Cerâmica indígena e orientação para o trabalho em grupo.
Size: 2.63 MB
Language: pt
Added: Aug 30, 2017
Slides: 9 pages
Slide Content
Arte indígena - cerâmica 6º ano - 2017
A execução de artefatos em argila é um aspecto presente na maioria das comunidades indígenas brasileiras, sendo uma atividade essencialmente feminina, com exceção de alguns povos, como os Yanomâmi , Waharibo e os Yekuana . Em muitos grupos, os homens ajudam apenas na parte do transporte da argila, retirada do leito dos rios.
Os objetos produzidos, nas culturas tradicionais, tinham sua forma definida a partir de sua utilidade. Contudo, a preocupação estética é sempre presente. No caso dos vasos, uma forma de produção comum é a modelagem através da sobreposição de roletes de argila, que é depois uniformizada.
Após a modelagem, há o processo de secagem à sombra. Realiza-se então a parte da decoração, com desenhos, aplique de alças, etc. Nova secagem acontece. A queima da argila geralmente acontece sob fogueiras, armadas em formato de cone. Outras vezes, cava-se um buraco sob a fogueira, criando o efeito de um forno.
Cerâmica Waurá
Cerâmica Karajá
Prática de colagem - individual
Organização de atividade para próxima aula – grupo de no máximo 4 pessoas; - cada grupo deve escolher um povo para pesquisar: * Tupinambás *Tabajaras * Pataxós *Potiguaras *Xavantes *Tupiniquins *Guaranis *Tamoios * Ticunas *Caiapós
Proposta: - cada grupo irá apresentar o povo escolhido para a turma. A apresentação será feita usando o power point. A apresentação deve ter no mínimo 3 slides* e no máximo 5 slides, sendo que: - identificação do povo; - imagens de obras produzidas por ele, identificando as técnicas; - produção contemporânea deste povo, se houver. (*um quarto slide obrigatório: nomes dos componentes do grupo e turma) - Pontuação extra : se o grupo produzir um objeto inspirado na cultura do povo pesquisado.