A arte cinética ou o cinetismo , refere-se a uma corrente na área das artes plásticas que elabora formas e efeitos visuais para gerar movimento ou ilusão óptica . É uma evolução matemática da arte abstrata usando a repetição de formas simples e coloridas com hábil uso de luzes e sombras.
As cores criam efeitos vibrantes e de profundidade, e criam uma confusão entre fundo e primeiro plano . O resultado é o de um espaço tridimensional que se move, ainda que o movimento não seja real, o efeito é de total dinamismo, vibração, altos e baixos, formas que emergem e mergulham .
Percebemos que o movimento é base de sua própria estrutura, esse estilo de expressão nas artes plásticas conseguiu derrubar a condição do efeito estático na pintura, lançando a ideia de uma arte que proporciona movimento à obra e não somente a ideia de movimento . Além do movimento físico, há o movimento óptico no observador, nesse sentido ficou convencionado que a op-art estaria em parte também presente na arte cinética.
Yaacov Agam (1928) Jesus Raphael Soto (1923)
Dentre os artistas mais destacados podemos citar: Marcel Duchamp Alexander Calder Jean Tinguely László Moholy-Nagy Antoine Pevsner Naum Gabo Vasarely Jesus Raphael Soto Yaacov Agam Pol Bury
E os artistas brasileiros: Lothar Charoux Almir Mavignier Ivan Serpa Abraham Palatnik