Atletismo

JorgeFernandes8 21,332 views 17 slides Mar 17, 2016
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

Trabalho de Atletismo, Escola Secundária de Amares, Professor Nuno Reininho, 12ºC


Slide Content

Atletismo António Fernandes nº3 Ricardo Tavares nº 12 Trabalho realizado por:

Introdução Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física. Foi nos proposto a realização de um trabalho sobre o atletismo, posto isto, espero não só que o trabalho concretizado seja apelativo e informativo, como também que a matéria tratada seja bem explícita e tratada da melhor forma possível.

Conceito do Atletismo O atletismo é considerado como um desporto base, pois a sua prática reflete os movimentos essenciais do ser humano, na medida em que ele caminha, corre, salta e arremessa. Este apresenta-se dividido por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.

Breve História O atletismo é a forma organizada mais antiga de desporto e é celebrado há mais de mil anos. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, iniciados pelos gregos no ano 776 a.C. Durante muitos anos, o principal evento olímpico foi o pentatlo, que compreendia lançamentos de disco, salto de longitude e luta livre. Outras provas, como as carreiras de homens com armaduras, fizeram parte mais tarde do programa.

Os jogos olímpicos realizavam-se de 4 em 4 anos, em honra de Zeus. Eram disputados por homens nus e as mulheres não podiam ver .

Estádio de Atletismo Um estádio é concebido de modo a que possam ocorrer ao mesmo tempo provas de corrida (ou pista), bem como de saltos e lançamentos (ou campo). As provas de pista e campo são disputadas em pista de atletismo e reúnem: corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos. Já as provas de campo englobam saltos, arremesso e lançamentos. A pista moderna é oval, mede 400 m  de perímetro, e possui seis a dez faixas. A superfície da pista é geralmente de plástico ou borracha, o que a torna tanto resistente ao tempo como ao atrito.

Modalidades do Atletismo O Atletismo é uma modalidade individual, presente nos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição, composta por três vertentes: Corridas: Velocidade; Barreiras; Resistência; Marcha; Estafetas Saltos: Salto em Altura; Salto em Comprimento; Salto com Vara; Triplo Salto Lançamentos: Lançamento do Dardo; Disco; Martelo; Peso

Corridas de Velocidade As Corridas de Velocidade são corridas de extensão limitada, cujo objectivo é correr uma certa distância respondendo prontamente a um sinal de partida.

Corrida de Estafetas As corridas de estafetas são as únicas provas de Atletismo disputadas por equipas de 4 elementos. O propósito deste tipo de corridas é passar um testemunho desde o primeiro ao último atleta de forma correcta e segura, executando a sua transmissão interiormente duma zona estabelecida e perdendo o menor tempo possível.

Corridas de Barreiras As corridas de barreiras são provas de velocidade cujo objectivo é coordenar, com máxima velocidade, a prova das barreiras .

Salto em comprimento O salto em comprimento baseia-se na execução de uma corrida activa, seguida de uma impulsão, atrás da linha de chamada, procurando saltar o mais distante que possível, realizando uma queda a pés junto na caixa de saltos.

Salto em Altura O salto em altura baseia-se em atravessar uma fasquia, apoiada nas extremidades em dois postes verticais, após se ter feito uma chamada somente com um pé. A transposição da fasquia é feita de acordo com a técnica que utilizarmos e a queda é feita sobre um colchão.

Salto com Vara O salto com vara é do mesmo tipo que o salto em altura, mas neste salto, o atleta tem o apoio de uma vara. Em ambos os saltos, há um colchão para amortecer a queda do atleta após o salto. 

Lançamento do peso Esta prova consiste na projecção de um peso, colocado na parte superior dos dedos, junto ao pescoço, para uma zona de queda, o mais longe possível, executando-a com apenas um braço .

Maratona A Maratona é uma corrida de longa distância. A maratona é uma prova que envolve grande resistência física, sendo o seu percurso estabelecido em 42 quilómetros e 195 metros (aceite tolerância por excesso de mais 42 metros).

Curiosidades Um decatleta, num só dia, gasta 6.500 calorias, o equivalente a 15 pratos de macarrão. Um velocista gasta 18 centésimos de segundo para sair depois que ouve o tiro da partida. Uma pessoa destreinada leva 27 centésimos de segundo para reagir. Nas Olimpíadas da Antiguidade, por volta do ano 720 a.C., os atletas corriam com longas túnicas. Até que Orsippus, percebeu que ia perder uma prova, despiu-se no meio do percurso e, completamente nu, venceu com facilidade. A partir daí, todos os atletas passaram a competir sem roupas.

Conclusão Ao concretizar este trabalho, percebemos que o Atletismo é uma modalidade na qual se atingem os momentos mais altos e mediáticos do História do desporto. É talvez a modalidade desportiva onde o ideal olímpico corresponde perfeitamente aos objectivos da própria modalidade: mais rápido, mais alto, mais forte. De facto, o que se procura é chegar em primeiro, ser mais veloz, chegar mais alto e mais longe e ainda aguentar melhor as dificuldades das provas, ser o mais forte.
Tags