Arte Contemporanea no Brasil

25,992 views 18 slides Oct 20, 2016
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

Um resumo sobre o que é q como surgiu a arte contemporânea no Brasil. com imagens separadas de cada estilo criado e texto explicativo


Slide Content

Arte Contemporânea No Brasil

A  arte contemporânea  é construída não só com o novo e o original, como acontecia no Modernismo e nos movimentos vanguardistas . Ela se caracteriza principalmente pela liberdade de atuação do artista, que não tem mais compromissos institucionais que o limitam, portanto pode exercer seu trabalho sem se preocupar em imprimir nas suas obras um determinado cunho religioso ou político.

Grafite de Rua também é arte

Esta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade, insinuando-se logo depois da  Segunda Guerra Mundial . Este período traz com ele novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas.

Esta tendência cultural com certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento.

Os artistas passam a questionar a própria linguagem artística, a imagem em si, a qual subitamente dominou o dia-a-dia do mundo contemporâneo. Em uma atitude metalingüística, o criador se volta para a crítica de sua mesma obra e do material de que se vale para concebê-la, o arsenal imagético ao seu alcance.

Esse tipo de arte propõe o estranhamento ou o questionamento da linguagem e sua leitura.

Lygia Clark Pintora e escultora . Lygia Clark foi uma artista brasileira nascida em Belo Horizonte em 1920, mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1947, iniciou seu aprendizado artístico com Burle Marx. Entre 1950 e 1952 passou a viver em Paris, onde estudou com Fernand Léger ,   Arpad Szenes   e Isaac Dobrinsky .

De volta para o Brasil, integrou o Grupo Frente, liderado por Ivan Serpa. É uma das fundadoras do Grupo Neoconcreto e participou da sua primeira exposição em 1959. Trocou sua pintura gradualmente pela experiência com objetos tridimensionais

Hélio Oiticica Artista performático, pintor e escultor. Iniciou, com o irmão César Oiticica, estudos de pintura e desenho no   Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1954. Nesse ano, escreveu seu primeiro texto sobre artes plásticas; a partir daí o registro escrito de reflexões sobre arte e sua produção tornou-se um hábito. Participou do Grupo Frente em 1955 e 1956 e, em 1959, passou a integrar o Grupo Neoconcreto .

Abandona os trabalhos bidimensionais e cria relevos espaciais, bólides, capas, estandartes, tendas e penetráveis.

Ferreira Gullar É poeta, crítico de arte e ensaísta brasileiro. Abriu caminho para a "Poesia Concreta" com o livro "A Luta Corporal". Organizou e liderou o movimento literário " Neoconcreto ". Recebeu o Prêmio Camões, em 2010. Em 2014, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.

Nos anos 60 a matéria gerada pelos novos artistas revela um caráter espacial, em plena era da viagem do Homem ao espaço, ao mesmo tempo em que abusa do vinil. Nos 70 a arte se diversifica, vários conceitos coexistem, entre eles a Op Art , que opta por uma arte geométrica;

A  Pop Art , inspirada nos ídolos desta época, na natureza celebrativa desta década – um de seus principais nomes é o do imortal Andy Warhol ;

O Expressionismo Abstrato

A Arte Conceitual

O Minimalismo

A Body Art – Arte no corpo