Cidade A ONU considera como cidade as aglomerações populacionais superiores a 20 mil habitantes. No Brasil, a cidade é definida pelo IBGE, como qualquer aglomeração urbana, independente do número de habitantes, desde que seja sede de município.
A urbanização ocorre quando o crescimento das cidades é superior ao do campo devido ao deslocamento e ao crescimento natural?
Afinal qual a diferença entre o campo e a cidade? Visto que as atividades econômicas originalmente atribuídas ao campo ou à cidade passaram por alterações, o que mais os diferenciam é: Concentração de pessoas Serviços
2. Definições de cidades brasileiras Esse processo acelerado de crescimento populacional das cidades não foi seguido de planejamento e infraestrutura adequada, resultando graves problemas urbanos.
Brasília Belo Horizonte A. Cidades planejadas e espontâneas PLANEJADAS São aquelas que se desenvolveram segundo um projeto preestabelecido.
Rio de Janeiro Salvador ESPONTÂNEAS Crescem a partir de um núcleo inicial, de forma irregular. Muitas cidades brasileiras surgiram e se desenvolveram desta forma .
Cidade grande : Mais de 500 mil habitantes, possui maiores recursos estruturais como, saneamento, hospitais, energia elétrica, entre outros. B. Cidade pequena, média e grande Geralmente para classificar a cidade quanto ao porte é considerado o número populacional. No Brasil utilizamos a definição do IBGE que classifica como: Cidade pequena : Até 100 mil habitantes, em geral depende do comércio local e da movimentação da economia rural. Cidade Média : 100 mil até 500 mil habitantes, geralmente atuam como centros regionais das cidades próximas que dependem dos seus serviços especializados.
São Paulo Quanto maior a influência de uma cidade em relação às demais, maior será a sua classificação na hierarquia urbana. É o caso de São Paulo, que exerce uma importância nacional, e pode ser classificada como uma cidade global, pois exerce certa influência na economia mundial.
Quando a aglomeração urbana ultrapassa dez milhões de habitantes, é definida como megacidade. Exemplos de megacidades: São Paulo e Rio de Janeiro
3. Organização das cidades As cidades se desenvolvem em ritmos diferentes, conforme as características naturais e culturais. Nas últimas décadas, as cidades brasileiras passaram por mudanças muito rápidas, construindo assim uma rede urbana complexa.
A. Conurbação É um fenômeno urbano que ocorre quando duas ou mais cidades se desenvolvem uma ao lado da outra, te tal forma que acabam se unindo como se fosse apenas uma. No Brasil, esse fenômeno é identificado entre a capital do Estado de São Paulo e os municípios vizinhos, como Santo André, São Caetano, São Bernardo, Diadema e Guarulhos. A cidade de São Paulo expandiu de tal forma que “chocou” com os municípios vizinhos, constituindo uma imensa malha urbana, denominada de Grande São Paulo.
Exemplos de regiões metropolitanas B. Regiões metropolitanas São áreas compostas por um conjunto de cidades contíguas e com integração socioeconômica a um município de grande porte (aquele que apresenta boa infraestrutura, variedade de serviços, grande mercado de trabalho e elevada população residente). São Paulo Belo Horizonte Porto Alegre Salvador Curitiba Belém Rio de Janeiro Fortaleza Recife
É no Sudeste que estão localizados os principais tecnopolos . C. Tecnopolos São cidades que apresentam expressiva concentração de atividades com emprego de mão de obra altamente especializada .
4. Problemas urbanos
Subemprego O deslocamento excessivo de pessoas do campo para a cidade em busca de melhores condições de vida resultou em frustração e pobreza. As vagas insuficientes e a falta de qualificação levou muitos brasileiros a economia informal (subemprego ).
Habitação Nos grandes centros, o processo de de favelização multiplicou-se. São imensas áreas com deficiência no saneamento básico, no fornecimento de energia elétrica e demais serviços públicos.
Problemas ambientais Infelizmente nosso planeta é afetado por vários problemas ambientais, muitos deles provocados por diversas ações humanas. Estes problemas afetam a fauna, flora, solo, águas, ar e etc.
Violência As aglomerações urbanas são responsáveis pelos maiores índices de violência social. Atividades ilegais como o consumo e o tráfico de drogas, desemprego, alcoolismo, são alguns exemplos
COMO REDUZIR OS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA URBANA Investimentos em educação Fiscalização eficiente e mais bem preparada Projetos sociais de habitação e emprego
“ Antigamente a cidade era o mundo, hoje o mundo é uma cidade.” Lewis Munford