Contexto histórico Originária da Itália, a arte barroca surgiu em um contexto de grandes transformações sociais na Europa. Após a Reforma protestante, a Igreja Católica perdeu poder e espaço, no entanto, ainda influenciava setores da sociedade, inclusive a arte . Essa influência católica se intensifica na Contrarreforma, onde a arte barroca torna-se uma “arma” contra o avanço do protestantismo. Nesse contexto, o Barroco expressa o contraste entre o teocentrismo da Idade Média e o antropocentrismo do Renascimento. Assim, em uma época de diversos conflitos, a arte barroca, mesmo que bastante ligada à Igreja Católica, revela a tentativa de conciliar forças contraditórias como o bem e o mal, o céu e a terra, a pureza e o pecado, a alegria e a tristeza, o espírito e a matéria.
CARACTERÍSTICAS GERAIS Arte rebuscada e exagerada ; Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo ; Dramatização Intensão de emocionar o espectador;
ARQUITETURA Possui arquitetura dinâmica. O barroco não renega as formas clássicas – colunas, arcos, frontões, frisos – mas transforma-os de uma maneira fantasiosa e subjetiva . Características: Excesso de elementos decorativos; Aplicação da curva em oposição à ideia estática dos prédios; Junção da arquitetura com a pintura e escultura; Formato cruciforme com presença de cúpula alta e imponente;
Carlo Maderno (1556-1629) O arquiteto italiano também foi o pioneiro dentro do estilo barroco. Sua principal obra é a fachada da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Mas foi a Igreja de Santa Susanna a primeira a ser construída por ele.
A Basílica de São Pedro
Igreja de Santa Susanna
Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) Bernini é outro nome importante da arquitetura barroca. É dele o projeto da praça trapezoidal da Basílica de São Pedro. No entanto, o projeto preferido de Bernini é a Igreja oval de Sant’Andrea al Quirinale , que com seu altar e cúpula elevada exemplificam perfeitamente o conceito dessa, até então, nova arquitetura.
Colunata da Praça de São Pedro, em Roma
Colunas de ordem Toscana, trabalho de Bernini , com estátuas na parte superior. As colunas são de travertino , uma pedra muito usada em Roma. Cada coluna tem 20 metros de altura.
Igreja Sant'Andrea al Quirinale
Francesco Borromini (1599-1667) O arquiteto Borromini rompe com o estilo clássico de modo ainda mais dramático. Há quem defenda que Borromini foi um revolucionário na arquitetura por basear seus projetos em figuras geométricas complexas. Sua principal e mais emblemática obra é a pequena Igreja de San Carlo alle Quattro Fontene , caracterizada por um plano oval e complicados ritmos convexo-côncavos.
Fachada da Igreja de de San Carlo alle Quattro Fontane.
Cúpula da Igreja de de San Carlo alle Quattro Fontane.
Suposto retrato póstumo de Aleijadinho realizado no século XIX. No Brasil, o grande nome da arquitetura Barroca é Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. Suas principais obras, a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Igreja São Francisco de Assis, podem ser vistas em Minas Gerais, nas cidades de Mariana e Ouro Preto, respectivamente.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Ouro Preto)
Interior da Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Ouro Preto)
Igreja São Francisco de Assis em Mariana, Minas Gerais, Brasil
ATIVIDADE Responder as questões da página 16 do livro didático.
ESCULTURA As esculturas barrocas tratavam de cenas bíblicas ou mitológicas. Os artistas escolhiam o ponto mais dramático de determinada cena para compor suas obras, marcando explicitamente as emoções nos gestos e nos rostos dos personagens. Características : Efeitos extravagantes com fortes curvas; Perfeição estética; Decoração com muito luxo; Dramatização corporal e, sobretudo, facial; Uso de drapeados; Abundância de detalhes; Musculatura escultórica; Figuras sobrepostas; Dinamismo;
Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) Bernini foi um artista extremamente prolífico e talentoso que viveu durante o século 17. É criador do estilo barroco italiano de escultura e certamente um dos grandes escultores de todos os tempos. Foi o mais solicitado escultor de seu tempo e trabalhou sob encomenda para as personalidades mais destacadas da época, papas, príncipes, duques, cardeais. A maioria de seus trabalhos está em Roma onde viveu e trabalhou durante toda a sua vida
O Êxtase de Santa Teresa (1647-1652)
As duas figuras escultóricas centrais, a da freira desmaiada e o anjo com a lança, derivam de um episódio descrito por Teresa de Ávila ,. Em sua autobiografia, "A Vida de Teresa de Jesus" (1515-1582), sua experiência de êxtase religioso em seu encontro com o anjo é descrita da seguinte maneira: “Eu vi em sua mão uma longa lança de ouro e, na ponta, o que parecia ser uma pequena chama. Ele parecia para mim estar lançando-a por vezes no meu coração e perfurando minhas entranhas; quando ele a puxava de volta, parecia levá-las junto também, deixando-me em chamas com o grande amor de Deus. A dor era tão grande que me fazia gemer; e, apesar de ser tão avassaladora a doçura desta dor excessiva, não conseguia desejar que ela acabasse. A alma está satisfeita agora, com nada menos que Deus. A dor não é corporal, mas espiritual; embora o corpo tenha sua parte nela. É uma carícia de amor tão doce que agora acontece entre a alma e Deus, eu oro a Deus por Sua bondade para fazê-lo experimentar naqueles que podem pensar que estou mentindo . Assim, Bernini interpretou ao pé da letra a declaração da própria Santa Teresa.
Capela Cornaro , Igreja de Santa Maria della Victoria, Roma.
Santa Teresa é representada desfalecida, em total abandono do seu corpo e do seu espírito, encontrando-se num estado intermédio entre o prazer e a dor, sentidos que se confundem até que a Santa desfalece de emoção.
O Rapto de Proserpina (1621-1622)
A obra aborda o mito romano do rapto de Proserpina por Plutão. Trata-se de uma lenda que também aparece na cultura grega, onde Plutão se chama Hades e Proserpina é Perséfone, que encantou o obscuro deus com sua beleza , sendo filha da deusa das colheitas Deméter.
Apolo e Dafne (1625)
São Sebastião (1617) Santa Bibiana ( 1624-26)
Anjo com coroa de espinhos (1667-69) São Longuinho (1629-38)
Suposto retrato póstumo de Aleijadinho realizado no século XIX. Podemos ressaltar como característica das esculturas de Aleijadinho a expressividade acentuada nos rostos e posturas, além de detalhes que eram impressos nas figuras humanas, como o queixo dividido, o nariz saliente, os olhos amendoados, as pupilas planas, a boca entreaberta e os braços curtos.
Anjo com o cálice da Paixão, na Via Sacra de Congonhas
Crucificação de Jesus, Santuário Congonhas
Jesus escarnecido pelos soldados romanos, Santuário de Congonhas
A última ceia, Santuário de Congonhas
Cena do carregamento da cruz, Santuário de Congonhas
Detalhe do Cristo carregando a Cruz, na Via Sacra de Congonhas
Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del -Rei
O conjunto dos profetas no adro da Igreja de Congonhas
ATIVIDADE Responder as questões da página 16 do livro didático.
PINTURA A pintura barroca tinha o realismo e o uso da luz como fortes características. As imagens eram idealizadas o mais próximo possível do real, e as histórias retratadas em seu momento de maior dramaticidade. Além disso, as imagens eram pintadas de forma a dar profundidade às cenas. A luz não era retratada de forma natural, ela era utilizada para dar destaque a imagem principal. A técnica chamada chiaroscuro , o uso de cores claras e escuras para dar contraste era muito utilizada nas obras.
Características: Chiaroscuro : acentuado contrate entre o claro e o escuro; Realismo; Religiosidade e dramaticidade; Pretendia fascinar e convencer por meio das emoções; Redução da paleta de cortes; Utiliza a luz para guiar o olhar do observador; Redução da paleta de cores;
Michelangelo Merisi , conhecido como Caravaggio (1571-1610. Apontado como um dos pioneiros da pintura barroca, o artista se tornou o maior representante do movimento. As suas obras apresentam algumas características fundamentais da época: por exemplo, as cenas religiosas e a profunda carga dramática . Apesar do enorme sucesso com os patronos, as telas do pintor também eram consideradas chocantes e até violentas . Caravaggio imprimia uma aura de realismo nos cenários que pintava, procurando retratar a vastidão das emoções e expressões humanas. Conhecido principalmente pela sua produção artística, Caravaggio também tem sido lembrado pela sua biografia atribulada e envolta em brigas e mistérios.
A Captura de Cristo, 1602
Flagelação de Jesus, 1607
Sacrifício de Isaac, 1603
Davi com a cabeça de Golias, 1609
A Ceia em Emaús , 1601
Crucificação de São Pedro, 1601
Narciso, 1599
Medusa, 1597
Johannes Vermeer (suposto retrato), 1632-1675 Holandês, Vermeer possui poucas obras com temas bíblicos , contrapondo o Barroco Italiano. Sua pintura, por outro lado, é caracterizada pela abordagens de temas cotidianos, cenas rotineiras, da vida diária, como mulheres em seus afazeres no interior da casa. Além disso, sua produção demostra uma técnica primorosa da luz. O que lhe rendeu o título de “mestre da luz”.
A leiteira (1658-1660)
A aula de música (1662)
Oficial e moça sorridente(1658)
O geógrafo (1669)
Senhora escrevendo carta com sua criada (1670)
Moça com Brinco de Pérola (1665-1666)
Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606-1669) Sua produção é marcada pela dramaticidade e principalmente pelos efeitos de luz e sombra, conseguindo uma gradação nunca vista antes. Trabalhava com precisão os efeitos de luz e os meios-tons. Rembrandt pintou usando basicamente três temas distintos: as pinturas sacras, os autorretratos e os retratos de grupo. Os autorretratos, por sinal, o deixou famoso – sobretudo pela quantidade que realizou, mais de 100 no total, por 40 anos.
Um Jovem Rembrandt, com 22 anos (c.1628)
Autorretrato de 1632
Autorretrato de 1642
Autorretrato de 1652
Autorretrato de 1661
Autorretrato de 1669 (ano de sua morte)
Dois Homens Velhos Disputando, 1628
Jeremias Lamentando a Destruição de Jerusalém c. 1630
L ição de Anatomia do Dr. Nicolaes Tulp , 1632
ATIVIDADE Responder as questões da página 28,29 do livro didático.