Arte ligada ao ritual, sagrado, e controle da natureza
Características A arte Pré histórica tem início em 40.000 a.C . Os registros pictóricos produzidos nesse período denominam-se Arte Rupestre , do latim Rupes, que significa rochedo. Trata-se, portanto, de uma arte produzida em rocha.
Registros bíblicos De míngua e fome se debilitaram; e recolhiam-se para os lugares secos, tenebrosos, assolados e desertos . Apanhavam malvas junto aos arbustos, e o seu mantimento eram as raízes dos zimbros . Do meio dos homens eram expulsos, e gritavam contra eles, como contra o ladrão ; Para habitarem nos barrancos dos vales, e nas cavernas da terra e das rochas . Bramavam entre os arbustos, e ajuntavam-se debaixo das urtigas . Eram filhos de doidos, e filhos de gente sem nome, e da terra foram expulsos. Jó 30:3-8 E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden . E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque ; E a Enoque nasceu Irade , e Irade gerou a Meujael , e Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque . E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá . E Ada deu à luz a Jabal ; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado . E o nome do seu irmão era Jubal ; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão . Gênesis 4:16-21
Os primeiros registros que se tem da música e do teatro estão entremeados com rituais que se relacionavam diretamente à caça e guerras e, em alguns casos, à presença da mímica para mostrar os perigos contidos no dia a dia dos nossos ancestrais.
O período da Pré-história se divide em outros dois períodos: Paleolítico Neolítico
1. Período Paleolítico Também conhecido como Idade da Pedra Lascada , esse é considerado o período mais antigo da nossa história. Se subdivide em: Paleolítico Superior (de 2.500.000 até 100.000 a.C.): Apresenta a mais antiga manifestação da produção artística de que se tem conhecimento e o primeiro objeto de observação para a história. Infelizmente, porém, há poucos registros dessa época.
Paleolítico Inferior (de 30.000 a.C até 8.000 a.C.): Povos nômades , fabricavam utensílios domésticos e armas em pedra, osso e madeira utilizadas para caça. As pinturas registradas nesse período podem ser encontradas nas cavernas de Lascaux e Chauvet , na França. Essas pinturas mostravam o tipo de vida dessas comunidades . Tinham como temas a caça, a pesca, rituais espirituais e outros . Apresentavam formas naturalistas (pintavam como viam). Acreditavam que o espírito do animal ficava retido na imagem e com isso ele ficaria mais enfraquecido, facilitando a caça.
Imagem: Vênus de Willendorf Medindo apenas 11,1 centímetros, essa escultura em pedra, encontrada na cidade de Willendorf , na Áustria, pode ser considerada um amuleto. As formas femininas avantajadas e desproporcionais eram símbolos de fertilidade.
2. Período Neolítico Conhecido como Idade da Pedra Polida , este período está entre os anos 18.000 e 5.000 a.C. Foi um salto tecnológico na produção de utensílios e armas. Nesse período as comunidades deixam de ser nômades e adquirem caráter tribal A pintura apresenta um caráter mais geométrico e estilizado : eram bastante dinâmicas e mais sugeriam do que evidenciavam as características dos seres representados. Os temas eram o tipo de vida que levavam, seus hábitos, costumes e rituais.
Imagem: pintura rupestre do período neolítico Formas simplificadas eram geradas através da gravação dessas figuras em osso, madeira e pedra.
Relacionar
Imagem: Menir de Meada, Castelo de Vide, Marvão , Espanha. Menires são grandes blocos de pedra fincados no chão com objetivos simbólico e principalmente funerários.
Imagem: Dólmen de Sorginetxe , Espanha Dólmens são megálitos verticais, sobrepostos a outros horizontais, que também poderiam servir de abrigo.
Imagem: Cronlecks - Círculo de Stonehenge, Grã-Bretanha São agrupamentos circulares de menires, normalmente dispostos em volta de dólmens.
3. Idade dos Metais Está compreendida entre 5.000 a 4.000 a.C. , embora a adoção de bronze tenha variado de acordo com as diferentes civilizações (como acabamos de ver no slide anterior) O homem já tinha o dominío do fogo desde o período Neolítico. A Idade dos Metais dá início à exploração de alguns minérios como o bronze, o cobre e o ferro e sua fundição. Surgem pequenas comunidades que centralizam o poder e que são denominadas cidades-estado . A agricultura ressurge com novas técnicas e novos instrumentos. Esse período se subdivide em: Idade do Bronze; Idade do Cobre; Idade do Ferro;
Imagem: Escultura em bronze. Museu Pigorini , Itália. O bronze era muito utilizado em máscaras, armas e ornamentos.
Imagem: Instrumentos de caça e defesa feito de metais A partir de 1.200 a.C , o ferro ganha ampla utilização na produção de objetos, artefatos e esculturas. Seu emprego na produção bélica foi fundamental na história militar.
bibliografia Andrea Dressler : arteeducacaodf.blogspot.com.br Estudo dirigido de artes: ensino médio. Volume único. Borges e Ribeiro. Brasília, DF: editora do centro, 2011 . http ://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/09/esculturas-de-bronze-de-7-mil-anos-de-idade-sao-encontradas-na-servia.html