artrologia

AlexPaiva1 559 views 18 slides Oct 18, 2016
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

Sistema Articular


Slide Content

UNIDADE 4 SISTEMA ARTICULAR EQUIPE WASHINGTON ARAÚJO DE SOUSA FRANCISCO RAYLANDER LOPES SOUSA ALEX CUNHA PAIVA RAIMUNDO NONATO LUCIANO

ARTROLOGIA

PRINCIPAIS ARTICULAÇÕES COM SUA CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA

PLANA Artródia ou Plana : é uniaxial e permite apenas movimento deslizante. Exemplo: entre os ossos do carpo .

Gínglimo Troclear ou gínglimo : é uniaxial. Imita uma dobradiça, onde as superfícies se encaixam com tal. Permitem apenas o movimente de flexão e extensão. Exemplo: articulação úmero ulnar .

TROCÓIDE Tropóide , trocóide ou pivô : é uniaxial e permite somente o movimento de rotação. Exemplo: articulação rádioulnar e atlantoaxial .

CONDILAR Condilar : é biaxial, se faz entre uma superfície oval e uma cavidade elíptica.

SELAR Selar : é biaxial, é a articulação entre uma face côncava e outra convexa. Exemplo: articulação carpometacarpica do polegar .

ELIPSÓIDE Elipsóide : As articulações sinoviais elipsóides se caracterizam por apresentar um segmento de elipse encaixado numa cavidade .

ESFERÓIDE Esferóide ou enartrose : é multiaxial, formada pela recepção de uma cabeça globosa em uma cavidade em forma de cálice. Exemplo: escapuloumeral e a coxofemural .

EXEMPLOS

LIGAMENTOS ARTICULARES

Ligamentos articulares : este tipo de ligamento une entre si duas cabeças ósseas de uma articulação, por exemplo, o ligamento dos ombros e dos joelhos

Ligamento Suspensores : nesse caso, os ligamentos mantêm no seu local fisiológico de origem determinados órgãos internos, por exemplo, o útero e a bexiga.

F IM
Tags