Apresentação sobre Papa João Paulo II. Catequese 7º ano.

teresapegacho1 1 views 14 slides Sep 28, 2025
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

Apresentação sobre João Paulo II.


Slide Content

João Paulo II Uma vida dedicada à Unidade da Igreja

Chamava-se Karol. Nasceu na Polónia nos anos 20 do século passado.

Cedo perdeu a mãe e vivia só com o pai quando chegou a invasão nazi. Teve de encontrar trabalho numa pedreira, para não ser deportado.

Com os amigos, faz teatro, vai à Igreja … Diante da vontade de resistir pela violência aos nazis, adopta o lema: “não matar, não odiar”, que aconselha aos colegas de teatro. Gosta de fazer esqui, escaladas de montanhas, descidas de rios.

Um dia confessa ao grupo de amigos e amigas que sente vocação para a vida sacerdotal.

Sem tempo para respirar da ocupação nazi, chega o comunismo à Polónia. As pessoas não se podem deslocar para onde querem, nem se podem reunir facilmente.

Aos 38 anos, é ordenado bispo auxiliar de Cracóvia. Passados alguns anos, é escolhido para cardeal. Participa no Concílio Vaticano II (um encontro dos bispos de todo o mundo entre 1962 e 1965, em Roma) e deixa boas recordações das suas intervenções profundas e claras.

Em 1978, vem a Roma para participar na eleição do Papa João Paulo I, que viveria apenas mais 33 dias. Voltando a Roma para a escolha de um novo Papa, foi ele o eleito. Adopta o nome de João Paulo II.

É um verdadeiro missionário, com mais de 100 viagens, fora de Itália. Em toda a parte, apela à liberdade e ao cumprimento dos Direitos Humanos.

Aos jovens, incentiva-os a serem livres à maneira de Cristo, livres para o bem. Ficou famoso o seu grito: “Abri as portas a Cristo. Não tenhais medo!”

Um dos seus grandes projectos foi a unidade da Igreja. Aberto à reunificação de todas as confissões cristãs e ao diálogo entre as religiões, é sobretudo na interior da Igreja Católica que se nota a unidade construída. O Catecismo da Igreja Católica surgiu como contributo para a unidade na mesma fé.

Morreu pouco tempo depois da Irmã Lúcia, em 2005, no dia da Divina Misericórdia, uma das suas grandes devoções Ecoa ainda o grito do seu lema “Totus Tuus” (todo teu), em que diz sim a Jesus através da consagração a Nossa Senhora.

O número de peregrinos que visitam os túmulos dos papas aumentou imenso depois da morte de João Paulo II. Muitos cristãos continuam a pedir-lhe ajuda e a meditar os seus muitos escritos.

Há uma coisa que ele, unido a Cristo, fazia com uma intensidade enorme e que podemos fazer já aqui, também em união com Jesus: a oração!
Tags