Argumento a favor da existência de deus

iaduarte 10,444 views 11 slides Sep 26, 2016
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

AI


Slide Content

ARGUMENTO A FAVOR DA EXISTÊNCIA DE DEUS

Argumento teológico ou do desígnio de Paley

Estrutura do argumento 3. Logo, também o universo e os organismos vivos têm um criador inteligente, o relojoeiro divino que é Deus. 2. Dada a sua complexidade (modo como todas as peças do mecanismo trabalham conjunta e harmoniosamente), o relógio teve de ser criado por alguém inteligente, o relojoeiro. 1. O universo e os organismos vivos são muito semelhantes aos relógios, isto é, também revelam complexidade, ordem e harmonia (desígnio).

O argumento baseia-se numa analogia entre a natureza e um relógio, isto é, compara o universo, a um relógio. Um relógio é um objeto que foi concebido com um determinado propósito (desígnio), isto é, cumpre uma determinada finalidade (“ telos ”). As peças do relógio formam um mecanismo que funciona harmoniosamente, pois cada peça cumpre a função que lhe está destinada no conjun to.

Cada coisa na natureza, analogamente às peças do relógio, cumpre uma função. Logo, tal como não há relógio sem relojoeiro, não há universo sem um Criador, ser superiormente inteligente que colocou a natureza a funcionar como se fosse um relógio. Esse Criador, esse grande Relojoeiro, é Deus.

Objeções ao argumento do desígnio ou teleológico de Paley Fraca Analogia (comparação): A analogia entre o universo (organismo vivo) e um relógio (artefacto) é demasiado fraca para que possamos inferir que tal como um relógio é obra de um ser inteligente, o universo é obra de um Ser Inteligente – Deus.

Objeções ao argumento do desígnio ou teleológico de Paley 2. Conduz ao politeísmo: Não justifica a existência de um único Deus. Pode-se inferir que o universo é obra não de um deus – projetista - mas sim de vários.  

Objeções ao argumento do desígnio ou teleológico de Paley 3.

3. Evolucionismo: A harmonia e complexidade dos seres vivos pode ser explicada através de causas naturais. A complexidade dos organismos é o resultado de uma longa evolução determinada pela capacidade de adaptação dos indivíduos ao meio e à transmissão das características com maior valor adaptativo por parte dos mais fortes na luta pela sobrevivência. 

Tema 9.3- Religião – AI