Texto dissertativo, gêneros dissertativos, artigo de opinião
Size: 1.08 MB
Language: pt
Added: Aug 27, 2013
Slides: 9 pages
Slide Content
Gênero: Artigo de Opinião Tipologia: Dissertação
Bom, primeiro, o que é Dissertar? Dissertar é, por meio da organização de palavras, frases e textos, apresentar ideias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Neste momento temos a oportunidade de discutir, argumentar e defender o que pensamos utilizando-se da fundamentação, justificação, explicação, persuasão e de provas.
Esse tipo textual requer reflexão, pois as opiniões sobre os fatos e a postura crítica em relação ao que se discute têm grande importância. O texto dissertativo é temático, pois trata de análises e interpretações; o tempo explorado é o presente no seu valor atemporal; é constituído por uma introdução onde o assunto a ser discutido é apresentado, seguido por uma argumentação que caracteriza o ponto de vista do autor sobre o assunto em evidência.
Nesse tipo de texto a expressão das ideias, valores, crenças são claras, evidentes, pois é um tipo de texto que propõe a reflexão, o debate de ideias. A linguagem explorada é a denotativa, embora o uso da conotação possa marcar um estilo pessoal.
Gêneros Dissertativos Editorial; Artigo de opinião; carta argumentativa; Carta de solicitação e de reclamação; Carta do leitor, et cetera .
Artigo de Opinião T exto jornalístico que caracteriza-se por expor claramente a opinião do seu autor. Também chamado de matéria assinada ou coluna (quando substitui uma seção fixa do jornal).
As CARACTERÍSTICAS do artigo de opinião são: Contém um título polêmico ou provocador. Expõe uma ideia ou ponto de vista sobre determinado assunto. Apresenta três partes: exposição, interpretação e opinião. Utiliza verbos predominantemente no presente. Utiliza linguagem objetiva (3ª pessoa) ou subjetiva (1ª pessoa).
PROCEDIMENTOS ARGUMENTATIVOS DE UM ARTIGO DE OPINIÃO: Relações de causa e consequência. Comparações entre épocas e lugares. Retrocesso por meio da narração de um fato. Antecipação de uma possível crítica do leitor, construindo antecipadamente os contra-argumentos. Estabelecimento de interlocução com o leitor. Produção de afirmações radicais, de efeito.
Referências Bibliográficas http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/portugues/modelos-de-dissertacao/receita-para-um-texto-dissertativo.html http://www.brasilescola.com/redacao/generos-textuais-argumentativos.htm http://www.brasilescola.com/redacao/dissertacao.htm http://pessoal.educacional.com.br/up/4380001/881679/t1323.asp Acessos em 24/08/13 entre 10h e 12hs...