Apresentação_TCC_Celso.pptx anemia em crianças diagnosticadas com malária

CelsoMonteiro21 0 views 11 slides Oct 05, 2025
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

Anemia em pacientes com malária


Slide Content

Incidência de Anemia em Crianças com Malária Hospital Geral da Baía Farta Defesa de TCC Celso Isidoro Justino Monteiro Benguela, 2025

Introdução A malária e a anemia são problemas de saúde pública em Angola. A relação entre ambas pode agravar o estado clínico das crianças. O estudo analisou a incidência de anemia em crianças internadas com malária no HGBF.

Objetivos do Estudo Objetivo Geral: Analisar a incidência de anemia em crianças com malária internadas no HGBF. Objetivos Específicos: - Caracterizar o perfil sociodemográfico das crianças. - Determinar a frequência de anemia. - Identificar fatores de risco associados à anemia.

Metodologia Estudo transversal, descritivo e observacional. Amostra: 75 crianças internadas com diagnóstico laboratorial de malária. Foram analisados hemogramas e pesquisa de parasitoses intestinais. Os dados foram processados estatisticamente com SPSS 27.

Resultados: Perfil da Amostra 53% das crianças eram do sexo feminino, 47% do sexo masculino. 46,7% tinham menos de 5 anos. A maioria era residente em áreas de alta endemicidade para malária.

Resultados: Espécies de Plasmodium Plasmodium falciparum foi encontrado em 97,3% dos casos. Plasmodium ovale foi identificado em 2,7% dos casos. O P. falciparum está fortemente associado à anemia grave.

Resultados: Incidência de Anemia A incidência de anemia foi de 27,9%. 61,3% das crianças apresentaram algum grau de anemia. 37,3% dos casos de anemia foram classificados como graves.

Resultados: Fatores de Risco Altos níveis de parasitemia associados à anemia grave (χ² = 40,85; p < 0,001). Coinfecções parasitárias intestinais aumentaram a gravidade da anemia. 76% das crianças necessitaram de transfusão sanguínea.

Discussão dos Resultados Os achados confirmam a literatura sobre a relação entre malária e anemia. A prevalência de anemia foi menor do que em alguns estudos internacionais. A alta necessidade de transfusões indica um problema clínico relevante. O controle de parasitoses intestinais deve ser parte da abordagem terapêutica.

Conclusão A anemia é uma complicação comum da malária em crianças internadas. A parasitemia elevada e as coinfecções foram fatores-chave na gravidade da anemia. Sugere-se diagnóstico precoce, controle de coinfecções e otimização do tratamento.

Agradecimentos Agradeço à minha orientadora, professores e à banca examinadora. Aos profissionais do HGBF que contribuíram com o estudo. À minha família e amigos pelo apoio ao longo do percurso acadêmico.
Tags