Aula 01 - Eletricidade básica (Capacitores e Indutores).pptx
PPLGUASBVPB
0 views
21 slides
Sep 30, 2025
Slide 1 of 21
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
About This Presentation
Material aula de eletricidade cursos do senai
Size: 7.89 MB
Language: pt
Added: Sep 30, 2025
Slides: 21 pages
Slide Content
Eletricista de Redes de Distribuição Qualificação Profissional Professor: Eng. Izaac Amorim ELETRICIDADE BÁSICA ( Capacitores e Indutores em CA)
Capacitores aplicados em SEP
O que é um Capacitor? É um componente que tem como finalidade armazenar cargas elétricas. Ele compõe-se basicamente de duas placas condutoras, denominadas de armaduras, que são feitas por um material condutor que é eletricamente neutro. Essas placas são isoladas eletricamente entre si por um material isolante chamado dielétrico (cerâmica, o poliéster, o tântalo, a mica, o óleo mineral e as soluções eletrolíticas)
Como funciona a carga e descarga? O potencial da bateria aplicado a cada uma das armaduras faz surgir entre elas uma força chamada campo elétrico, que nada mais é do que uma força de atração, entre as cargas de sinal diferente, ou repulsão, entre cargas de mesmo sinal. Ao assumir a mesma tensão da fonte de alimentação, diz-se que o capacitor está carregado . Quando se tem um capacitor carregado e seus terminais são conectados a uma carga haverá uma circulação de corrente, pois o capacitor atua como fonte de tensão. Os elétrons em excesso em uma das armaduras se movimentam para a outra, em que há falta de elétrons, até que se restabeleça o equilíbrio de potencial entre elas, descarregando o capacitor.
O que é um Indutor? São dispositivos formados por um fio esmaltado enrolado em torno de um núcleo e podem ter as mais diversas formas, podendo ser parecidos com um transformador. Os indutores têm a função de se opor às variações da corrente alternada que passa por ele
Tipos de indutores
Representação Vetorial x Escalar O vetor é um elemento geométrico que possui um sentido, uma direção e um módulo (intensidade)
Representação Vetorial - Grandezas elétricas
Representação Vetorial - Circuito Resistivo Por meio da sobreposição dos gráficos senoidais, observa-se que a tensão e a corrente têm a mesma forma senoidal, a mesma frequência e passam pelo zero no mesmo sentido e ao mesmo tempo. Como o valor de R é fixo, a corrente é proporcional à tensão. Assim, quando a tensão no resistor tem valor zero, a corrente também tem valor zero; quando a tensão no resistor atinge o máximo positivo, a corrente também atinge o máximo positivo, e assim por diante. Quando isso acontece, diz-se que a tensão e a corrente estão em fase ou que a defasagem entre tensão. e corrente é 0°.
Representação Vetorial - Circuito Capacitivo Na sobreposição das senóides observa-se que a tensão e a corrente não estão em fase, pois, quando a tensão no capacitor começa a se elevar, a corrente já está no seu máximo valor. Esse adiantamento da corrente em relação à tensão no capacitor ocorre durante todo o ciclo da CA e essa defasagem pode ser representada por meio de um gráfico vetorial, no qual um vetor representa a tensão sobre o capacitor, e o outro, a corrente no capacitor. Como corrente e tensão no capacitor estão 90° defasadas, os seus vetores são representados de tal forma que haja ângulo de 90° entre eles.
Representação Vetorial - Circuito Indutivo Devido ao fenômeno da autoindução, nos circuitos indutivos ocorre uma defasagem entre a corrente e a tensão dos indutores ligados em CA, provocando um atraso de 90°, ou seja, um quarto de ciclo, na corrente em relação à tensão. No gráfico percebe-se que a tensão atinge o máximo antes da corrente.
Potência Elétrica A potência permite relacionar o trabalho elétrico realizado e o tempo necessário para sua realização. É a capacidade de cada consumidor produzir um trabalho em determinado tempo por meio da energia elétrica. Unidade de medida Watts(W).
Potência Elétrica Unidade de medida de potência elétrica e seus fatores multiplicadores
Potência Elétrica Instrumento de medida Digital
A potencia elétrica (P) de um consumidor depende da tensão aplicada e da corrente que circula nos seus terminais. Matematicamente, essa relação e representada pela seguinte formula: Exemplo: Qual o valor da Potência P? Potência Elétrica
Potência elétrica em CA Potência Ativa , que é a parcela da potência aparente efetivamente transformada em potência mecânica, térmica, luminosa etc.. A unidade de medida em Watts (W) Potência Reativa , que é a parcela da potência aparente transformada em campo magnético, necessário ao acionamento de dispositivos como motores, transformadores, reatores... A unidade de medida em Volt-Ampère-Reativo (VAR) Potência Aparente , é o produto da tensão e da corrente mais elevada do circuito. A unidade de medida em Volt-Ampère (VA)
Potência elétrica em CA A porcentagem da relação entre potência ativa e potência aparente dá-se o nome de Fator de Potência
Fator de potência - Indutivo Quando o circuito é indutivo, a corrente está defasada em relação à tensão. Logo, a tensão está adiantada, fazendo com que o triângulo das potências apre sente a configuração apresentada à direita.
Fator de potência - Capacitivo Em um circuito capacitivo, a corrente está adiantada e a tensão, atrasada. O triângulo das potências correspondente a esse circuito.
Fator de potência - Circuito misto Se unirmos os dois circuitos, faremos com que ocorra a diminuição da defasagem, pois a potência aparente fica mais próxima da potência ativa, diminuindo a potência reativa
José Izaac Leite de Amorim Professor Eletrotécnica e Energias Renováveis SENAI - Centro de Inovação e Tecnologia Industrial Pós graduado em Energia Solar Especialista em Energia Eólica Engenheiro Eletricista Graduado em Computação [email protected] Obrigado!!