Arte bizantina

33,118 views 33 slides Sep 19, 2013
Slide 1
Slide 1 of 33
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Arte bizantina

INTRODUÇÃO: No século 4, o Império Romano dava sinais claros da queda de seu poder no ocidente, principalmente em função da invasão dos bárbaros (povos germânicos) através de suas fronteiras. Diante disso, o Imperador Constantino, em 330, transferiu a capital do Império Romano para a cidade oriental de Bizâncio, que passou a ser chamada de Constantinopla. Isso significou a queda do poder no ocidente. Em 395, o Imperador Teodósio decide separar definitivamente o Império Romano em dois lados: Império do Ocidente e Império do Oriente. Império Bizantino

Divisão dos impérios O Império Romano do Ocidente sofreu sucessivas ondas de invasões bárbaras até cair completamente em poder dos invasores, no ano de 476, data que marca o fim da idade antiga e o início da idade média.

DIVISÃO DOS IMPÉRIOS Já no Império Romano do Oriente , a mudança da capital para a antiga Bizâncios, ao mesmo tempo em que significava a queda do poder no ocidente, teve o seu lado positivo. A localização de Constantinopla, entre o mar Negro e o mar Egeu, facilitava muito o comércio na região, fato que favoreceu enormemente a restauração da cidade, transformando-a em uma Nova Roma. Apesar das continuas crises políticas que sofreu, conseguiu manter sua unidade até 1453, quando os turcos tomaram a capital, hoje conhecida como Istambul, Turquia. Teve início então um período histórico: a Idade Moderna.

IMPÉRIO BIZANTINo O verdadeiro espírito bizantino surgiu no império de Justiano , que ao tentar reunificar os dois lados do império romano expandiu o seu império em grande tamanho e conquistas.

O termo bizantino, derivado de Bizâncio, passou a ser usado para nomear as criações culturais de todo Império do Oriente (e sua expansão), e não só daquela cidade.

A Cultura Bizantina Politica, sociedade, economia, religião, artes.

O Cristiano passa a ser a única religião. Cezaropapismo : o Imperador era a autoridade absoluta, nele estava centrado as decisões da Igreja, exército, corte, administração, sistema fiscal e econômico; Politica

A sociedade era constituída de elementos de várias nacionalidades: sírios, armênios, eslavos, gregos. O povo gostava de espetáculos de circo, de corridas de carro, do luxo e de discussões inúteis sobre esportes ou religião, denominadas bizantinismo. A nobreza quase sempre estava em choque com o imperador. O clero, muito influente entre o povo, gozava de prestígio, porém a Igreja estava submetida ao Estado. Sociedade

Era uma arte a serviço de Deus e do Imperador, para propagação da fé e exaltação do governante; Associava o luxo e exotismo do oriente com o equilíbrio e a leveza da arte greco-romana; Destacou-se pela minúcias ornamentais e no uso das cores; Preponderaram o mosaico, as esculturas (ouro, marfim e vidro) e a arquitetura. Arte

ARQUITETURA BIZANTINA

CARACTERÍSTICAS: CONSTRUÇÃO DE IGREJAS UTILAZAÇÃO DE CÚPULAS, SOBRE UM QUADRADO ARCOS CAPITÉIS TRABALHADOS MONOGRAMAS

A Catedral de Santa Sofia, construída pelo imperador Justiniano (sec. VI) tornou-se um ícone da arquitetura bizantina, bem como, símbolo do Império Bizantino. IGREJAS

Í cone

A arte bizantina A arte bizantina tinha um objetivo: expressar a autoridade absoluta do imperador, considerado sagrado, representante de Deus e com poderes. Para isso, utilizavam a pintura, escultura e os mosaicos.

Pinturas e esculturas Uma serie de regras foram estabelecidas como : A frontalidade, é a postura rígida da figura que leva o observador a uma atitude de respeito e veneração pelo personagem representado. As personagens oficiais e os personagens sagrados passaram a ser retratados de forma a trocar entre si seus elementos caracterizadores. Assim a representação de personalidades oficiais sugeria que se tratava de personagem sagradas.

ícones Os artistas bizantinos criaram os ícones, uma nova forma de expressão artística na pintura. A palavra ícone significa: imagem. Como trabalho artístico, os ícones são quadros que representam figuras sagradas, no geral bem luxuosas. Os artistas que pintavam os ícones eram chamados de Iconográficos.

A arte de maior expressão e significado do Império Bizantino foi: O MOSAICO.

RAVENA Por ser um importante ponto estratégico, a cidade de Ravena foi um dos alvos mais visados pelo imperador para a conquista da Península Itálica. Após muitas tentativas, a cidade foi finalmente reconquistada em 540. Ravena tornou-se então o centro do domínio bizantino na Itália. Antes da época de Justiniano, na primeira metade do século 5, Ravena já tivera contato com a cultura bizantina.

IGREJA DE SÃO VITAL