Apresentacao Encontro de Forsmação.pptx

profluizinho 0 views 11 slides Oct 05, 2025
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

fbdfbdfbdbdbdbd


Slide Content

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC/PI - 2016 GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA - SEDUC SUPERINTENDENCIA DE ENSINO - SUPEN UNIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM – UNEA COMISSÃO DE ENSINO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM – CEMA Teresina - PI, 15 de abril de 2015

Objetivo: Subsidiar o Orientador de Estudo para a Primeira Etapa de Formação Continuada de Professores no “Chão da Escola”.

PARA PENSAR: Projeção de VIDEO A dedução de Watson

PROBLEMATIZAÇÃO Holmes propôs uma observação de uma situação concreta, mas Watson não a percebeu. Podemos fazer uma analogia com os problemas que ocorrem cotidianamente na escola? De que forma? Por que é importante realizar a Formação Continuada de Professores na escola ?

- Entender a necessidade da formação continuada na escola e o papel do Coordenador pedagógico   nesse processo. OBJETIVO

FORMAÇÃO CONTINUADA NO “CHÃO DA ESCOLA” A escola é lócus de formação dos professores, uma vez que constitui-se em espaço onde emergem as práticas pedagógicas e a partir destas o processo de ensino e aprendizagem. Pensamento pautado na: [...] ideia da escola como o lugar da formação dos professores, como o espaço da análise partilhada das práticas, enquanto rotina sistemática de acompanhamento, de supervisão e de reflexão sobre o trabalho docente. O objetivo é transformar a experiência coletiva em conhecimento profissional e ligar a formação de professores ao desenvolvimento de projetos educativos nas escolas. (NÓVOA, 2009, p. 41).   NÓVOA, Antonio. Professores imagens do futuro presente . EDUCA: Lisboa, 2009.

Função Social da Escola: Ensinar as diversas cidadanias necessárias no futuro. Na Educação e na Formação de Professores : diversos conceitos de Comunidade : - Comunidade de prática (conhecimento especializado); - Comunidade Formativa (construção de normas, valores, cultura própria no seio do grupo); - Comunidade de aprendizagem (transformar a escola em agente de transformação social); etc FORMAÇÃO PERMANENTE:

Princípios Pedagógicos Compartilhamento de Metas Participação Criam-se ambiente de Aprendizagem; Desenvolve-se a autoestima (professor-estudante) de todos Processos de Ensino-aprendizagem como centro da instituição escolar; Criam-se altas expectativas sobre a escola ( professor-estudante-familia-comunidade ); Diálogo Reflexivo – Liderança Partilhada

Atuação do Coordenador Pedagógico: A ção preventiva No sentido de minimizar os efeitos de situações conflituosas e complexas.

Razões para o trabalho coletivo : O significado do Trabalho Coletivo : Para que o grupo de professores e cada um, se mobilize e se comprometa com a melhoria do trabalho pedagógico; Prevenção, vulnerabilidades e redução de danos : Ação preventiva identificando vulnerabilidades dos professores e desenvolvendo ações que promovam uma convivência favorecedora do seu desenvolvimento – formação contínua

Coordenadores pedagógicos e a formação continuada Autoformação participada, Co-formação, Formação mútua DESAFIO: MEDIDA DE ENCANTAMENTO : Mobilizar uma formação capaz de fortalecer valores, produzir incertezas pertinentes, alimentar o diálogo entre os saberes e circunstâncias; Compreender contextos e negociar pontos de vista; Construir sentimento de pertencimento que possibilite o desenvolvimento pessoal e profissional.