Arte na segunda metade do século xx

10,908 views 28 slides Nov 06, 2014
Slide 1
Slide 1 of 28
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28

About This Presentation

A Op Art, Pop Art e alguns artistas importantes da arte produzida a partir da segunda metade do século XX.


Slide Content

Arte na segunda metade do século XX

O decorrer do século foi palco de inúmeros fatos que tornaram muito complexo esse período da segunda metade do século XX. Dentro desse contexto social ganharam força inicialmente dois modos de expressão artística a Op Art e a Pop Art.

A Op Art A Op Art – do inglês optical art , “arte óptica” – foi iniciada pr Victor Vasarely . Compõe-se de obras em que figuras geométricas, em preto e branco e coloridas são combinadas de modo a causar sensações de movimento ao observador.

Se o observador muda de posição , tem a impressão de que a obra se modifica. A Op Art é uma arte que simboliza as constantes mudanças na realidade em que vivemos.

Pop Art Pop Art significa “arte popular” e desenvolveu-se na década de 1960 nos Estados Unidos A proposta da Pop Art era eliminar quaisquer barreiras entre a arte e a vida comum. Por isso se interessava pelo dia-a-dia das cidades norte-americanas.

Os temas da Pop Art apareciam na forma de produtos de consumo em massa pelo grande público, ia desde enlatados até imagens de grandes estrelas norte americanas.

Os principais artistas da Pop Art foram Andy Warhol e Roy Lichtenstein .

Andy Warhol queria mostrar que assim como os objetos são produzidos em série para amplo consumo, a imagem de artistas e celebridades também era reproduzida inúmeras vezes nos meios de comunicação para consumo do público.

Roy Lichtenstein  desenvolveu nos anos 60 a imagem que o tornou conhecido: motivos da publicidade e da sociedade de consumo, fazendo uma crítica irônica ao capitalismo.   Lichtenstein usou a história em quadrinhos e o texto, simplificou os contornos e escolheu para superfícies azul, vermelho e amarelo.

Edward Hopper   foi um pintor, artista gráfico e ilustrador norte-americano conhecido por suas misteriosas pinturas de representações realistas da solidão na contemporaneidade.

Jean-Michel Basquiat começou sua arte com desenhos e grafites nas ruas de Nova York. Sua obra expressa a cultura das ruas povoadas por pessoas de diversas origens. Foi um artista que contestou a arte dos museus que refletem somente a cultura branca europeia .

Instalação Em arte, instalação refere-se a um ambiente construído com vários elementos criados por um artista.

Cildo Meireles

Yayoi Kusama

Jean Shin

Além do grafite, outra intervenção urbana chama muita atenção pela monumentalidade, é a chamada escultura ambiental que transforma completamente um elemento da paisagem. As mais famosas esculturas ambientais foram executadas por Javacheff Chrysto .