UNIDADE 4 SISTEMA ARTICULAR EQUIPE WASHINGTON ARAÚJO DE SOUSA FRANCISCO RAYLANDER LOPES SOUSA ALEX CUNHA PAIVA RAIMUNDO NONATO LUCIANO
ARTROLOGIA
PRINCIPAIS ARTICULAÇÕES COM SUA CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA
PLANA Artródia ou Plana : é uniaxial e permite apenas movimento deslizante. Exemplo: entre os ossos do carpo .
Gínglimo Troclear ou gínglimo : é uniaxial. Imita uma dobradiça, onde as superfícies se encaixam com tal. Permitem apenas o movimente de flexão e extensão. Exemplo: articulação úmero ulnar .
TROCÓIDE Tropóide , trocóide ou pivô : é uniaxial e permite somente o movimento de rotação. Exemplo: articulação rádioulnar e atlantoaxial .
CONDILAR Condilar : é biaxial, se faz entre uma superfície oval e uma cavidade elíptica.
SELAR Selar : é biaxial, é a articulação entre uma face côncava e outra convexa. Exemplo: articulação carpometacarpica do polegar .
ELIPSÓIDE Elipsóide : As articulações sinoviais elipsóides se caracterizam por apresentar um segmento de elipse encaixado numa cavidade .
ESFERÓIDE Esferóide ou enartrose : é multiaxial, formada pela recepção de uma cabeça globosa em uma cavidade em forma de cálice. Exemplo: escapuloumeral e a coxofemural .
EXEMPLOS
LIGAMENTOS ARTICULARES
Ligamentos articulares : este tipo de ligamento une entre si duas cabeças ósseas de uma articulação, por exemplo, o ligamento dos ombros e dos joelhos
Ligamento Suspensores : nesse caso, os ligamentos mantêm no seu local fisiológico de origem determinados órgãos internos, por exemplo, o útero e a bexiga.