Aps informatica

IsadoraCristina4 108 views 23 slides Jun 20, 2016
Slide 1
Slide 1 of 23
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23

About This Presentation

Aps Informática


Slide Content

Centro Universitário de Patos de Minas Internet

Roteiro Estrutura Física Histórico Formas de Conexão Intranet Extranet Ameaças Virtuais Segurança na Internet Conclusão

Estrutura Física A internet é feita de uma estrutura física de cabos e computadores . Significa que ela é controlada e vigiada pelas leis onde esses computadores estão .

Histórico Surgiu a partir de um projeto de uma agência norte-americana (ARPA) com o objetivo de conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa. Na década de 70, nasceu o TCP/IP, grupo de protocolos que é a base da Internet. Nesta época, redes de computadores de universidades e centros de pesquisa foram integrados à rede da ARPA . Em 1985 , a ARPANET e a NSFNET passaram a ser as duas espinhas dorsais de uma nova rede que junto com os demais computadores ligados a elas, era a INTERNET.

Em 1988, a NSFNET passou a ser mantida com apoio das organizações IBM, MCI e MERIT, que formaram uma associação conhecida como Advanced Network and Services (ANS ). Em 1990, o ARPANET foi desativado, e foi criado o DRI. Nessa mesma época iniciou-se o do EBONE, interligando alguns países da Europa à Internet. A partir de 1993, a Internet passou a ser explorada comercialmente .

Formas de Conexão Dial Modem A famosa internet discada foi o pontapé inicial da rede no Brasil. A conexão era feita a partir de uma ligação telefônica para a operadora O computador precisava ficar próximo a alguma tomada ou ao alcance do fio. Não é mais tão popular devido a baixa velocidade que alcançava, no máximo , 56,6 kbps . Emitia som enquanto conectava e o fato de cair sempre que alguém tirava o telefone do gancho. Caia sempre que se tirava o telefone do gancho

xDSL Cinco vezes mais rápido do que a conexão discada Era possível falar ao telefone ao mesmo tempo. A banda larga foi vista como a grande revolução tecnológica para muitos internautas. Ainda utilizava uma linha telefônica para acessar a internet, mas conectada a um modem externo específico. A velocidade chegava a 128 kbps , no mínimo . Cabo Uma linha telefônica não era mais pré-requisito para se conectar. A velocidade varia entre 70 kbps e 150 Mbps. Facilitou a criação de redes de computadores Necessita de um modem especial para receber o sinal via cabeamento de televisão.

Wi-Fi Uma versão sem fio da banda larga comum . Distribuída através de um roteador especial. O sinal de internet é enviado a frequências que variam entre 2,4 GHz e 5 GHz e podem alcançar até 54Mbps no raio de alguns metros. Tornou-se tão popular que vários outros equipamentos passaram a adotá-la, como celulares, smartphones e alguns computadores domésticos.

Redes ad-hoc Fazem com que cada computador transforme-se em uma espécie de roteador. Não é exclusiva para computadores, pode conectar impressora até criar uma rede de video games para jogos online. Rádio Conecta-se à rede através de sinais emitidos por antenas de rádio. Dispensa o uso de qualquer fio ou cabo e até mesmo modems. O sinal é enviado por uma antena e recebido por uma torre de transmissão. É bastante útil devido ao seu longo alcance Para obter o máximo da conexão, o sinal deve chegar à torre sem encontrar nenhum tipo de barreira, e até mesmo chuvas podem desestabilizá-la.

Satélite F unciona de maneira semelhante à rádio Pode ser acessada de qualquer lugar do planeta. É um dos métodos mais caros para acessar a internet. Para conectar é necessário ter dois modems e uma antena específica para este tipo de sinal. O tempo de resposta e envio de dados é muito alto e sujeito a múltiplas interferências . A velocidade fica entre 200 e 600 kbps .

WiMax Uma versão mais poderosa e potente da já conhecida rede Wi-Fi, tanto em velocidade quanto em cobertura. Sofre com interferência de ondas de alta frequência ou chuva. É uma boa alternativa para quem mora em locais em que não existe disponibilidade de sinal banda larga A velocidade chega a 72 Mbps.

WAP A primeira grande tentativa de integrar os aparelhos celulares à internet. U ma espécie de adaptação da web. Não agradou aos usuários, devido a baixa velocidade e o pequeno número de páginas WAP. C om o crescimento do número de celulares pré-pagos, poucos ousavam gastar seus créditos na tentativa de visualizar uma página que deixava a desejar. EDGE Pode ser comparada à xDSL para celulares. Taxa de transmissão de dados de até 384 kbps . Permitia que páginas da web fossem acessadas.

3G Funciona de maneira semelhante à conexão a rádio e os sinais A conexão pode chegar a 7 Mbps. Tornou-se tão popular que recebeu até adaptação para computadores. LTE Alcança velocidades inimagináveis em comparação com a tecnologia atual. Alcança um pico de 170 Mbps, o que supera o 3G. Ainda não é comercializada. Outros aparelhos, como notebooks e desktops, poderão aproveitar da supervelocidade da LTE, já que pequenos modems serão vendidos .

Bluetooth Não é um método de conexão à internet, mas merece a menção honrosa. Permite a transmissão de dados e arquivos entre aparelhos através de sinais de rádio de ondas curtas. O raio de alcance varia de acordo com a frequência utilizada, e pode ser desde 1 metro até 100m. Diversos equipamentos já são equipados com esta tecnologia.

Intranet Uma rede de computadores semelhante à Internet, porém é de uso exclusivo de uma determinada organização, P ermite a comunicação de um departamento com todos os outros colaboradores da empresa. U tiliza um protocolo de comunicação chamado TCP/IP, idêntico ao da internet. Pertence a uma empresa ou organização e é utilizada apenas pelos seus funcionários e pessoas externas que tenham autorização para acessá-la. Para evitar a intrusão em sua rede, as empresas usam um recurso chamado firewall, composto por micros com um software especial para filtrar o acesso à rede. E stão rapidamente substituindo as redes locais que utilizam protocolos fechados.

Extranet É uma intranet que pode ser acessada via Web por clientes ou outros usuários autorizados. Melhora a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.

Ameaças Virtuais Acesso a conteúdos impróprios ou ofensivos. Contato com pessoas mal-intencionadas. Furto de identidade. Furto e perda de dados . Invasão de privacidade. Divulgação de boatos.

Dificuldade de exclusão. Dificuldade de detectar e expressar sentimentos. Dificuldade de manter sigilo. Uso excessivo. Plágio e violação de direitos autorais. Outro grande risco é o de achar que não corre riscos

Segurança na internet E star ciente de que ela não tem nada de " virtual“, t udo o que ocorre ou é realizado por meio da Internet é real. É preciso que se leve para a Internet os mesmos cuidados e as mesmas preocupações que você tem no seu dia a dia É importante que se adote uma postura preventiva e que a atenção com a segurança seja um hábito incorporado à sua rotina, independente de questões como local, tecnologia ou meio utilizado .

Conclusão A internet evoluiu muito ao longo destes últimos anos, alcançando velocidades cada vez maiores. Está presente na vida de todo mundo. No entanto oferece alguns riscos a seus usuários. É preciso cuidado com o que acessa ou expõe nela.
Tags