Tópicos introdutórios à reflexão "indivíduo e sociedade".
Size: 386.05 KB
Language: pt
Added: Jul 09, 2012
Slides: 12 pages
Slide Content
As relações “indivíduo e sociedade” Sociologia Prof. José Amaral
O individualismo
O individualismo Fundado no liberalismo (a partir do séc. XVII), defende que os indivíduos são completamente livres e autônomos, orientando-se unicamente pelos seus interesses. Exemplos: A “mão invisível”, de Adam Smith A sociedade contratualista , de John Locke Mito do self made man
Individualismo hoje
A interpretação sociológica
A anterioridade da sociedade Somos livres? Valores , normas, costumes e práticas sociais já estão prontos ao nascermos; Estamos condicionados por decisões e escolhas que ocorrem fora do nosso alcance; Você acha mesmo que seu esforço pessoal pode lhe garantir uma vida melhor?
A influência da sociedade sobre nós é notável Mas será que perdemos nossa liberdade e o livre-arbítrio?
A anterioridade da sociedade Temos identidade própria? Você acredita que os sentimentos “mais seus” são únicos ? O modo como você se veste é escolha exclusivamente sua?
A identidade A identidade se refere ao entendimento que a pessoa tem daquilo que é e do que é importante para ela; Por outro lado, a identidade social refere-se às características que são atribuídas ao indivíduo por outras pessoas. Essas atribuições decorrem do grupo social ao qual um indivíduo pertence e, além disso, marcam de que forma um indivíduo é igual a outro;
Nossa personalidade, os valores que temos, os nossos comportamentos, a língua que falamos... Eis exemplos de como somos condicionados pela sociedade... Somos moldados em formas que a sociedade preparou para nós?
Para pensar... “Não somos aquilo que fazemos de nós, mas aquilo que fazemos com o que os outros fazem de nós ” (Jean-Paul Sartre) . “Os homens fazem a história, mas não a fazem como querem ” (Karl Marx) . “A sociedade não é um baile de máscaras ” (Norbert Elias).