Atividade industrial

25,883 views 23 slides Sep 01, 2011
Slide 1
Slide 1 of 23
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

A atividade industrial e os tipos de indústria

A atividade industrial Indústria Atividade do setor secundário, ou de transformação. O processo industrial, numa simples definição , é a transformação de matéria-prima em bens destinados ao consumo .

O Primeiro surto industrial se deu na Europa a partir do séc. XVIII, devido: Acumulação de capitais : provenientes sobretudo da exploração de colônias (americanas, africanas e asiáticas). Matérias-primas : fornecidas também pelas colônias, que foram indispensáveis ao processo industrial. Abundância da mão de obra : devido ao intenso êxodo rural as cidades cresceram rapidamente. O crescimento das cidades contribuiu também para a formação de grandes mercados consumidores que serviram de estímulo para o aumento da produção de mercadorias.

Inglaterra (séc. XVIII) A partir da invenção da máquina movida a vapor. (Carvão mineral) Começou a ocorrer uma profunda modificação na produção de bens Crescimento da capacidade produtiva. Essa transformação ficou conhecida como: Revolução Industrial . A troca das manufaturas por maquinofaturas .

O crescimento industrial foi também impulsionado por um conjunto de invenções: ( principalmente das máquinas ) Essas invenções possibilitaram aumentar o ritmo de produção das mercadorias. É esse novo ritmo que chamamos de produção em escala , ou seja, fabricar mais em menos tempo. Reduzindo o custo unitário da mercadoria e aumentando as vendas

Atualmente, podemos classificar a atividade industrial da seguinte maneira: Indústria de transformação de bens de produção ou bens de capital de bens de consumo duráveis; não duráveis.

Indústria extrativa mineral, vegetal e animal Extrativismo Atividade econômica em que se realiza diretamente a retirada de recursos minerais, animais e vegetais da natureza. Matérias-primas Recursos utilizados em atividades que vão transformá-los em outros produtos . Atividade geradora de:

Companhia Vale (MG).

Indústrias de transformação Transformando-a em produtos prontos para a utilização ou em produtos semiacabados utilizados como matérias-primas por outros setores industriais. Diferencia-se da extrativa porque sua atividade consiste em modificar a matéria-prima Podendo ser dividida em duas: Bens de produção: Bens de Consumo:

Indústrias de bens de produção Exemplos: siderúrgicas, que fabricam ferro e aço; metalúrgicas, que fabricam o alumínio. Sua atividade consiste em produzir bens que servirão para a produção de outros bens ou como novas matérias-primas, máquinas e equipamentos industriais.

Indústria siderúrgica em Volta Redonda, RJ

Indústrias de bens de consumo Fabricam bens ou produtos que vão ser consumidos diretamente pela população . Esse tipo de indústria divide-se em: indústrias de bens não duráveis (alimentos, fiação, tecelagem, roupas, calçados etc.); indústrias de bens duráveis (automóveis, móveis, eletrodomésticos etc.).

Bens de consumo não duráveis Bens de consumo duráveis

A substituição de trabalhadores por robôs é chamada de automação industrial . Até a década de 1970, a industria chegava a ocupar cerca de 50% da População Economicamente Ativa (PEA) nos países mais desenvolvidos. Hoje raramente absorve mais que 30% dela .

A automação criou o que chamamos de desemprego estrutural .

Organização da produção Industrial O Taylorismo e a Produção Fordista : consistia em controlar os movimentos dos trabalhadores e fracionar as etapas do processo produtivo, de forma que operário desenvolvesse tarefas ultra-especializadas e repetitivas . Henry Ford desenvolveu um método ao introduzir esteiras rolantes nas linhas de montagens dos automóveis. Toyotismo : substitui a linha de produção, típica da fábrica fordista, por equipes de trabalho, nas quais cada equipe fica encarregada de todo processo produtivo. Implantação do sistema Just-in-time (no momento certo) que seria a eliminação de estoque.

Tecnologia nos processos de produção Just-in-time Sistema de produção que surgiu no Japão, no contexto da Terceira Revolução Industrial . As diferentes etapas de produção são realizadas de forma combinada entre fornecedores, produtores e compradores. A quantidade de matérias-primas corresponde exatamente à quantidade de produtos que serão produzidos . Dessa forma eliminam-se ou reduzem os estoques. As indústrias automobilísticas passaram a utilizar intensamente esse sistema. Entre os diversos processos de automação industrial, a robotização é o mais avançado.

A Localização Industrial Inicialmente as fábricas se concentravam próximas as matérias-primas . Com passar do tempo isso mudou. As opções de localização industrial foram ampliadas devido aos seguintes fatores : Introdução de novas fontes energéticas (E. elétrica) C rescimento dos mercados consumidores U so de formas de transporte mais eficientes e rápidos

Esses fatores permitiram que novas industrias fossem construídas em locais nunca antes imaginados.

Fatores Locacionais A produção industrial possui três fase que pesam na escolha da localização ideal de uma indústria. - Fase de agregação : consiste na reunião das matérias-primas e de alguns produtos semimanufaturados, necessários para produzir certo produto. - Fase da transformação: as matérias-primas são transformadas numa mercadoria específica, prontos para o consumo final. Essa fase depende muito de energia e mão de obra. - Fase da venda : as mercadorias devem chegar aos consumidores, dependendo dos transportes e do mercado consumidor

Fatores locacionais : vantagens que um lugar oferece para a instalação industrial Transportes (log ística) Matéria-Prima Energia Mão de obra Mercado Consumidor Incentivos Fiscais Tecnologia

Tendência atual – Desconcentração da atividade industrial. O crescimento econômico e populacional das grandes cidades tem provocado aumento dos custos de produção devido á forte alta no preço dos imóveis e dos impostos, aos enormes congestionamentos de trânsito, e à elevação do custo da mão de obra. Motivo No Capitalismo Informacional a marca é mais importante que o produto , que, em muitos casos, pode ser fabricado por qualquer empresa terceirizada, localizada em qualquer lugar do mundo .
Tags