Assepsia cirúrgica

8,255 views 6 slides Apr 26, 2013
Slide 1
Slide 1 of 6
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Princípios da Assepsia Cirúrgica Inês costa; Cláudia Santos; Susana Carvalho Fundamentos I Enfermagem I Prof. Margarida Ferreira ESSJP – Gulpilhares

Assepsia Cirúrgica Centra-se nas medidas para prevenir a contaminação completa de microrganismos ou agentes passíveis de causar infecção. Esterilização Processo que permite a destruição de todos os microrganismos (patogénicos/ não-patogénicos ) de um determinado local/tecido. Ex: instrumentos cirúrgicos, panos de campo e compressas cirúrgicas [1]

Princípios de Assepsia Cirúrgica Objectos estéreis devem ser colocados em campos estéreis, que por sua vez devem estar colocados sobre uma superfície limpa. Quando um objecto esterilizado toca em algo não esterilizado, considera-se como não-esterilizado. Uma embalagem com produtos esterilizados aberta, considera-se contaminada. Um item só é esterilizado se estiver dentro do prazo de validade, estipulado na sua embalagem. Em caso de duvida, acerca da esterilidade de algum objecto esterilizado, considera-se, não-esterilizado.

6. Um espirro, respiração abundante, ou tosse sobre o campo esterilizado, vai contaminá-lo. Estes princípios devem ser postos em prática e observados em cirurgias, ou na realização de processos que tenham contacto directo com tecidos ou mucosas, ou seja, que sejam possíveis infectáveis.

… e o material deve ser colocado num campo esterilizado, e os membros do individuo não devem tocar neste campo. Devemos abrir as embalagens…

Bibliografia [1] – in Http://pt.scribd.com/doc/44608115/ Assepsia-cirurgica
Tags