Oficina de Leitura 5ºano AS LENDAS Professora Vanda Barreto
Metas LE5 6. Ler textos diversos. 1. Ler textos narrativos, descritivos; retrato, textos de enciclopédia e de dicionário, entrevistas, texto publicitário, notícias, cartas. 7.Compreender o sentido dos textos. Realizar, ao longo da leitura de textos longos, sínteses parciais (de parágrafos ou secções), formular questões intermédias e enunciar expectativas e direções possíveis. Detetar o foco da pergunta ou instrução em textos que contêm instruções para concretização de tarefas. Detetar e distinguir entre informação essencial e acessória, tomando notas. 8. Fazer inferências a partir da informação contida no texto. Identificar pelo contexto o sentido de palavras, expressões ou fraseologias desconhecidas, incluindo provérbios. Pôr em relação duas informações para inferir delas uma terceira.
EL5 20. Ler e interpretar textos literário 1. Ler e ouvir ler textos da literatura para crianças e jovens, da tradição popular, e adaptações de clássicos. 5. Reconhecer a estrutura e elementos constitutivos do texto narrativo: personagens (principal e secundárias); narrador; contextos temporal e espacial, ação (situação inicial, desenvolvimento da ação – peripécias, problemas e sua resolução). 6. Compreender relações entre personagens e entre acontecimentos. 7. Fazer inferências. 22. Ler e escrever para fruição estética. 1. Ler e ouvir ler textos da literatura para crianças e jovens, da tradição popular, e adaptações de clássicos.
Lenda. Suas características. N arrativa transmitida oralmente , de geração em geração, que assenta em factos reais modificados pela fantasia. Resulta de uma mistura de realidade e fantasia . Pode possuir um fundo histórico, destinar-se unicamente à explicação de um facto geográfico ou natural ou explicar a origem de lugares . A maior parte das lendas enquadra-se num espaço e num tempo determinado , mas, nem todas. As personagens também são reduzidas , mas, na maior parte das vezes, estão identificadas pelo nome .
CLASSIFICAÇÃO DAS LENDAS: Lendas religiosas – são narrativas cristãs onde Jesus Cristo e Maria intervêm na vida dos humanos. Lendas mitológicas – são contadas em certas localidades e abordam factos que, segundo o povo, tiveram intervenções do diabo, de fantasmas, de gigantes, de bruxas, de sereias, de feiticeiras ou de monstros. Lendas históricas – referem-se a personagens da História de um país, locais ou monumentos históricos. Por vezes, são contadas de uma forma exagerada, extraordinária e simbólica. Lendas etimológicas – são aquelas que estão na origem de nomes de povoações ou lugares. Lendas de mouros e mouras – estão associadas ou à morte ou à prosperidade. Na acção quase sempre as mouras aparecem a pentear-se ao luar com um pente de ouro. Estas lendas retratam a época da ocupação árabe da Península Ibérica.
Castigo de Sal Vamos ler!
Atividades: As personagens Personagens Características Grande Deus das Águas poderoso, justo e grave imensos olhos verdes longas barbas feitas de algas respeitado e temido bom educador voz grave e rouca Água irrequieta e atrevida irreverente e obstinada bela e doce fresca teimosa e sôfrega enganadora e cobiçosa desrespeitosa desobediente
Sentido global do texto A nossa liberdade termina onde começa a dos outros.
A Moura de Faro Vamos ouvir ler!
Atividades: características das lendas Espaço Tempo Personagens Classificação
Das fraquezas fazer forças Vamos jogar com as palavras!