Apresentação Tiristores - aula tiristores

assisamanciod 8 views 8 slides Apr 28, 2025
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

tiristores


Slide Content

Tiristores Aluno: Jordão Rafael Pires da Rosa

Tiristores Possui quatro camadas de silício dopado de forma diferente Ah estrutura p-n-p-n com as camadas externas com seus eletrodos denominados ânodo (tipo n) e cátodo (p- modelo). O terminal de controle do SCR é chamado de porta e está conectado à camada tipo p que é adjacente à camada catódica.

Tiristores Um tiristor é um dispositivo de três terminais formado pela combinação alternada de quatro camadas p e n de material semicondutor. Os terminais são chamados de ânodo, cátodo e porta. O tiristor funciona como um interruptor controlado que pode ser ativado por um pulso na porta. O tiristor conduz corrente do ânodo para o cátodo quando está polarizado diretamente e recebe um pulso na porta, e permanece conduzindo até que a corrente caia abaixo de um valor mínimo chamado corrente de manutenção.

Função/Aplicações Tiristores Controle de energia AC (incluindo luzes, motores, etc). Comutação eletrônica de energia CA. Pé-de-cabra de proteção contra sobretensão para fontes de alimentação. Elementos de controle em controladores acionados por ângulo de fase. Dentro das luzes do flash fotográfico, elas atuam como o interruptor eletrônico para descarregar uma tensão armazenada através da lâmpada do flash e, em seguida, cortá-la no momento necessário.

Aplicação Os tiristores são capazes de comutar altas tensões e suportar tensões reversas, tornando-os ideais para aplicações de comutação eletrônica, especialmente em cenários de CA. Exemplo funcionamento circuito tiritores :

Aplicação Nesse caso os tiristores operam dessa forma, quando uma tensão é aplicada em um tiristor, nenhuma corrente flui porque nenhum dos transistores está conduzindo. No entanto, se uma tensão for aplicada ao portão, isso fará com que a corrente flua na base e isso fará com que o TR2 seja ligado. Uma vez que o TR2 está ligado, isso puxa para baixo a base do TR1 fazendo com que este transistor ligue e, por sua vez, isso empurra a corrente através da base do TR2, o que significa que o dispositivo permanecerá ligado mesmo que a tensão do portão seja removida.

Tipos de Tiristores Tiristor de condução reversa, RCT : O RCT pode ser usado onde um diodo reverso ou de roda livre seria necessário. Os tiristores de condução reversam são frequentemente usados em variadores de frequência e inversores. Tiristor de desligamento assistido por portão, GATT : O GATT é usado em circunstâncias em que é necessário um desligamento rápido. Tiristor de desligamento do portão, GTO : O GTO às vezes também é chamado de interruptor de desligamento do portão. Este dispositivo é incomum na família dos tiristores porque pode ser desligado simplesmente aplicando uma tensão negativa ao portão – não há necessidade de remover a tensão do cátodo do ânodo. Tiristor Assimétrico : Este dispositivo é usado em circuitos onde o tiristor não vê uma tensão reversa e, portanto, a capacidade do retificador não é necessária.

Conclusão No final desta investigação aprofundada, fica evidente a qual a função dos tiristores em circuitos elétricos e qual é utilizado para cada caso em si. Sendo assim temos em vista que a utilidade dos tiristores para circuitos elétricos abrange uma grande área, sendo por causa das suas funções, preço barato e facilidade.