Apresentacao_PreProjeto_Doutorado_Jonas_Atualizada em 09 julho 2025.pptx
JonasDiasdeBrittoFil
61 views
16 slides
Aug 30, 2025
Slide 1 of 16
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
About This Presentation
Apresentação em multimídia de proposta de projeto para desenvolvimento durante o doutoramento no programa de pos graduação IFF AMBHIDRO campus Campos dos Goytacazes - RJ.
Size: 321.89 KB
Language: pt
Added: Aug 30, 2025
Slides: 16 pages
Slide Content
Proposta de Estudo de Projeto Desenvolvimento Tecnológico para Potabilização e Reuso de Água Produzida – AP em Cenários Hipercríticos Jonas Dias de Britto Filho Ms.C Campos dos Goytacazes – 09 de julho 2025
FORMAÇÃO ACADÊMICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL Especialização MBA em Gestão de Projetos – USP ESALQ (2025), Pós Graduação mestrado em Engenharia Ambiental - IFF (2024), Graduação em Gestão Ambiental - UESA (2021). Consultor Técnico Industrial (2017 – atual), Especialista em Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (2023 – atual), Técnico especialista em Microscopia (1989 – 2023).
DA REALIDADE REGIONAL As cidades de Campos dos Goytacazes e Macaé, no norte do estado do Rio de Janeiro, destacam-se com expressiva relevância estratégica para a indústria brasileira de petróleo e gás ; Segundo a Agência PETROBRAS (10/08/2023) / Brasil de Fato, o plano de renovação da Bacia de Campos prevê alocar de US$ 18 a 23 bilhões até 2029 com foco na instalação de seis novas instalações de Unidades Estacionarias de Perfuração - UEPs para mais de duzentos novos poços.
C ONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA Introdução ao papel da água produzida (AP) como subproduto inevitável da produção de petróleo e gás , especialmente em cenários offshore no pós-sal . A proposta desse projeto de estudo e desenvolvimento tecnológico é o segmento mais robusto do estudo precedente em nível de mestrado onde foi estudado, documentado e aplicadas técnicas de gestão do escoamento de fluidos multifásicos atendendo as normas legais estabelecidas para a devida caracterização, tratamento, descarte e ou reinjeção da AP, assim como as outras destinações de óleo, gás e sedimentos.
PROBLEMATIZAÇÃO DE PESQUISA Identificação da lacuna tecnológica na caracterização e tratamento da AP em cenários hipercríticos onde há temperaturas superiores a 600ºC, pressões maiores que 600Mpa e salinidade entre 35.000 a 120.000mg/L em comparação a media de 35.000mg/L de agua do mar. Tal cenário é um desafio para toda a operação offshore no pré sal, demandando pesquisa continua para atendimento as condições desafiadoras do pré sal. É imprescindível obtenção de soluções robustas que considerem a variabilidade físico -química das amostras e a complexidade operacional de seu tratamento , descarte e ou reuso .
O BJETIVO GERAL Desenvolv imento tecnológico para tratamento físico quimico e reuso de água produzida em ambientes offshore hiper críticos (pré sal) , utilizando métodos analíticos avançados .
O BJETIVOS ESPECÍFICOS Aplicar metodologias químicas e instrumentais como MEV/EDS, DRX, FTIR e HPLC para caracterização e compreensão da composição e comportamento da AP; propor soluções com potencial de reuso , reinjeção ou potabilização .
D ISPONIBILIDADE PARA DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES NO AMBITO DO AmbHidro Atualmente tenho atuação profissional como consultor Especialista em Desenvolvimento Tecnológico e Industrial junto ao IFRJ campus Paracambi, assim como Consultor Técnico Industrial independente na qualidade de PJ com plena liberdade e flexibilidade de atuação profissional.
J USTIFICATIVA E RELEVÂNCIA DO PROJETO Segundo o relatório de sustentabilidade da Petrobras de 2022, na Bacia de Campos a empresa descartou cerca de 76.873 mil m³ de água produzida e reinjetou 53.207 mil m³, totalizando ↑130.080 mil m³ de água produzida no período; Desse total a relação percentual de descarte vs. Reinjeção, foi de 59 % do volume foi descartado no mar (76.873 mil m³), sendo que 41 % foi reinjetado (53.207 mil m³);
ABORDAGEM METODOLÓGICA A seguir, detalhes da proposta metodológica a partir de quatro etapas principais : 1. Coleta e catalogação de amostras. 2. Análise laboratorial por técnicas físico-químicas . 3. Organização em banco de dados estruturado . 4. Produção e disseminação do conhecimento através de publicação, participação em eventos técnicos científicos e acadêmicos .
MATERIAIS E MÉTODOS A líquotas de AP contendo sedimentos , polímeros , óleos , metais e outros; Equipamentos analíticos como MEV/EDS, DRX, FTIR, HPLC e infraestrutura laboratorial multiusuária das instituições parceiras ( IFRJ, UERJ, IFF) . Vasos de pressão para simulação de condições no ambiente do pré sal tais como Resistência à corrosão sob alta pressão e temperatura ( HPHt ) e suas variantes conforme algumas ASTMs : ASTM G48 – Standard Test Methods for Pitting and Crevice Corrosion Resistance of Stainless Steels and Related Alloys by Use of Ferric Chloride Solution ASTM G111 – Guide for Corrosion Tests in High Temperature or High Pressure Environment, or Both ASTM G31 – Standard Guide for Laboratory Immersion Corrosion Testing of Metals ASTM D1141 – Standard Practice for the Preparation of Substitute Ocean Water ASTM G85 – Standard Practice for Modified Salt Spray (Fog) Testing . NACE TM0177 / TM0284 – Normas da NACE International também são altamente recomendadas para ensaios em ambientes com H₂S e CO₂ sob alta pressão.
R ESULTADOS ESPERADOS Espera -se gerar conhecimento técnico e aplicado sobre a composição da AP e propor rotas de tratamento e reuso viáveis . Almeja -se desenvolver soluções tecnológicas , fomentar a publicação científica , estabelecer diretrizes de boas práticas industriais e contribuir com ferramentas para a gestão ambiental no setor de óleo e gás .
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ATIVIDADE / Ano / Bimestre Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Semestre 1 Semestre 2 Semestre 3 Semestre 4 Semestre 5 Semestre 6 Semestre 7 Semestre 8 Revisão Sistemática de literatura Estabelecimento de metodologia de coleta de amostras Modelagem detalhada do projeto de pesquisa Apresentação do projeto a parceiros governamentais Apresentação do projeto a parceiros privados nacionais Apresentação do projeto a parceiros internacionais Análise de amostras Interpretação de resultados iniciais Produção de artigo científico Participação em atividades técnico científicas Submissão de resultados de projeto em exame de qualificação Análise / reanalise / adequação do projeto de pesquisa Submissão e defesa de tese em banca examinadora
SUSTENTABILIDADE DO PROJETO A sustentabilidade do projeto de estudo, dar-se-á pela colaboração de diversos parceiros institucionais públicos e privados com quem mantenho contato e outros que pretendo estabelecer parcerias:
CONSIDERAÇÕES FINAIS Uma vez apresentada proposta de estudo e projeto de desenvolvimento tecnológico alinhados as diretrizes dessa pós graduação e ambiência regional, me coloco à disposição da banca para esclarecimentos e complementações que se façam necessárias.
REFERÊNCIAS BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados: Campos dos Goytacazes. Disponível em: https://www.ibge.gov.br . Acesso em: jul. 2025. BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados: Macaé. Disponível em: https://www.ibge.gov.br . Acesso em: jul. 2025. BRASIL DE FATO. Petrobras aposta na retomada de investimentos na Bacia de Campos (RJ) para aumentar reservas . Brasil de Fato, São Paulo, 12 dez. 2024. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2024/12/12/petrobras-aposta-na-retomada-de-investimentos-na-bacia-de-campos-rj-para-aumentar-reservas. Acesso em: 8 jul. 2025. BRITTO FILHO, Jonas Dias de. Uso de técnicas de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de raios‑X por dispersão em energia (EDS) para análise e monitoramento de problemas geoambientais da atualidade. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Instituto Federal Fluminense, publicado em 26 de junho de 2025, Nova Santa Rita, RJ. ESTADÃO / ANP. Metade da produção da Petrobras na Bacia de Campos é de água . Estadão, 23 fev. 2014. Menciona produção 1,592 milhão bbl /d de água e óleo . PETROBRAS. Água como um recurso compartilhado (2022). Relatório de sustentabilidade. Disponível em: site. Acesso em: 08 jul. 2025 . PETROBRAS. Petrobras vai investir US$ 18 bilhões na Bacia de Campos até 2027 . Agência Petrobras, Rio de Janeiro, 10 ago. 2023. Disponível em: https://agencia.petrobras.com.br/w/negocio/petrobras-vai-investir-us-18-bilhoes-na-bacia-de-campos-ate-2027. Acesso em: 8 jul. 2025. PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2010. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br . Acesso em: jul. 2025. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DATASUS. Indicadores de Mortalidade Infantil. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br . Acesso em: jul. 2025. REDALYC. O espaço da exclusão social em Campos dos Goytacazes. Disponível em: https://www.redalyc.org . Acesso em: jul. 2025.