Atos Capítulo 4 Tudo era de todos (32-37) – INTRODUÇÃO V.32 – Unidade de coração e alma. V. 34 – Não havia necessitados - Depositavam aos pés dos Apóstolos. V. (definição de NECESSIDADES). V.36 - Surge Barnabé. (Quem foi Barnabé?).
Atos Capítulo 5 Ananias e Safira (1-16) – V. 4 - Morreram porque mentiram para Deus ( Tentaram o Espírito Santo). Era necessário uma correção exemplar. V.11- Grande Temor ( em toda IGREJA). V. 14-16 Ministério dos Apóstolos, semelhante ao de Jesus na Galiléia .
Atos Capítulo 5 Os Apóstolos Miraculosamente libertados(17-25) V. 19 – Demonstra o propósito de Deus e que nada impediria o agir do Espírito Santo para propagação do evangelho em Jerusalém.
Atos Capítulo 5 Os Apóstolos conduzidos ao Sinédrio(17-25) O que é era Sinédrio? O Sinédrio (do hebraico סנהדרין sanhedrîn ; συνέδριον synedrion , em grego , "assembleia sentada", donde "assembleia") é a associação de 20 ou 23 juízes que a Lei judaica ordena existir em cada cidade. O Grande Sinédrio era uma assembleia de juízes judeus que constituía a corte e legislativo supremos da antiga Israel .
Atos Capítulo 5 Os Apóstolos conduzidos ao Sinédrio(17-25) V. 26. A Igreja tinha a empatia do povo. V. 29. Mais importa obedecer à Deus do que a homens.
Atos Capítulo 5 O conselho de Gamaliel (33-42) Gamaliel ( Foi o Mentor de Saulo- Atos 22:3 V. 38 - Se for obra de homens se desfará. V. 39 – Se for de Deus, nada poderá impedir. V. 40 - Mandaram não falar mais no nome de JESUS. ( O poder de anunciar- comunicar o nome de JESUS).
Atos Capítulo 6 O Intituição dos Diáconos. (1-7) O termo diácono (do grego antigo διάκονος, " ministro ", "servo", "ajudante") é aplicado aos clérigos de igrejas de origem cristãs, nas suas várias denominações. A forma feminina chama-se diaconisa . Dependendo da tradição denominacional , o diácono pode ser permanente ou um estágio para a ordenação presbiterial .
Atos Capítulo 6 O Intituição dos Diáconos. (1-7) V. 1 - Nasce o ministério de Serviços da Igreja com ênfase no Social. V. 2 – Não deixar a palavra para servir as mesas. ( lembrete O Conselho do JETRO). V. 3 – Critérios para Diaconia . Boa reputação Cheios do Espírito Santo. Cheio de Sabedoria.
Atos Capítulo 6 Estevão o primeiro Mártir Estevão perante o Sinédrio. (8-15) V.8 ( v5.) Estevão Cheio de Fé. E de Poder, fazia sianis e prodígios entre o povo. Sinais .... Ex : Prodígios... Ex : Maravilhas.. Ex : V15. Viram seu rosto como rosto de um Anjo.
Atos Capítulo 7 A defesa de Estevão (1-53) Estevão estava diante de um tribunal por isso era necessário uma defesa à altura. Porém ele foi além pois estava cheio do Espírito. V.48 Deus não habita em templos feitos por mãos humanas. A Morte de Estevão (54-60) V.55 Viu a glória de Deus e Jesus à direita. V. 58 Jovem Saulo. V. 60 - Não lhes impute esse pecado . ( Referência ao que Jesus disse na cruz - Perdoa-os eles não sabem o que fazem.
Atos Capítulo 8 Perseguição e dispersão dos discípulo (1-8). V.4 Estavam dispersos. Mas anunciavam a palavra. V. 5 Samaria ( Atos 1:8) Simão, o mágico (9-24). V. 13 Simão acompanhou Filipe (interesse em aprender). Pedro e João em Samaria. (14-24) V 19 - 24. Comentário dos alunos sobre a atitude de Pedro. O Diácono Filipe e o Eunuco Etíope (25-40). V. 26 - Intervenção Divina. (O Evangelho precisava chegar até os confins da Terra). Através do Eunuco Etíope o evangelho se disseminaria naquela região. V .39,40 – O arrebatamento. O primeiro JUMPER. Curiosidade: Filipe O Diácono ou O Apóstolo?