MARIAARIOENEDESOUZAE
165 views
9 slides
Aug 22, 2022
Slide 1 of 9
1
2
3
4
5
6
7
8
9
About This Presentation
Tema Aristocracia apresentado por alunos do ensino médio integral da EEMAS em 2022
Size: 860.08 KB
Language: pt
Added: Aug 22, 2022
Slides: 9 pages
Slide Content
aristocracia grupo ou classe dos que, por berço ou por concessão, detêm esses privilégios; nobreza, classe nobre, fidalguia.
O que é aristocracia? "A aristocracia é uma antiga forma de poder em que a política é comandada por um seleto grupo de detentores de privilégios que são passados hereditariamente e mantidos dentro dele. Em vários momentos da história, a aristocracia esteve diretamente ligada à monarquia, mas uma forma mais recente de governo, a monarquia parlamentar sem privilégios de casta, garante a dissolução da concentração de poder aristocrático. "Desde o início, a aristocracia também esteve ligada à posse da terra, sendo que essa característica intensificou-se após a Idade Média, quando o sistema feudal de organização política cedeu lugar à criação dos Estados Nacionais modernos.
Etimologia "A palavra aristocracia originou-se do vocábulo grego aristokratía , que significa, literalmente, o governo dos melhores. A partícula kratía vem de kratos , que significa “poder”. Aristo deriva de aristeus , que significa “o melhor”. Desse modo, o termo nasceu como um modo de designar um governo que seria supostamente justo por ser comandado pelos melhores e mais aptos a governar.
"Aristocracia e oligarquia" A oligarquia é, literalmente, o governo de poucos. Poucas são as seletas pessoas que detêm o direito à cidadania num sistema oligárquico, criando uma esfera pública de manutenção de privilégios. A oligarquia diferencia-se da monarquia, pois na primeira forma de aristocracia há a necessidade de laços consanguíneos, enquanto nas monarquias, em geral, a única exigência é a posse.
"Aristocracia agrária" "A aristocracia agrária é uma forma de estabelecer-se quem está mais apto ao governo com base na quantidade de propriedade privada, no caso terras, que uma pessoa tem. O problema dessa forma de aristocracia consiste no fato de que a terra é um direito de herança, sendo passada de pai para filho, e os herdeiros podem não saber administrar bem as responsabilidades trazidas com ela.Mesmo os proprietários originais da terra tendem a utilizar o seu poder político para adquirir benefícios para si mesmos, o que causa uma degeneração da aristocracia e torna-a uma oligarquia.
"Aristocracia brasileira" "A aristocracia brasileira começou a ser formada quando os primeiros nobres portugueses que vieram morar na colônia brasileira tiveram filhos aqui, ou seja, ela não é originalmente brasileira. Com a transferência do poder administrativo português provisoriamente para o Brasil, devido à fuga da família real, houve um fortalecimento desse modelo de governo em nosso país.
Aristocracia para a filosofia; "Uma nova forma de aristocracia foi ressuscitada em Atenas, mas manteve o privilégio do poder político a quem possuísse terras — é chamada de aristocracia agrária. Esparta ainda passou muito tempo sob o domínio das aristocracias agrárias que detinham, sobretudo, o controle do forte exército espartano.“ "Os filósofos gregos Platão e Aristóteles foram defensores da aristocracia. Apesar de Platão ter vivido no período democrático e presenciado o seu mestre, Sócrates, participar de debates políticos possíveis graças à democracia e ao enfraquecimento da aristocracia grega, o escritor de A República era partidário do segundo regime de governo.“
"Aristóteles, discípulo de Platão, também era favorável a um governo aristocrático. Vale ressaltar que os dois filósofos não estão defendendo a restrição do poder político a uma classe detentora de terras. Eles defendem que o governo deve ser comandado pelos melhores e mais aptos homens.“ "O grande problema é que há uma constante tendência de degeneração da aristocracia, pois o poder fica garantido a um seleto grupo, tendendo a ser passado hereditariamente ou entre pessoas que têm posses. A principal forma de governo degenerada da aristocracia é a oligarquia, que, segundo Aristóteles, era a tendência de deturpação da aristocracia criando o que chamamos hoje de plutocracia (governo dos ricos). A oligarquia consiste no poder político distribuído entre um seleto grupo não por conta de sua capacidade, mas por conta da manutenção dos privilégios dele."