APRESENTAÇÃO TCC com tematica jono~vnweown tipo2.pptx

WashingtonLuizCerqei 0 views 14 slides Oct 07, 2025
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

tcc


Slide Content

CENTRO UNIVERSITÁRIO NOBRE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

  INFLUÊNCIA DO ENFERMEIRO COMO AGENTE INCENTIVADOR DA PRESENÇA DO COMPANHEIRO(A) NO PRÉ-NATAL : UMA REVISÃO DA LITERATURA DISCENTES: WASHINGTON LUIZ CERQUEIRA DOS SANTOS DOCENTE : PROF.(A) MESTRE FLAVIA LIMA DE CARVALHO

PROBLEMA Qual a importância da participação do homem no pré-natal e de que forma o profissional de enfermagem pode contribuir para reforçar e aumentar esta presença?

JUSTIFICATIVA Relevância Social - A participação do pai durante o período gestacional ajuda a aumentar o vínculo familiar, além de favorecer a autoestima paterna; - Historicamente, no processo gestacional o principal foco é a gestante, contudo, a inclusão familiar tem se mostrado cada vez mais necessária e benéfica para um atendimento mais humanizado; - As políticas públicas têm grande significado na transformação social e neste contexto, através de ações voltadas para o pré-natal do Parceiro, desmistificando uma divisão de gênero historicamente perpetuada; - Assim, percebe-se que a atenção ao pré-natal e período puerperal deve estar voltada a família e suas exigências e não somente a mãe e ao filho .

JUSTIFICATIVA Relevância Acadêmica - Auxiliar na mudança do atual modelo de formação acadêmica de profissionais de saúde no Brasil que ainda tem como foco no pré-natal e os cuidados com a mulher e o bebê e exclui o pai das ações adotadas neste período; - Compreender em quais aspectos do pré-natal o enfermeiro está inserido e de que forma ele pode contribuir para tornar efetiva e significativa a participação da figura masculina, trazendo assim maior significado do processo gestacional para o pai.

OBJETIVOS Discutir a importância da presença do pai no pré-natal e a atuação do profissional de enfermagem no incentivo a esta participação. Identificar os cuidados de pré-natal essenciais para que se desenvolva uma gravidez saudável física e psicologicamente para a mulher, o feto e o genitor; Caracterizar a atuação do profissional de enfermagem nos cuidados de pré-natal;

METODOLOGIA TIPO DE ESTUDO - Revisão sistemática. BASE DE DADOS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO) e Banco de Dados PubMed . DESCRITORES - pré-natal, pai, genitor e enfermagem (combinações: pré-natal e pai/genitor; pré-natal e enfermagem; e pré-natal, pai/genitor e enfermagem). ANÁLISE DOS DADOS - Identificar nos trabalhos selecionados a importância da participação da figura paterna nos cuidados do pré-natal e de que forma o profissional de enfermagem pode contribuir para incentivar esta presença.

METODOLOGIA CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO - Inclusão: artigos publicados nas referidas plataformas de 2015 até 2022 no idioma português e que atendam ao objetivo proposto; - Exclusão: trabalhos com foco em outras áreas de saúde, que fujam do tema proposto, incompletos e que sejam de revisão bibliográfica. ASPECTOS ÉTICOS - Por se tratar de uma pesquisa documental não serão utilizados sujeito na pesquisa, portanto não necessita de autorização do Conselho de Ética. Baseando-se apenas em estudos referenciados. BENEFÍCIOS - Trata-se, portanto, de um trabalho de grande relevância na área de saúde, uma vez que busca destacar a importância da presença do pai no pré-natal e reforçar o papel do profissional de enfermagem no cenário dos cuidados de pré-natal ao buscar converter o pai em um agente integrante deste processo.

RESULTADOS ESPERADOS Espera-se com este trabalho, reforçar a importância da presença da figura do companheiro(a) nos cuidados de pré-natal, demonstrando como é essencial ampliar este papel e ressaltar de que forma os profissionais de enfermagem podem incentivar a inserção deste sujeito no período gestacional, desconstruindo cada vez mais a visão de coadjuvante atribuída aos pais e fazendo-os reconhecer-se não apenas como meros colaboradores, mas como sujeitos atuantes e parceiros no processo gestacional.

REFERÊNCIAS CALDEIRA, Letícia Ábdon ; AYRES, Lilian Fernandes Arial; OLIVEIRA, Laís Vanessa Assunção; HENRIQUES, Bruno David. A Visão Das Gestantes Acerca Da Participação Do Homem No Processo Gestacional. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro . Minas Gerais. Vol.7. 2017.   CARDOSO, Vanessa Erika Pereira Silva; SILVA JUNIOR, Aristides José da; BONATTI, Angélica Fátima; SANTOS, Gefferson Wandelles Soares dos; RIBEIRO, Thomas Ademar Nascimento. A Participação do Parceiro na Rotina Pré-Natal Sob a Perspectiva da Mulher Gestante. Rev Fund Care (Online) . Vol. 10(3). 2018.   CAVALCANT, Miriam Aparecida de Abreu; TSUNECHIRO, Maria Alice. O comportamento paterno na consulta pré-natal. Revista Paulista de Enfermagem . São Paulo. Vol.29(1-2-3): p.39-46. 2018   CLIMACO, Layres Canuta Cardoso; VILELE, Alba Benemérita Alves; BOERY, Eduardo Nagib; YARID, Sérgio Donha . Pré-Natal Masculino: Um Relato De Experiência No Contexto Da Educação Em Saúde. Enfermagem em Foco . Vol.11(2): p.198 – 203. 2020.   HOLANDA, Sâmia Monteiro; CASTRO, Régia Cristina Moura Barbosa; AQUIN, Priscila de Souza; PINHEIRO, Ana Karina Bezerra; LOPES, Lia Gomes; MARTINS, Eveliny Silva. Influência Da Participação Do Companheiro No Pré-Natal: Satisfação De Primíparas Quanto Ao Apoio No Parto. Texto Contexto Enfermagem. Ceará. Vol.27(2). 2018.   MARTELLO, Naiashy Vanuzzi ; WILHELM, Laís Antunes; CREMONESE, Luiza; ALVES, Camila Neumaier ; PRATES, Lisie Alende ; RESSEL, Lúcia Beatriz. Percepções De Gestantes Acerca Da Participação Do Companheiro Na Gestação. Saúde (Santa Maria) . Vol.43(2): p. 21-26. 2017.   MEDEIROS, Rosa Maria Santos de; COUTINHO, Sheila Passos Mota; MAIA, Ana Margarete Cordeiro da S.; SOUSA, Anderson Reis de; OLIVEIRA, Michelle Teixeira; ROSÁRIO, Clevisson Rodrigues do; PASSOS, Núbia Cristina Rocha. Pré-natal masculino: desafios na prática de enfermagem na atenção básica à saúde. REVISA . Vol.8(4): p.394-405. 2019.  

REFERÊNCIAS QUEIROZ, Emília Natália Santana de; SANTOS, Aline Alves dos; MELO, Kelyne Ketely Oliveira; MAGALHÃES, Alessandra Yasmin Feitosa; MARTINS, Letícia Laís Freitas; PORTELA, Fernanda Bruna Silva; FERREIRA, Viviane Pereira. Avaliação da adesão ao pré-natal do parceiro: impacto no trinômio. Brazilian Journal of health Review . Curitiba, Vol.2(5): p. 4835-4841. 2019.   SANTANA, Lucas Augusto; GONÇALVES, Bárbara Donnária da Silva. A Participação Do Parceiro Na Rotina Pré-Natal Da Mulher Gestante: Estudo Em Uma Unidade Básica De Saúde. HUMANIDADES & TECNOLOGIA EM REVISTA (FINOM) . Ano XIV, Vol. 20. 2020.   SANTOS, Denise Santana Silva dos; ROSÁRIO, Clivesson Rodrigues do; BRITO, Helen do Espírito Santo; SOARES, Tatiane Melo; BISPO, Tânia Christiane Ferreira. Importância Da Participação Paterna No Pré-Natal Para Compreensão Do Parto E Puerpério: Uma Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Saúde Funcional . Vol.5(2). 2018.   SILVA, Thaís de Souza; GONÇALVES, Jonas Rodrigo. A Importância Da Presença Do Pai Nas Consultas De Pré-Natal. Revista JRG de Estudos Acadêmicos . Volume 3(6). 2020   SILVA, Eudayris Lucas da; SANTOS, Igor Donizete Antunes dos; CASTRO, Nathalia Aparecida Oliveira; FURLANETO, Rozane Sobrinho; MELO, Flavia Alves de Oliveira; SELEGUIM, Aline Marrafão . A Inclusão do Homem no Pré-Natal. Rev. Mult . Psic . V.13, N. 48 SUPLEMENTO 1, p. 354-360, Dezembro/2019   SOUSA, Lucimônica Oliveira; LIMA, Thoyama Nadja Félix Alencar; LIMA, Maryama Naara Félix Alencar; NOBREGA, Maria Mirtes da. Pré-natal: assistência de enfermagem na estratégia saúde da família. Temas em Saúde . Paraíba. Volume 16(3). 2016.

REFERÊNCIAS RESENDE,J.O.; SILVA,F.M.R.; ASSUNÇÃO,R.S.; QUADROS,K.A.N. Assistência Do Enfermeiro Ao Idoso Na Estratégia Saúde Da Família . R. Enferm. Cent. O. Min. 2015set/dez; 5(3):1831-1843   TAVARES, D.M.S.; DIAS,F.A. Capacidade funcional, morbidades e qualidade de vida de idosos . enferm. vol.21 no.1 Florianópolis Jan./Mar. 2012 VERAS,R.P.; OLIVEIRA,M. Envelhecer no Brasil: a construção de um modelo de cuidado . Revista Ciência e saúde coletiva. V. 23 (6). Jun/2018   VIEIRA,P.F.; ALMEIDA,M.A.R. Humanização da assistência de enfermagem em pacientes idosos . Rev Inic Cient e Ext. 2020; 3(1): 371-8

O pré-natal não é apenas uma ato de cuidado é a representatividade do amor .

Obrigado!!!!!!! Obrigado!!!!!!! Obrigado!!!!!!!