-ideológicas, são banheiros, nome social e comunicação (em especial mês de junho – mês o orgulho LGBTQIA+). Ações que são apontadas para pensar: bolsa permanência, mudança de cultura e questões sociais de financiamento (pensar meninos do tráfico).
UMA AÇÃO POSSÍVEL Salas de EJA para travestis (exclusão da exclusão); Projeto do governo municipal de São Paulo (Haddad e Challita ); Por que a escolha deles? Dados que revelam mais que qualquer informação básica.