ARTE MODERNA IMPRESSIONISMO EXPRESSIONISMO FAUVISMO CUBISMO FUTURISMO DADAÍSMO SURREALISMO
ARTE MODERNA IMPRESSIONISMO: Constitui um momento inaugural da arte moderna. C orrente pictórica, tem origem na França, entre as décadas de 1860 e 1880. O nome do movimento surgiu a partir de um texto jornalístico com base na pintura de Claude Monet, Impressão, Sol Nascente , de 1872, em que rotula de Exposição dos Impressionistas (1874) a primeira apresentação pública de um grupo de artistas que participavam de uma exposição com propósitos artísticos bem diferentes dos que eram vigentes até então.
Claude Monet - Impressão, Sol Nascente, 1872 .
ARTE MODERNA O grupo tem sua formação associada à Académie Suisse e ao ateliê Gleyre , em Paris, e entre seus principais integrantes estão: Claude Monet, Pierre Auguste Renoir (1841 - 1919), Alfred Sisley (1839 - 1899), Frédéric Bazille (1841 - 1870), Camille Pissarro (1831 - 1903), Paul Cézanne (1839 - 1906), Edgar Degas (1834 - 1917), Berthe Morisot (1841 - 1895) e Armand Guillaumin (1841 – 1927).
Édouard Manet - "Almoço na Relva" de 1863 .
ARTE MODERNA IMPRESSIONISMO CARACTERÍSTICAS: Preferência pelo registro da experiência contemporânea; O bservação da natureza com base em impressões pessoais e sensações visuais imediatas; S uspensão dos contornos e dos claro-escuros em prol de pinceladas fragmentadas e justapostas; Aproveitamento máximo da luminosidade e uso de cores complementares, favorecidos pela pintura ao ar livre - em relação ao trabalho com as cores pela técnica da mistura ótica - cores que se formam na retina do observador e não pela mistura de pigmentos.
ARTE MODERNA Para entender melhor: Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens; Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural; Valorização da decomposição das cores; Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada; Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.
ARTE MODERNA O Impressionismo criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza. A presença dos contrastes, da natureza, transparências luminosas, claridade das cores, sugestão de felicidade e de vida harmoniosa transparecem nas imagens criadas pelos impressionistas.
ARTE MODERNA Os impressionistas retratam em suas telas os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol. Uma mudança no ângulo destes raios implica na alteração de cores e tons. É comum um mesmo motivo ser retratado diversas vezes no mesmo local, porém com as variações causadas pela mudanças nas horas do dia e nas estações ao longo do ano.
A Catedral de Rouen - Claude Monet - (1840 - 1862). Pintou, durante um ano, cinquenta imagens, em horários diferentes, da catedral, reproduzindo a incidência da luz. Assim, ele pretendia analisar as diferentes influências que a luz pode exercer sobre a percepção da realidade.
Jarro e Frutas – Paul Cezanne, 1894 .
A ponte Japonesa – Monet, 1897.
ARTE MODERNA Se as paisagens e naturezas-mortas estão entre os temas preferidos dos pintores, observa-se certa variação em seu repertório. Basta lembrar as figuras femininas de Renoir, as dançarinas e as corridas de cavalos de Degas , os retratos e os interiores de Cézanne. De qualquer modo, as eleições temáticas, ainda que variáveis, recusam os motivos históricos, mitológicos e religiosos consagrados pela tradição acadêmica.
Pierre-Auguste Renoir - Mulher com sombrinha (1867 ).
Cavalos de Corrida – Edgar Degas .
Edgar Degas "A primeira bailarina" (1878 - pastel sobre papel, 58 X 42 cm; Musée d' Orsay , Paris).
Autorretrato com paleta, Paul Cezanne, 1890.
Claude Monet, Regata em Argenteuil , 1872, óleo sobre tela (48x73 cm). Os efeitos luminosos e os reflexos da paisagem na água são um dos motivos gratos aos impressionistas. Para captar esses efeitos, o autor utilizou uma pincelada rápida e nervosa, traduzida, aqui, por linhas horizontais, paralelas e interrompidas.